TRAMAGAL SPORT UNIÃO 2 – UNIÃO DESPORTIVA DE SANTARÉM 4
Campeonato Distrital AFS – 2ª Divisão – Apuramento do Campeão e subida
Campo Comendador Eduardo Duarte Ferreira
Tramagal
25-04-2018

Numa tarde primaveril o Comendador encheu-se de público afecto a ambas as equipas que não regateou apoio e aplausos aos seus jogadores. No relvado estavam duas das melhores equipas deste campeonato. A da casa, a fazer uma época como há muito não se via, e a que viajou da capital do distrito, candidata assumida à subida, recheada de jovens muito talentosos.
Estavam reunidas as condições para uma partida de emoções fortes e resultado incerto. Ainda ecoava no Comendador o apito inicial de Hugo Silva e já o União de Santarém se adiantava no marcador, na bola de saída, por David, a explorar a desatenção da defesa da casa. O cronómetro assinalava os 19 segundos de jogo !!!

Este golo madrugador obrigou ambos os técnicos a rever as estratégias montadas para o jogo. Quando o Tramagal tentava carrilar jogo para o ataque uma perda de bola a meio campo permitiu aos velozes dianteiros da equipa forasteira um rápido contra golpe a que se opôs Chico Ferreira com valentia, cedendo canto.

Os escalabitanos adoptaram uma atitude mais expectante, entregaram a iniciativa ao Tramagal mas com muita segurança defensiva iam espreitando a oportunidade de lançar rápidos contra ataques. Jogava-se muito sobre a zona central do terreno com os comandados de Rui Horta a terem muita dificuldade de progressão.

Aos 16 minutos David Nunes consegue entrar com a bola dominada na área contrária e aparece no solo. O árbitro Hugo Silva, bem posicionado, decidiu-se por assinalar falta atacante.
Foi necessário esperar dez minutos para ver nova situação de perigo na área “metalúrgica” quando Fabinho rematou forte para defesa a punhos de Chico Ferreira para canto.
Aos 29 minutos o União viu ser-lhe anulado um golo por posição irregular de David. O lance não mereceu contestação. Pouco depois David Nunes ensaiou a meia distância mas a bola ganhou altura e passou sobre o travessão da baliza à guarda de Coli.
Aos 33 minutos, em jogada de entendimento, Gonçalo Fernandes ficou na cara do guarda redes e rematou contra este ganhando um canto. Estavam os azuis por cima do jogo quando um roubo de bola permitiu lançar a velocidade de Noque que frente a frente com Chico Ferreira não perdoou e aumentou a vantagem, aos 38 minutos.

Já em tempo de descontos Rui Matos tentou a sorte de longe mas o esférico perdeu-se pela linha de fundo, por alto. O intervalo chegou com os dois golo de vantagem a deixarem a promessa à equipa da casa de muito trabalho para inverter o rumo dos acontecimentos.

O segundo tempo começou em tom de algum equilíbrio com a bola a circular muito tempo pela zona central do terreno.
Aos 55 minutos o Tramagal conquistou um livre ainda longe da área. David Nunes cabeceou por cima.
Na resposta, aos 59 minutos, o União ganhou um livre e Iaiá voltou a testar a atenção do guarda redes Chico Ferreira.
O jogo estava morno quando Rui Costa deu um abanão. Isolou-se e à saída de Coli executou um remate em arco, conseguindo um golo de belo efeito e relançando a partida.
A esperança do clube da borboleta durou cinco minutos.
À passagem da meia hora uma falha defensiva da equipa da casa permitiu a Ricardo, acabado de entrar, a obtenção de novo golo e a reposição dos dois tentos de diferença.

Aos 85 minutos, com a equipa da casa balanceada para o ataque, o União de Santarém lançou uma bola longa para Noque. Com uma recepção perfeita e um toque subtil encerrou a contagem para a sua equipa e “matou” o jogo. Em cima do tempo regulamentar o Tramagal ficou reduzido a dez unidades por expulsão de Singéis, entrado na segunda parte, por conduta anti desportiva.

Com cinco minutos de compensação para jogar Fabinho ainda tentou o quinto, de cabeça mas para as luvas de Chico Ferreira.
Com o tempo esgotado o Tramagal beneficiou dum livre direto e Bruno Barata bateu forte para o coração da área. O guarda redes Coli parecia dono da situação mas uma abordagem deficiente permitiu à equipa da casa reduzir.
Pouco depois Hugo Silva mandou toda a gente para os balneários.
Jogo competitivo com um vencedor justo. O Tramagal contrariou a equipa adversária durante largos períodos mas ganha quem marca mais golos…
Arbitragem sem lances de difícil análise esteve em bom plano. Pactuou com a recorrente perda de tempo da equipa de Santarém. Hugo Silva foi criticado pelo treinador Rui Horta já nesta quinta feira nas redes sociais.

FICHA DE JOGO
TRAMAGAL SPORT UNIÃO:
Chico Ferreira, Rui Matos, Nalha, Rui Oliveira (Tonicha), Condeixa, Gonçalo Fernandes, Bruno Morais, Rui Costa, Pisco (Singéis), David Nunes e Tiago Leonardo (Bruno Barata).
Suplentes não utilizados: Jaime, Artur e Alex.
Treinador: Rui Horta.

UNIÃO DESPORTIVA DE SANTARÉM:
Coli, Iaiá, Fred, Bexiga (Ricardo), Noque, Benjamin (Duarte), Neves, Gabry (Tiago Melro), Fabinho, David e Praia.
Suplentes não utilizados: Nuno, Jonas, João Anjos e Afonso.
Treinador: Mário Ruas.

GOLOS: Rui Costa e Bruno Barata (Tramagal); David, Noque (2) e Ricardo.
EQUIPA DE ARBITRAGEM:
Hugo Silva, Rui Cabeleira e Francisco Pereira.

No final do encontro ouvimos ambos os técnicos:


*Com David Pereira (fotos).