Samora Correia impôs a segunda derrota ao União de Tomar. Foto: mediotejo.net

UNIÃO F.C.I. TOMAR 1 – GD SAMORA CORREIA 2

Campeonato Distrital 1ª Divisão AF Santarém | 19ª jornada – 20/02/2022

Estádio Municipal de Tomar

Tarde solarenga no Municipal de Tomar onde a equipa nabantina, líder do campeonato lado a lado com o Rio Maior e vinda de uma derrota em Mação, recebia a equipa de Samora Correia, única equipa que tinha vencido a equipa de Tomar na primeira volta. Condimentos não faltavam para um jogo que era aguardado com grandes expectativas.

União de Tomar e Samora Correia defrontaram-se na cidade templária. Foto: mediotejo.net

Entrou melhor a equipa do concelho de Benavente e logo aos três minutos adiantou-se no marcador por intermédio do capitão Pedro Fonseca, faturando ao segundo poste, após canto estudado. Não começava fácil o jogo para o União de Tomar, que se viu a perder desde muito cedo no desafio.

A equipa de Filipe Pinto tentou responder de imediato e pouco depois Chrystian, do lado esquerdo do seu ataque, rematou de primeira a passe de David Vieira, com perigo. A bola, no entanto, bate nas malhas laterais da baliza defendida por Sérgio.

União de Tomar tentou dar a volta a um jogo que começou a perder desde muito cedo. Foto: mediotejo.net

O jogo passou a ser muito disputado a meio-campo onde a equipa de Pedro Brandão superiorizava-se, fruto da estratégia montada, não deixando a equipa nabantina jogar.

Num lance rápido, o Samora Correia quase chegou ao 2-0 valendo a excelente intervenção de Ivo Cristo.

Samora Correia esteve muito organizado em Tomar e sólido a defender. Foto: mediotejo.net

Os nabantinos pareciam acusar a derrota em Mação e a falta de algumas unidades castigadas nesse jogo, e não conseguiam construir as jogadas a que já nos habitou, sendo de ressalvar o mérito do adversário e a estratégia usada pelo conjunto de Samora Correia.

Aos 39 minutos, registo para um bom entendimento entre Chrystian Pedroso e João Marchão. Este foge para o lado esquerdo e remata forte, mas por cima da baliza.

União de Tomar rematou muito e procurou sempre inverter o resultado negativo. Foto: mediotejo.net

Em cima do apito para o intervalo, Ricardo Pais conseguiu fugir à desmarcação do seu oponente direto e frente ao guardião Sérgio, mas já em ângulo apertado, remata, mas o guarda-redes de Samora estava bem posicionado e afastou para canto, segurando a vantagem mínima com que se chegou ao período de descanso.

Guarda-redes do Samora Correia cotou-se com uma excelente exibição. Foto: mediotejo.net

Para a segunda parte a equipa de Tomar entra com tudo e no primeiro quarto de hora criou diversas situações de perigo. Logo no primeiro minuto Chrystian Pedroso, à entrada da área e em posição frontal, recebe de peito e atira forte, mas a bola saiu ao lado.

Ao segundo minuto foi a vez de Pedro Pires atirar cruzado do lado direito do seu ataque, com a bola a esbarrar do poste e a sair pela linha de fundo.

Muita pressão do Tomar na busca do golo. Foto: mediotejo.net

Decorridos três minutos, foi novamente Pedro Pires a criar muito perigo através de um remate forte, já dentro da área, obrigando Sérgio a grande defesa.

O União de Tomar continuava a pressionar e a tentar dar a volta ao resultado e Ricardo Pais, aos nove minutos, rematou forte para defesa apertada do guardião samorense.

Samora aguentou a pressão do Tomar e aproveitou o contra ataque. Foto: mediotejo.net

Aos 11 minutos da segunda parte, mais uma boa jogada de Chrystian Pedroso à entrada da área, dando para Pedro Pires que surgiu do lado direito a rematar forte, mas torto.

O União de Tomar apertava o cerco ao Samora Correia, mas não conseguia chegar ao golo. Aos 13 minutos, registo para mais uma excelente oportunidade para Leandro Filipe que viu o guardião Sérgio negar-lhe o golo através de uma excelente intervenção.

Samora Correia foi a Tomar impor a primeira derrota caseira à equipa de Filipe Pinto. Foto: mediotejo.net

Pouco depois, pontapé de canto anto para a equipa nabantina no lado esquerdo em que a bola sobra para João Marchão, que remata para mais uma defesa para canto de Sérgio.

Na sequência do mesmo, mais uma grande oportunidade para os de Tomar não concretizada. Siaka Bamba, à entrada da pequena área, surge a cabecear como mandam as leis, de cima para baixo, mas a bola sai caprichosamente ao lado da baliza.

Com o passar do tempo, a equipa de Filipe Pinto baixou um pouco a pressão, a partir dos 15 minutos, e o jogo começou a ser mais disputado a meio-campo.

Samora Correia segurou até ao final a vantagem no marcador. Foto: mediotejo.net

A perder, Filipe Pinto decidiu apostar tudo e colocou seis jogadores na frente do ataque. Aos 40 minutos Douglas Pissona, em jogada individual, avançou no terreno e à entrada da área rematou forte, mas mais uma vez ligeiramente ao lado.

Aos 43 minutos, balde de água fria em Tomar, com o Rio Maior a marcar um golo contra a corrente do jogo, resultado de uma perda de bola a meio do meio-campo. Num ataque veloz, Gerson correu em direção à baliza e em posição frontal atirou forte e rasteiro elevando para 0-2 para a equipa forasteira.

Balde de água fria em Tomar com segundo golo do Samora Correia. Foto: mediotejo.net

Com dois golos de desvantagem, aos 45 minutos de jogo a equipa de Filipe Pinto conseguiu finalmente chegar ao golo que tanto procurou. Cruzamento de João Marchão do lado esquerdo para a área onde aparece Chrystian Pedroso a fuzilar e a reduzir a desvantagem.

Num forcing final, e já no período de descontos, a equipa de Tomar reclama golo a seu favor. Remate forte em que o guardião Sérgio defende em cima da linha de golo afastando a bola para canto. Apesar das reclamações, o árbitro mandou jogar. 

União de Tomar reduziu perto do final mas já foi tarde para dar a volta ao marcador. Foto: mediotejo.net

Bom jogo de futebol em Tomar com duas partes distintas. Uma primeira parte em que a equipa nabantina não conseguiu impor o seu jogo, também muito pela estratégia da equipa comandada por Pedro Brandão. Na segunda metade, a equipa de Filipe Pinto pressionou e rematou muito, mas faltou-lhe eficácia. Sérgio, o guardião de Samora Correia, fez exibição de alto nível.

Sérgio, guardião do Samora Correia, fez exibição de alto nível e a sua equipa conquistou três pontos no campo do Tomar. Foto: mediotejo.net

Com esta derrota a equipa tomarense vê a liderança fugir-lhe após a vitória expressiva do Rio Maior por 5-0 ao Alcanenense. Na próxima jornada a equipa de Filipe Pinto tem mais um teste muito difícil com a deslocação a Fazendas de Almeirim onde irá defrontar o Fazendense, atual 3º classificado, posição que divide com o Mação. O campeonato está ao rubro. Bom trabalho da equipa de arbitragem.

FICHA DE JOGO:

UNIÃO F. C. I. TOMAR

União de Tomar. Foto: mediotejo.net

Ivo Cristo, David Vieira, Luís Caetano, Filipe Cotovio, Guilherme Graça, Ricardo Pais, Tiago Vieira, Siaka Bamba, Pedro Pires, João Marchão e Chrystian Pedroso.

Suplentes: Francisco Esteves, Henrique Matos, Fábio Luzio, Douglas Pissona, Leandro Filipe, Anderson e Gui Nunes.

Treinador: Filipe Pinto

GD SAMORA CORREIA

Samora Correia. Foto: mediotejo.net

Sérgio, Bruninho, Dinho, Coelho, Manel, Pedro fonseca, Fred, David, Gerson, João Vitor e Fabinho.

Suplentes: André, Lemos, Miguel Pedro, Lau, Idrisa, Alfredo e Nortista.

Treinador: Pedro Brandão

GOLOS: Pedro Fonseca, Gerson e Chrystian Pedroso.

EQUIPA DE ARBITRAGEM: Paulo Raposo, Adelino Crespo e Pedro Freire.

Equipa de arbitragem. Foto: mediotejo.net

DISCIPLINA: Cartão amarelo: Dinho, Chrystian Pedroso, Siaka Bamba, Tiago Vieira, Fred, Gerson e Sérgio.

No final ouvimos os treinadores:

Filipe Pinto, treinador do União de Tomar. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | FILIPE PINTO, TREINADOR DO UNIÃO DE TOMAR:

Pedro Brandão, treinador do Samora Correia. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | PEDRO BRANDÃO, TREINADOR DO SAMORA CORREIA:

Luis Ribeiro

Natural e residente em Tomar, tem como profissão Distribuidor, mas é com a fotografia que se identifica. É amante desta arte em geral, mas a sua verdadeira paixão é a Natureza e Vida Selvagem e os Retratos. É autor do livro de fotografia “Alma Nabantina” e fundador/administrador dos grupos do Facebook “Amigos da Fotografia de Tomar” e "Fauna de Tomar”. Colabora na área de fotografia na imprensa regional e local e já em 2018 foi júri convidado de dois concursos de fotografia. Neste ano conta também com duas exposições de fotografia coletivas, preparando atualmente a terceira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *