Gavião inaugurou o seu Mercado de Natal, que promete três domingos consecutivos — até dia 20 — repletos de animação, artesanato local, gastronomia tradicional, concertos, oficinas temáticas e o já esperado Comboio de Natal, que vai percorrer várias localidades do concelho ao longo do mês.
A abertura oficial do Mercado de Natal marcou o arranque de uma programação pensada para todas as idades, num ambiente acolhedor e iluminado que pretende atrair moradores e visitantes.
Entre bancas de produtores locais, doces típicos, música, atividades infantis e momentos culturais, o evento transforma o centro de Gavião num ponto de encontro festivo até ao final do mês de dezembro.




No dia 7 de dezembro, o Mercado de Natal abriu às 15h00 com animação musical, seguido da apresentação de “Há mochos no sótão”, de Ana Filipa Correia, com workshop de colagem na tenda. Às 16h30 entrou em cena A Fábrica do Pai Natal e, para fechar a tarde, realizou-se um Sunset Natalício, num ambiente com carrossel, gastronomia, música, artesanato e entrada livre.

Nos dias 13 e 20 de dezembro, o mercado volta a ganhar vida: no sábado, dia 13, a abertura está marcada para as 15h00, com espetáculo de Hip Hop pela APEGAV, seguido às 16h00 pela peça infantil “A Rena de Mil Cores” na tenda e, às 16h45, por A Fábrica do Pai Natal.
Já no dia 20, a programação inclui a abertura às 15h00, Ensemble de Sopros da Banda Juvenil do Município de Gavião, às 15h30, Parada do Pai Natal às 16h00 e, à noite, animação com Zé Pedro Sousa e Matcho DJ na tenda às 22h30.





Como já é tradição, o Comboio de Natal volta a circular por diversas freguesias, num roteiro que espalha magia pelas aldeias e vilas do concelho. Em Cadafaz, a viagem acontece a 16 de dezembro; na Atalaia, a 18 e 26 de dezembro; e em Degracia Cimeira e Fundeira, também no dia 26.
Em Comenda, o comboio circula a 17 e 21 de dezembro, passando ainda por Vale da Feiteira. A Margem recebe o percurso nos dias 20 e 27 de dezembro.
Em Gavião, o comboio sairá todos os domingos, a partir das 15h00, do Jardim do Cruzeiro. Já em Belver, haverá dois dias de viagem: 19 e 23 de dezembro, com passagens por Alvisquer, Areia, Domingos da Vinha, Arriachas e as Torres (Cimeira e Fundeira).

A autarquia sublinha que o objetivo é levar o espírito natalício a todo o território, aproximando comunidades e criando momentos especiais nesta época do ano.
O Mercado de Natal de Gavião promete, assim, um dezembro cheio de luz, alegria e tradição, convidando todos a celebrar a magia desta quadra.

Num dia que simboliza união e tradição, 1 de dezembro, data em que tantas famílias se reúnem para montar a árvore de Natal, a Câmara Municipal também colocou no Largo do Município um pinheiro decorado com elementos criados pelos utentes de todas as IPSS do concelho de Gavião.









