UNIÃO FCI TOMAR 2 – AD MAÇÃO 0
Campeonato Distrital 1ª Divisão AF Santarém | 30ª jornada – 21/05/2023
Estádio Municipal António Eduardo Fortes – Tomar
A equipa tomarense dependia de si própria para conquistar o título que lhe fugia há 25 anos, mas para isso teria que ultrapassar a equipa de Mação, também ela a fazer um bom campeonato e onde inclusive bateu a equipa de Marco Marques na primeira volta por 3-0. O Mação, com o seu lugar decidido, nada tinha a ganhar nem a perder. O União de Tomar, por outro lado, tinha tudo a ganhar.

Era, por isso, um jogo aguardado com muita expectativa, apesar da equipa de Francisco Correia contar com apenas três suplentes, sendo um deles guarda-redes. A equipa de Tomar, por sua vez, contava com os seus atletas muito motivados para não deixar escapar o título, contando com o apoio de uma cidade inteira que encheu por completo o estádio municipal.

Sem muitas aproximações às balizas contrárias no primeiro quarto de hora, a equipa nabantina apresentava alguma natural ansiedade e tinha pela frente uma equipa do Mação muito bem organizada defensivamente, mas sem conseguir impor o seu jogo no ataque.

O primeiro lance de perigo surgiu aos 16 minutos e foi proporcionado por Pedro Pires e Wemerson. Pires corre pela direita, passa para Wemerson que devolve ao jogador nabantino e este num remate forte obriga Chico Sousa a grande intervenção a desviar para canto.

Na sequência do pontapé de canto, a bola é lançada para a área em que a defensiva de Mação afasta, mas a bola vai para os pés de Leandro que do meio da rua atira rasteiro e forte sem hipótese para o guardião Chico Sousa. Estava aberto o marcador para grande festa dos tomarenses.

Aos 20 minutos Anderson foge pela direita, mas é derrubado à entrada da área. O avançado tomarense cai no chão e só consegue sair com ajuda e já não reentra em campo sendo substituído por Zé Charles.
Com 38 minutos decorridos jogada pela esquerda da equipa tomarense em que novamente a equipa de Mação tenta limpar o lance, mas a bola vai para os pés de Quim Zé que remata forte, mas à figura do guardião Chico Sousa.

O Mação apenas consegue chegar com perigo à baliza adversária aos 43 minutos e de livre. João António atira forte, mas bola passa por cima do travessão da baliza de Ivo Cristo.
Ainda antes do tempo para o descanso nova oportunidade para equipa tomarense. Bom momento de futebol pelo lado esquerdo em que Zé Charles já dentro da área recebe a bola de peito e remata forte, mas ao lado.

O intervalo chegou com a equipa de Tomar em vantagem e com o título de campeão mais perto.
E a segunda parte não podia começar melhor para a equipa nabantina. Wemerson recebe a bola ainda longe da baliza e vendo o ligeiro adiantamento de Chico Sousa atira forte e colocado e faz um grande golo ampliando a vantagem para 2-0.

A equipa de Mação, bem organizada na defensiva, não conseguia, no entanto, chegar com perigo à baliza contrária e aos 13 minutos foi novamente a equipa tomarense a criar perigo.

Chico Sousa saiu, oportuno, da baliza, e fez uma grande intervenção não permitindo que a equipa da casa chegasse ao golo, mostrando porque é um dos melhores guarda-redes do campeonato.

A equipa de Tomar tomava conta do jogo, conseguindo chegar com perigo à baliza de Chico Sousa e aos 40 minutos após canto na direita surge siaka Bamba a cabecear, mas a acertar no travessão.

Pouco depois soou o o apito final para festa dos jogadores e dirigentes do União de Tomar com direito a uma invasão de campo pacífica dos adeptos tomarenses para a festa do título e conquista do campeonato.

Bom jogo de futebol em Tomar, com três excelentes equipas em campo, numa tarde em que a equipa de Marco Marques foi claramente superior diante um Mação bem organizado defensivamente, mas com poucas armas no ataque, face também às muitas ausências.

A equipa tomarense conquista assim o título de campeão distrital 25 anos depois. Curiosamente no ano em que Marco Marques, agora treinador, era jogador da equipa nabantina. Bom trabalho da equipa de arbitragem.

FICHA DE JOGO:
UNIÃO FCI TOMAR:

Ivo Cristo, Ivan, Siaka Bamba, Henrique, Gui Graça, Zé Maria, Leandro, Quim Zé, Anderson, Wemerson e Pedro Pires.
Suplentes: Tiago Curado, Gui Camargo, Gui Nunes, Zé Charles, Fábio Luzio, Douglas e Ismail.
Treinador: Marco Marques
AD MAÇÃO:

Francisco Sousa, Saúl, Nuno Rodrigues, Bernardo, Luís Esteves, Bruno Araújo, Miguel Domingues, Jaime, Rodrigues, Diogo Rosa, João Freitas e João António.
Suplentes: João Rosa, Diogo Mateus e André Loureiro.
Treinador: Francisco Correia.
GOLOS: Leandro e Wemerson.
EQUIPA DE ARBITRAGEM: Rui Mendes, João Mendes e Diogo Pereira.

DISCIPLINA: Cartão amarelo: Henrique.
No final ouvimos o presidente do clube tomarense, Abel Bento, os dois técnicos principais, Marco Marques e Francisco Correia, e Carlos Duarte, treinador adjunto do União de Tomar:

ÁUDIO | MARCO MARQUES, TREINADOR DO UNIÃO DE TOMAR:

ÁUDIO | FRANCISCO CORREIA, TREINADOR DO MAÇÃO:

ÁUDIO | ABEL BENTO, PRESIDENTE DO UNIÃO DE TOMAR:

ÁUDIO | CARLOS DUARTE, TREINADOR ADJUNTO DO UNIÃO DE TOMAR: