Vila de Gavião. Foto: CMG

A programação arrancou no sábado, com um Festival de Música Tradicional, no Cine-Teatro Francisco Ventura. Num evento com entrada gratuita, subiram ao palco o Grupo de Cantares Terras de Guidintesta (Gavião) e o Grupo de Cantares Abelterium (Alter do Chão).

Segue-se na terça-feira, dia 22, a história infantil para crianças dos 3 aos 10 anos “Peça a Peça” que irá decifrar detalhes do património de Gavião na Biblioteca Municipal, a partir das 10h30.

Vila de Gavião, monumento dos 500 anos do foral manuelino. Créditos. mediotejo.net

O feriado municipal, dia 23 de novembro, amanhece com o içar da bandeira, Guarda de Honra pela corporação de Bombeiros de Gavião e Banda Juvenil do Município de Gavião. A cerimónia vai decorrer no auditório da Incubadora de Empresas Não Tecnológicas de Gavião dadas as condições atmosféricas desfavoráveis. A cerimónia contará com a presença de António Ceia da Silva, presidente da CCDR do Alentejo.

Pelas 11h00, será aberta mais uma edição do Mercado de Natal na mega tenda situada no Jardim do Cruzeiro, local onde, pelas 16h00, atuará o Grupo de Cante “Os Lagóias”, de Portalegre.

Mercado de Natal, no Jardim do Cruzeiro, arranca nas comemorações dos 503 anos da atribuição de foral a Gavião. Créditos: mediotejo.net

No dia seguinte, quinta-feira, a manhã será dedicada à plantação de árvores com os alunos do Agrupamento de Escolas de Gavião, celebrando o Dia da Floresta Autóctone, na Quinta do Alamal.

No fim-de-semana chega mais uma panóplia de iniciativas, desde logo a abrir o apetite com o concerto de Athis, banda rock composta por músicos gavionenses, e que irão mostrar o seu trabalho no Mercado de Natal.

No sábado, dia 26, a manhã começa com futebol, com a disputa do Campeonato Distrital Infantil num jogo que opõe Clube Gavionense e GD Arenense. Às 10h45 acontecerá o 16º Convívio dos Ex-Combatentes do Ultramar.

Já pelas 16h00 ruma-se ao Cine-Teatro Francisco Ventura para assistir ao Encontro de Bandas Filarmónicas, fazendo o aquecimento para a noite de festa no Mercado de Natal, com a “Christmas Night Party”.

O último dia da programação começa bem cedo, com o Passeio de Motorizadas Antigas, que arranca do Quartel dos Bombeiros de Gavião, enquanto que, pelas 13h00, reúnem-se no tradicional almoço comunitário os séniores do concelho, para uma tarde de convívio e animação entre a “Geração D’Ouro”.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *