O União de Tomar sagrou-se campeão distrital de Santarém e carimbou o regresso aos nacionais. Foto: Luís Ribeiro/mediotejo.net

UNIÃO FCI TOMAR 2 – AD MAÇÃO 0
Campeonato Distrital 1ª Divisão AF Santarém | 30ª jornada – 21/05/2023
Estádio Municipal António Eduardo Fortes – Tomar

A equipa tomarense dependia de si própria para conquistar o título que lhe fugia há 25 anos, mas para isso teria que ultrapassar a equipa de Mação, também ela a fazer um bom campeonato e onde inclusive bateu a equipa de Marco Marques na primeira volta por 3-0. O Mação, com o seu lugar decidido, nada tinha a ganhar nem a perder. O União de Tomar, por outro lado, tinha tudo a ganhar.

Entrada em campo das três equipas

Era, por isso, um jogo aguardado com muita expectativa, apesar da equipa de Francisco Correia contar com apenas três suplentes, sendo um deles guarda-redes. A equipa de Tomar, por sua vez, contava com os seus atletas muito motivados para não deixar escapar o título, contando com o apoio de uma cidade inteira que encheu por completo o estádio municipal.

Tradicional momento de moeda ao ar para escolha de campo ou saída de bola

Sem muitas aproximações às balizas contrárias no primeiro quarto de hora, a equipa nabantina apresentava alguma natural ansiedade e tinha pela frente uma equipa do Mação muito bem organizada defensivamente, mas sem conseguir impor o seu jogo no ataque.

Mação e Tomar equilibraram-se nos minutos iniciais

O primeiro lance de perigo surgiu aos 16 minutos e foi proporcionado por Pedro Pires e Wemerson. Pires corre pela direita, passa para Wemerson que devolve ao jogador nabantino e este num remate forte obriga Chico Sousa a grande intervenção a desviar para canto.

União de Tomar venceu Mação e sagrou-se campeão distrital

Na sequência do pontapé de canto, a bola é lançada para a área em que a defensiva de Mação afasta, mas a bola vai para os pés de Leandro que do meio da rua atira rasteiro e forte sem hipótese para o guardião Chico Sousa. Estava aberto o marcador para grande festa dos tomarenses.

Leandro abre o marcador para a equipa da casa

Aos 20 minutos Anderson foge pela direita, mas é derrubado à entrada da área. O avançado tomarense cai no chão e só consegue sair com ajuda e já não reentra em campo sendo substituído por Zé Charles. 

Com 38 minutos decorridos jogada pela esquerda da equipa tomarense em que novamente a equipa de Mação tenta limpar o lance, mas a bola vai para os pés de Quim Zé que remata forte, mas à figura do guardião Chico Sousa.

Chico Sousa amarra a bola e anua um ataque do Tomar

O Mação apenas consegue chegar com perigo à baliza adversária aos 43 minutos e de livre. João António atira forte, mas bola passa por cima do travessão da baliza de Ivo Cristo.

Ainda antes do tempo para o descanso nova oportunidade para equipa tomarense. Bom momento de futebol pelo lado esquerdo em que Zé Charles já dentro da área recebe a bola de peito e remata forte, mas ao lado.

Lance de disputa de bola a meio campo

O intervalo chegou com a equipa de Tomar em vantagem e com o título de campeão mais perto.

E a segunda parte não podia começar melhor para a equipa nabantina. Wemerson recebe a bola ainda longe da baliza e vendo o ligeiro adiantamento de Chico Sousa atira forte e colocado e faz um grande golo ampliando a vantagem para 2-0.

Wemerson faz o 2-0 para o Tomar e o título de campeão já não fugiria

A equipa de Mação, bem organizada na defensiva, não conseguia, no entanto, chegar com perigo à baliza contrária e aos 13 minutos foi novamente a equipa tomarense a criar perigo.

Equipa de Tomar foi a melhor dentro das quatro linhas e venceu uma partida que valeu um título de campeão

Chico Sousa saiu, oportuno, da baliza, e fez uma grande intervenção não permitindo que a equipa da casa chegasse ao golo, mostrando porque é um dos melhores guarda-redes do campeonato.

Tomar num cruzamento para a área do Mação

A equipa de Tomar tomava conta do jogo, conseguindo chegar com perigo à baliza de Chico Sousa e aos 40 minutos após canto na direita surge siaka Bamba a cabecear, mas a acertar no travessão. 

Festa do golo e de uma vitória que valeu a conquista do título de campeão distrital

Pouco depois soou o o apito final para festa dos jogadores e dirigentes do União de Tomar com direito a uma invasão de campo pacífica dos adeptos tomarenses para a festa do título e conquista do campeonato.

Quando o árbitro apitou para o final da partida a festa fez-se dentro do relvado

Bom jogo de futebol em Tomar, com três excelentes equipas em campo, numa tarde em que a equipa de Marco Marques foi claramente superior diante um Mação bem organizado defensivamente, mas com poucas armas no ataque, face também às muitas ausências. 

Abel Bento, presidente da direção do União de Tomar, com o troféu de campeão distrital

A equipa tomarense conquista assim o título de campeão distrital 25 anos depois. Curiosamente no ano em que Marco Marques, agora treinador, era jogador da equipa nabantina. Bom trabalho da equipa de arbitragem.

Treinador Marco Marques levou o União de Tomar à conquista do campeonato distrital sendo efusivamente aplaudido

FICHA DE JOGO:

UNIÃO FCI TOMAR:

Equipa do União de Tomar

Ivo Cristo, Ivan, Siaka Bamba, Henrique, Gui Graça, Zé Maria, Leandro, Quim Zé, Anderson, Wemerson e Pedro Pires.

Suplentes: Tiago Curado, Gui Camargo, Gui Nunes, Zé Charles, Fábio Luzio, Douglas e Ismail.

Treinador: Marco Marques

AD MAÇÃO:

Equipa do Mação

Francisco Sousa, Saúl, Nuno Rodrigues, Bernardo, Luís Esteves, Bruno Araújo, Miguel Domingues, Jaime, Rodrigues, Diogo Rosa, João Freitas e João António.

Suplentes: João Rosa, Diogo Mateus e André Loureiro.

Treinador: Francisco Correia.

GOLOS: Leandro e Wemerson.

EQUIPA DE ARBITRAGEM: Rui Mendes, João Mendes e Diogo Pereira.

Equipa de arbitragem com os capitães de Mação e Tomar

DISCIPLINA: Cartão amarelo: Henrique.

No final ouvimos o presidente do clube tomarense, Abel Bento, os dois técnicos principais, Marco Marques e Francisco Correia, e Carlos Duarte, treinador adjunto do União de Tomar:

Marco Marques, treinador do União de Tomar

ÁUDIO | MARCO MARQUES, TREINADOR DO UNIÃO DE TOMAR:

Francisco Correia, treinador do Mação

ÁUDIO | FRANCISCO CORREIA, TREINADOR DO MAÇÃO:

Abel Bento, presidente da direção do União de Tomar

ÁUDIO | ABEL BENTO, PRESIDENTE DO UNIÃO DE TOMAR:

Carlos Duarte, treinador adjunto do União de Tomar

ÁUDIO | CARLOS DUARTE, TREINADOR ADJUNTO DO UNIÃO DE TOMAR:

Natural e residente em Tomar, tem como profissão Distribuidor, mas é com a fotografia que se identifica. É amante desta arte em geral, mas a sua verdadeira paixão é a Natureza e Vida Selvagem e os Retratos. É autor do livro de fotografia “Alma Nabantina” e fundador/administrador dos grupos do Facebook “Amigos da Fotografia de Tomar” e "Fauna de Tomar”. Colabora na área de fotografia na imprensa regional e local e já em 2018 foi júri convidado de dois concursos de fotografia. Neste ano conta também com duas exposições de fotografia coletivas, preparando atualmente a terceira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *