Salada de Feijão Frade é um dos pratos que pode degustar no Cadafaz Restaurant & Sky Lounge. Créditos: mediotejo.net

As Jornadas Gastronómicas do Feijão Frade estão de regresso a Margem, concelho de Gavião, nos dias 15 e 16 de setembro. A décima edição da iniciativa, com entradas gratuitas, decorre na sede da Associação Cultural e Recreativa de Margem e será uma ode ao feijão frade, enquanto produto endógeno da localidade e muito apreciado na região.

José Pio recorda ter sido deliberado pelo atual executivo dinamizar a autarquia um evento em cada uma das freguesias do concelho, desde a Feira Medieval em Belver, passando para a Mostra de Gastronomia e Atividades Económicas em Gavião, o Beat Fest na Comenda e a festa dedicada ao feijão frade em Margem.”

“É um produto endógeno daquela região, cultivado nas margens da ribeira de Margem, apesar de o ser cada vez menos. Mas continua a ser um produto muito apreciado em várias regiões, e muito concretamente no nosso concelho é extremamente apreciado. Entendemos, depois de criar um monumento ao feijão frade, quisemos manter a tradição e fazer lá as Jornadas Gastronómicas do Feijão Frade”, contextualiza o autarca.

O espaço conta ainda com cerca de 10 expositores/stands que permitem a venda de produtos locais e artesanais, onde se inclui o mel e as leguminosas, permitindo escoar os excedentes das produções.

Toy é cabeça de cartaz entre os vários momentos de animação musical deste certame da agenda cultural do concelho de Gavião. Foto: DR

No sábado, dia 16, haverá almoço pelas 13h00 para degustação gastronómica, pelo custo de 15 euros, mediante inscrição na Junta de Freguesia de Margem (241 634 411). A ementa será Sopa da Panela, Feijão Frade com bacalhau ou atum, Arroz Doce e fruta, vinho, águas e sumos.

O certame conta com espaço dedicado às crianças, e atuarão na sexta-feira, dia 15, o Grupo de Cantares de Guidintesta, o grupo Street Band, e Dj Matcho. No segundo dia haverá atuação do Grupo Etnográfico Esparteiros de Mouriscas, seguido de atuação do grupo Brysas. A noite finaliza com concerto de Toy, a partir das 23h00.

O presidente de Câmara entende que este é um programa aprazível e para todos os que queiram um fim-de-semana diferente na localidade de Margem, “naquela terra que em tempos Mouzinho da Silveira dizia que era de gente agradecida e que sabia receber muito bem”.

Os lucros da iniciativa revertem a favor do Centro Social de Margem.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *