A creche e o jardim de infância da Santa Casa da Misericórdia de Gavião encerraram hoje por decisão da autoridade de saúde devido a um caso positivo de covid-19, confirmou ao mediotejo.net o provedor da instituição, Edmundo Pires Neves.
O caso positivo para o novo coronavírus de uma educadora da Santa Casa da Misericórdia de Gavião levou ao encerramento das duas valências onde trabalha e colocou todas as “30 crianças em isolamento profilático nas suas casas”, e também “a diretora pedagógica e ainda algumas trabalhadoras da instituição”, disse hoje a diretora da creche e jardim de infância Sagrada Família, Inês Rodrigues.
Em declarações ao mediotejo.net, o provedor Edmundo Neves explicou, esta manhã, que a educadora que testou positivo para covid-19 comunicou à instituição o seu estado de saúde na quinta-feira à noite, estando a Santa Casa da Misericórdia de Gavião a “aguardar orientações” das autoridades de saúde pública, no sentido de cumprir as medidas determinadas.
No momento, a instituição ainda desconhecia se e quando seriam realizados testes de despiste ao vírus SARS-CoV-2, às 30 crianças e aos profissionais da instituição em isolamento, ou quando será a data de reabertura das duas valências de creche e jardim de infância da Santa Casa de Gavião.
Entretanto, a autoridade de saúde pública deu indicações para as 30 crianças realizarem testes de diagnóstico ao novo coronavírus. O mediotejo.net sabe que as crianças foram ao Tecnopolo, em Abrantes, ser testadas e espera-se resultados ainda hoje ou amanhã de manhã.
No caso de alguma criança testar positivo para a covid-19, respetivos pais e membros do agregado familiar serão igualmente testados.
