Futsal | SC FERREIRA ZÊZERE 6 – ACD LADOEIRO 1
Campeonato Nacional Futsal 2ª Divisão | 13ª jornada – 2ª fase – Apuramento Campeão
Pavilhão Municipal de Ferreira do Zêzere – 2 abril 2022
Fim de tarde em Ferreira do Zêzere para mais uma jornada do Campeonato Nacional de Futsal da 2ª divisão onde a equipa de Rogério Serrador recebia a competitiva e difícil equipa do Ladoeiro. Bancada praticamente cheia para um jogo que se perspetivava intenso e com bons lances de futsal de parte a parte, o que se acabou por confirmar.

Entrou bem a equipa de Idanha-a-Nova e logo aos 2 minutos de jogo, através de um contra-ataque, Vítor Batista isola-se, mas o guardião Alex saiu dos postes e fez bem uma mancha que obrigou o jogador do Ladoeiro a rematar para fora.
O jogo começava intenso com as equipas a tentarem impor o seu jogo e o equilíbrio reinava. Aos 7 minutos, Tuquinha cai na área e prontamente o juiz da partida assinala para a marca da grande penalidade. Romário, chamado para a conversão, atirou forte e rasteiro e abriu o marcador para a equipa da casa.

O treinador da equipa da Beira Baixa, em desvantagem, desde logo mandou avançar no terreno o seu guarda-redes e aos 10 minutos, vendo uma oportunidade de remate, atirou forte para excelente intervenção de Alex.

A equipa forasteira cedo chegou às 5 faltas e aos 11 minutos o Ferreira do Zêzere beneficiou de um livre direto. Xisto, chamado para a conversão, atirou de forma eximia para a baliza carimbando o segundo golo da sua equipa.

O Ladoeiro, apesar de dois golos de desvantagem, não baixou os braços e continuava a ir para cima do adversário. Aos 13 minutos conseguiu desenhar uma excelente jogada de ataque.

Piter progrediu pelo lado esquerdo e aproveitou uma linha de passe para endossar o esférico para o coração da área onde surgiu Vítor Batista a rematar, mas mais uma vez encontrou Alex pela frente, que anulou o perigo.
Decorridos 15 minutos e registo para mais um excelente trabalho do mesmo Vítor Batista. À entrada da área do Ferreira do Zêzere, Batista atira rasteiro à meia volta mas a bola vai ao poste.

A equipa vinda de Idanha-a-Nova não desarmava e aos 17 minutos Pimpo, do meio da rua, atira forte para mais uma defesa apertada de Alex.
Na resposta Romário isola-se e vendo o adiantamento do guardião Juan tenta o chapéu, mas bola bate na trave. O jogo estava num ritmo elevado e os lances de perigo sucediam-se nas duas balizas.
Aos 18 minutos, nota para um excelente lance individual de Xisto. O avançado recebe a bola no lado direito, foge para o meio e à meia-volta remata forte para bisar na partida e ampliar o resultado para 3-0.

Estalava a festa em Ferreira do Zêzere, que registava ao intervalo uma vantagem muito confortável, apesar das dificuldades impostas pelo adversário.

Para a segunda parte a equipa do Ladoeiro entrou a pressionar a equipa da casa e a jogar com 5 jogadores de campo. O jogo continuou intenso, mas com a equipa da casa muito concentrada e a não deixar criar grandes lances de perigo à equipa vinda da Beira Baixa.
Aos 7 minutos Tuquinha teve uma entrada mais dura sobre Piter e viu a cartolina amarela.

Decorridos 11 minutos, e após muita pressão sobre a equipa de Ferreira do Zêzere, o árbitro da partida assinala grande penalidade a favor do Ladoeiro. Piter, chamado para a conversão, não desperdiçou a oportunidade e reduziu a desvantagem para 3-1.

Com a equipa do Ladoeiro a jogar quase toda a segunda parte com 5 jogadores de campo e o Ferreira do Zêzere a anular os lances perto da sua área, conseguiu num lance de contra-ataque ampliar a vantagem para 4-1 aos 16 minutos, por intermédio de Tuquinha.
A máquina atacante do Ferreira do Zêzere estava afinada, e aos 17 minutos foi a vez de Fortes marcar para a equipa da casa após uma jogada estudada, ampliando assim a vantagem para 5-1.

A vitória já não fugiria e a festa já se fazia no pavilhão quando Diogo Simões, de cabeça, e a 10 segundos do apito final, conseguiu ainda fazer o 6-1 para a equipa orientada por Rogério Serrador.
Excelente jogo de futsal em Ferreira do Zêzere entre duas boas equipas em que o resultado tão dilatado não espelha o equilíbrio entre as duas formações. Resultado que assenta na estratégia de jogo montada por Rogério Serrador pela excelente exibição do seu guardião Alex, principalmente na primeira metade do encontro, e pela eficácia atacante.

Uma vitória claramente justa da equipa da casa que conta agora com 6 vitórias consecutivas e a liderança, à condição, no campeonato, com 28 pontos em 11 jogos, com um jogo a mais que o Caxinas, que soma 26 pontos em 10 jogos. Há ainda mais 3 equipas com 26 pontos, sendo que o AMSAC e o Marítimo têm 13 jogos disputados e ainda a equipa de Os Belenenses, que conta as mesmas partidas disputadas que o Ferreira do Zêzere.
Campeonato de Futsal da segunda divisão ao rubro nesta fase onde várias equipas disputam os dois lugares de acesso à liga principal do futsal português, sendo que ao Ferreira do Zêzere aplica-se a máxima: ‘Candeia que vai à frente”….

Bom trabalho da equipa de arbitragem, apesar de jogo difícil com muitas faltas e alguns cartões, bem como fortes críticas por parte da equipa de Idanha-a-Nova onde inclusive o treinador não quis prestar declarações ao mediotejo.net dizendo apenas “que o árbitro estragou um belíssimo jogo.”
FICHA DE JOGO:
SC FERREIRA ZÊZERE

Alex, Guilherme, Diogo Simões, Diogo Nunes, Tiago Costa, Tuquinha, Jardas, João Batista, Fortes, David Costa, Romário e Xisto.
Treinador: Rogério Serrador
ACD LADOEIRO

Juan, Gaza, Diogo Reixa, Fredy, Piter, Diogo Ferreira, Pimpo, Joca, Nathan, Vítor Batista e Mimi.
Treinador: Eskerda
GOLOS: Xisto (2), Romário, Piter, Tuquinha, Fortes e Diogo Simões.

EQUIPA DE ARBITRAGEM: Hugo Mendes, Carlos Dias e Telmo Paulino (cronometrista).
DISCIPLINA: Cartão Amarelo: Alex, Romário, Vítor Batista, Fortes, Jardas, Fredy, Diogo Ferreira e vítor Xisto.
No final ouvimos o treinador de Ferreira do Zêzere:

ÁUDIO | ROGÉRIO SERRADOR, TREINADOR DO FERREIRA DO ZÊZERE: