Dia do Município, comemorações dos 500 anos do Foral de Gavião. O presidente da Câmara e o comandante dos bombeiros de Gavião. Créditos: mediotejo.net

As comemorações dos 502 anos da atribuição de foral a Gavião têm o seu ponto alto esta terça-feira, 23 de novembro, feriado municipal, com cante alentejano, a abertura do mercado de Natal e inauguração da iluminação alusiva à quadra festiva.

As celebrações iniciam às 10h00 com o içar da Bandeira junto ao edifício dos Paços do Concelho, Guarda de Honra pela corporação de Bombeiros de Gavião e Banda Juvenil do Município de Gavião e o habitual discurso do presidente da Câmara Municipal, José Pio, e demais entidades oficiais.

Às 11h00 decorrerá a abertura do Mercado de Natal na vila de Gavião, e às 17h00 acontece no mesmo espaço o espetáculo “Brasa Doirada” com cante alentejano. Uma hora depois, às 18h00, “Já é Natal em Gavião”, ou seja, é ligada a iluminação de Natal para a quadra festiva que se estende até ao Dia de Reis.

Na passada sexta-feira e durante o fim de semana foram realizadas algumas atividades no âmbito das celebrações designadamente a inauguração da exposição “Imagens do Parlamento”, na Biblioteca Municipal.

Uma exposição que aborda a evolução política nacional desde a implantação do liberalismo até à atualidade, bem como as transformações do seu edifício – sede, desde as origens. A mostra fica patente na Biblioteca Municipal até ao dia 31 de dezembro de 2021.

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *