14 de novembro de 2015, 17 horas, Pego
Campeonato Distrital de Futsal – Seniores Masculinos
Clube Desportivo “Os Patos” 5 – Centro Desportivo Social e Cultural de Cercal – Vales e Ninho 1

Jogo com duas partes diferentes. A primeira metade do primeiro tempo foi repartida, onde as oportunidades de golo não abundaram. As equipas não deram espaço ao adversário e o jogo tornou-se fechado. A partir dos vinte minutos de jogo a equipa dos Patos subiu as linhas e aplicou uma pressão a campo inteiro que tornou mais complicadas as saídas de bola controlada à equipa do Cercal, mas foi só mesmo no final da primeira parte que a equipa do Rossio chega ao golo. Livre directo cobrado por Gonçalo Santos que Valter Ferreira defende e Alexis oportuno na recarga a fazer o 1-0 com que se chegaria ao intervalo.
A segunda parte foi totalmente dominada pela equipa do concelho de Abrantes. Embora desfalcado de algumas pedras basilares da sua equipa, João Paulo, técnico dos Patos, foi rodando a equipa e mantendo ao máximo a frescura física dentro da quadra, para ir mantendo a pressão alta sobre a defensiva do concelho de Ourém. Os resultados dessa ousadia do treinador rossiense deu os seus frutos quando em apenas quatro minutos, os Patos marcam três golos. Diogo Moura aos 14 e 15 minutos bisa na partida. Ambos os golos terminados com gestos técnicos de classe mas construídos de formas diferentes, o 2-0 culminando uma jogada colectiva, enquanto o 3-0 foi totalmente construído pelo génio do jovem jogador. Gonçalo Santos aos 18 minutos faz o 4-0 e ainda bisa aos 25 minutos num excelente remate, forte e colocado.

Pelo meio três perdidas no ataque do Cercal, em que em situações de dois para um e até mesmo de três para um, não conseguiram desfeitear o guarda-redes local. Até final assistiu-se a perdidas no ataque rossiense, em especial Bruno Oliveira e Alexis que desperdiçaram respectivamente uma grande penalidade e um livre directo e ao golo do Cercal marcado de livre directo por Emanuel Ferreira a dois minutos do fim da partida.
Vitória justa dos Patos num jogo que podia ter-se tornado mais complicado uma vez que a equipa de Cercal, a espaços, mostrou que sabe o que faz dentro do terreno de jogo, mas a pressão, eficácia e pulmão dos Patos tornou o jogo mais fácil.

Destaque nos Patos para Diogo Moura que apontou dois golos de excelente qualidade e foi o “desbloqueador” do jogo, para Eduardo Fonseca que foi um pêndulo em campo e para Gonçalo Santos que para além dos dois golos trouxe poder de choque à sua equipa. No Cercal, destaque para o guarda-redes Valter Ferreira que com um punhado de boas intervenções evitou que o resultado fosse mais dilatado.


Ficha do jogo:
Pavilhão Municipal do Pego
Árbitros: André Mateus e Bruno Cruz

CD “Os Patos”
Cinco Inicial: Vitor Cartaxo, Alexis Silva, Fábio Farinha, Bruno Oliveira e Eduardo Fonseca
Suplentes: Nuno Silva, Pedro Rosado, Diogo Moura, Gonçalo Santos e Diogo Duarte
Treinador: João Paulo

CDSC Cercal
Cinco Inicial: Valter Ferreira, Pedro Lopes, Fernando Duarte, Emanuel Ferreira e Jorge Filipe
Suplentes: Renato Batista, Pedro Simões, Nelson Batista, Sérgio Pinto e Vasco Coelho
Treinador: João Frade

A opinião dos treinadores:
João Paulo (Patos)
João Frade (Cercal)