Sentieiras protagoniza “cambalhota” no marcador e vence o seu torneio

Numa sentida homenagem ao seu antigo atleta Guilherme Santos e a todos os associados já falecidos, o Centro Popular de Cultura e Desportos de Sentieiras organizou no sábado, dia 8 de setembro, o 6º Torneio de Futebol que contou com a participação das equipas da casa, do Aldeiense (do concelho de Constância), da Bemposta e do Núcleo Sportinguista de Alferrarede (juniores).

Familiares de Guilherme Santos receberam lembranças de todos os clubes presentes

A festa na pequena e simpática aldeia de Sentieiras começou com a homenagem ao amigo e antigo atleta do clube Guilherme Santos e a alguns elementos que foram passando pela equipa e direcção da colectividade com a entrega de lembranças, num gesto que gerou alguma emotividade pelo simbolismo do mesmo.

Emoção e aplausos no minuto de silêncio

Após se cumprir um minuto de silêncio, os primeiros a evoluir no pelado de Sentieiras, foram os conjuntos da casa e do Aldeiense (do vizinho concelho de Constância), com a equipa forasteira a adiantar-se no marcador ainda não estavam decorridos os primeiros dez minutos de jogo.

Reagiu da melhor forma o conjunto da casa que, cinco minutos depois, através da marcação de um castigo máximo, chegou ao empate, dando expressão ao que se passava no pelado de Sentieiras, sempre difícil para os visitantes, habituados a trabalhar no relvado.

Dando continuidade ao seu futebol mais esclarecido, os locais pressionavam e adiantaram-se no marcador beneficiando de um autogolo perto do final da partida, resultado que não mais se alteraria, selando a presença na final do torneio e remetendo o Aldeiense para a disputa do terceiro e quarto lugar.

Equipa de Sentieiras
Formação do Aldeiense

Sem demoras, para o segundo jogo da tarde, coube à formação de Bemposta medir forças com os juniores do Núcleo Sportinguista de Alferrarede que começaram por surpreender, chegando à vantagem à passagem do minuto 23 do primeiro tempo, golo solitário com que se atingiu o intervalo, com toda a justiça.

Núcleo Sportinguista Alferrarede (Juniores)
Equipa de Bemposta

A segunda metade começou com o conjunto da Bemposta a alcançar o empate logo aos 5 minutos, mas os jovens de Alferrarede iam tentando contrariar a maior experiência do adversário. O empate acabou por subsistir até final da partida, sendo o segundo finalista encontrado no desempate através da marcação de grande penalidades, sendo mais eficaz a equipa de Bemposta que acabou por vencer por 3 a 2.

Guardião de Bemposta assegura presença na final, defendendo uma grande penalidade

O encontro de atribuição dos 3º e 4º classificados do 6º Torneio de Futebol “Guilherme Santos” começou de imediato, não dando grande descanso aos jovens mas aguerridos atletas do Núcleo Sportinguista Alferrarede o que lhes acabou por ser fatal na primeira parte com o Aldeiense a faturar por quatro vezes, levando vantagem bastante confortável para o intervalo.

Aldeiense vence Núcleo do Sporting de Alferrarede por 4 a 2 e assegura terceiro lugar

No segundo tempo, mostrando grande determinação, garra e pulmão, os juniores de verde e branco reagiram e ainda apontaram dois golos (insuficientes), ficando o resultado final em 4 a 2 a favor da formação da freguesia de Santa Margarida que assim conquistou o terceiro lugar. Apesar da boa imagem deixada aos olhos de quem assistiu, os juniores de Alferrarede quedaram-se pela última posição, mas deixando Carrilho, o seu técnico bastante satisfeito.

Treinador dos Juniores do Núcleo Sportinguista de Alferrarede, Carrilho

Para Wilson, capitão do Aldeiense, este tipo de competições servem de bons testes, tendo destacado a juventude do plantel.

O jogador traçou os seus objectivos para a época que se aproxima e assegurou que o clube irá lutar por uma boa classificação na II Divisão Distrital da Associação de Futebol de Santarém:

Chegada a grande final, começou por se destacar a formação de Bemposta que, perante uma equipa de Sentieiras algo adormecida, chega à vantagem à passagem do quarto de hora de jogo para, no último minuto do primeiro tempo, ampliar a vantagem para dois golos sem resposta, resultado que se justificava na ocasião.

No segundo tempo, o cariz da partida mudou totalmente com uma resposta avassaladora do conjunto da casa que queria ficar com o primeiro lugar do seu torneio. Aos 10 minutos, surge o primeiro golo caseiro que reabria a partida. A Bemposta bem trabalhou para manter a vantagem, mas o ritmo imposto pelas Sentieiras tornou-se impossível de travar e o empate na contenda surgiu apenas três minutos depois.

Sem dar tempo para o adversário respirar, a “cambalhota” no marcador registou-se logo a seguir para o resultado final se cifrar no 4 a 2, já no último lance do torneio.

Vitória justa das Sentieiras pelo que fizeram (e bem) na segunda parte

Vitória justa das Sentieiras pelo que fizeram (e bem) na segunda parte, não dando qualquer chance à Bemposta que dignificou uma final muito bem disputada, a bom ritmo e mostrando que as quatro equipas ainda têm muito a aperfeiçoar, mas já com linhas competitivas bem definidas. Disso deram conta os técnicos Manuel Oliveira e Carlos Rodrigues, da Bemposta e Sentieiras, respetivamente.

Manuel Oliveira, técnico da equipa de Bemposta
Carlos Rodrigues, técnico da equipa de Sentieiras

Uma palavra para equipa de arbitragem constituída por Paulo Neves, Sérgio Marujo, António Nunes, Tiago Vicente e João Simões que contribuíram para a festa de homenagem ao amigo Gui e a todos os antigos atletas e dirigentes das Sentieiras que já não se encontram entre nós.

Excelente jornada desportiva numa bonita homenagem

Excelente jornada desportiva com a presença de quatro equipas que, disputando campeonatos distintos, proporcionaram excelentes espectáculos ao muito público que esteve no pelado de Sentieiras para este 6º Torneio de Futebol “Guilherme Santos” que promete voltar para o ano a esta pequena aldeia que tão bem sabe receber para homenagear os seus.

 

A grande “culpada” é uma velhinha máquina de escrever Royal esquecida lá por casa e que me “infectou” para uma vida que se revelou mais tarde não fazer sentido sem o jornalismo. O primeiro boletim da paróquia e o primeiro jornal da pequena aldeia onde frequentava a escola (tinha apenas 7 anos de idade) entranharam-me a alma (e o sangue) deste “vício” de escrever e comunicar. Seguiram-se os pequenos jornais de turma, os das escolas, os painéis informativos colocados nas paredes dos átrios e o dos escuteiros... e nunca mais o “vício” sarou. Ao longo da vida, foram vários e diversificados os ofícios exercidos profissionalmente, mas o “mar dos desejos” desaguava sempre numa folha de papel ou (mais tarde) num portátil de computador (e sempre com a máquina fotográfica como companhia). Já mais "a sério” e desde jornais regionais, rádios locais, periódicos nacionais e televisão (TVI), já são mais de 45 anos de um percurso “académico” de alguém que pouco se importa de não possuir um “canudo”.

Deixe um comentário

Leave a Reply