Inauguração do PR8 em Belver, designado Rota da Sirga. Créditos: CMG

O ponto de encontro será pelas 9h00 junto à Ponte de Belver. Partindo para o PR8 – Rota da Sirga, segue-se um percurso pedestre linear de pequena rota, que liga o PR1 – Arribas do Tejo ao PR 2 – Corredor Ecológico das Ribeira de Alferreireira e Barrocas, numa extensão de cerca de 6 km, com desnível acumulado de

O traçado do percurso permite percorrer toda a margem esquerda do Rio Tejo no concelho de Gavião, recuperando antigos caminhos usados pelos pescadores. Parte do percurso é feito sobre os muros de sirga, estrutura construída que serviu para homens e animais puxarem os barcos rio acima, quando o Tejo era navegável, atravessando pontos difíceis tais como o cachão do Cabril.

Inauguração do PR8 em Belver, designado Rota da Sirga. Créditos: mediotejo.net

A galeria ripícola por onde se desenvolve o percurso é de uma riqueza única, composta por freixos, amieiros, vimieiros, salgueiros, entre outros. A paisagem natural é complementada pela intervenção humana, com a plantação de olival em calçadas, muretes de pedra seca que formam pequenos terraços nas encostas e que recolhem a água e facilitam a colheira da azeitona.

As margens do Tejo albergam ainda duas importantes colónias de grifos, abutres de grande porte, de aspecto pré-histórico, necrófagos na sua alimentação, que observam sobranceiros quem percorre o trilho, do alto dos penhascos rochosos das margens do rio. Abandonam as fragas onde nidificam quando o sol raia, à procura de correntes térmicas ascendentes, permitindo observar o espetáculo do voo circular dos bandos locais.

Inauguração do PR8 em Belver, designado Rota da Sirga. Créditos: mediotejo.net

Entre os motivos de interesse, além da colónia de grifos e restante fauna e flora, consta ainda o património local e natural, desde logo o Vale do Tejo, os Muros de Sirga, a Ponte de Belver, a Foz da Ribeira de Salgueira, a Foz da Ribeira do Vale Côvo e a Foz da Ribeira de Cagamoio.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e devem ser efetuadas AQUI até sexta-feira, dia 4.

Refira-se que o Festival de Caminhadas TransAlentejo é uma iniciativa da Turismo do Alentejo ERT com organização do Portugal Walking Festival e da empresa de animação turística SAL – Sistemas de Ar Livre.

Inauguração do PR8, na margem esquerda do Tejo, traçado na União de Freguesias de Gavião e Atalaia, e designado Rota da Sirga. Créditos: mediotejo.net

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *