Sob um calor intenso, decorreu na tarde de sábado, 1 de setembro, o 21º Torneio Fernando Matias no Estádio Municipal de Tomar.

A equipa da cidade Templária apresentou duas equipas (U . Tomar A e U. Tomar B) onde ambas irão disputar o Campeonato Distrital, uma na 1ª e outra na 2ª divisão. As outras equipas presentes neste torneio foram Portomosense e GRAP – Pousos, que na época passada esteve perto de subir para o Campeonato de Portugal.

Neste torneio, que para além honra a memória de um grande Homem que sempre esteve ligado ao clube nabantino – Fernando Matias – as equipas testaram as suas capacidades e posições dentro do campo.

No jogo em que o MédioTejo.net assistiu, U. Tomar – Portomosense, o resultado final ficaria em 1 – 1. Marcou primeiro a equipa de Porto de Mós na primeira parte e só mesmo nos instantes finais da partida a equipa liderada por Lino Freitas conseguiu o empate.

A equipa forasteira entrou melhor, mais organizada, quer defensiva quer ofensivamente, e chegou ao golo com alguma naturalidade. A equipa tomarense ainda numa fase de adaptação encontrava dificuldades para chegar à baliza adversária, errando muitos passes e recorrendo algumas vezes às faltas para conseguir travar a experiente equipa que viajou de Porto de Mós.

Na segunda metade a equipa de Tomar entrou melhor e o jogo foi mais equilibrado, existindo alguns lances de bom futebol de ambas as partes.
Mesmo em cima do apito final, os tomarenses conseguiram o golo da igualdade, sendo decisivo para determinar o vencedor deste Torneio.
Resultados:
U. Tomar A 1 – Portomosense 1
U. Tomar B 0 – GRAP 2
U. Tomar A 3 – GRAP 0
U. Tomar B 1 – Portomosense 0
No final estivemos com Jerónimo Capelão, presidente-adjunto da equipa nabantina que nos falou do patrono deste torneio, das expetativas do clube para esta época, e os motivos da formação de duas equipas (A e B) para esta temporada.

Lino Freitas, treinador do clube tomarense a caminho de uma década à frente da equipa, também respondeu a algumas questões.
