No âmbito das celebrações dos 501 anos do foral de Gavião, inaugurou-se na vila, no domingo, 22 de novembro, a sala Snoezelen, um projeto ao abrigo do programa CLDS 4G Gavião, Contrato Social de Desenvolvimento Local.
Trata-se de uma sala multi-sensorial que tem como objetivo a estimulação sensorial e ou/a diminuição dos níveis ansiedade e de tensão.
Sala Snoezelen, é “uma sala equipada com material para estimulação sensorial. É um local feito de luz, sons, cores, texturas e aromas, onde os objetos são coloridos e disponibilizados para serem tocados e admirados. Os sentidos primários são estimulados dando sensação de prazer (Amcip 2009)”

Snoezelen (do Holandês) resulta da contração de SNUFFELEN = cheirar, com DOEZELEN = relaxar. O conceito de SNOEZELEN foi definido no fim dos anos setenta por dois terapeutas holandeses, Jan Hulsegge e Ad Verheul.
Enquanto trabalhavam no De Hartenberg Institute, na Holanda, um centro para pessoas com défices mentais, os dois terapeutas perceberam respostas positivas que se conseguiam suscitar nos seus doentes, quando eram inseridos num ambiente sensorial que tinham preparado. Daí para a frente, a curiosidade e reconhecimento de toda a comunidade mundial, levou a que hoje as salas Snoezelen estejam presentes em Hospitais, Lares, Instituições de apoio a pessoas com defices vários de desenvolvimento, demências, etc, um pouco por todo o mundo.