Rio Maior vence União de Tomar e dá passo de gigante rumo ao título de campeão. Foto: mediotejo.net

RIO MAIOR SC 2 – UNIÃO F.C.I. TOMAR 1

Campeonato Distrital 1ª Divisão AF Santarém | 22ª jornada – 19/03/2022

Estádio Municipal de Rio Maior

Jogo grande antecipado no Municipal de Rio Maior entre os dois primeiros classificados e que colocou também em confronto duas das melhores equipas a disputar o Campeonato da 1ª Divisão Distrital de Santarém, numa excelente tarde para a prática do futebol e com a bancada principal bem composta de adeptos fervorosos no apoio às suas equipas.

Excelente jogo de futebol opôs as duas melhores equipas da época 2021-2022. Foto: mediotejo.net

A equipa da casa, com apenas uma derrota à entrada para este jogo e com três pontos de avanço sobre o Tomar, tinha uma oportunidade para manter ou aumentar a distância pontual para o seu adversário direto. A equipa de Tomar, a três pontos de distância e com um empate registado com o Rio Maior na primeira volta, queria conquistar os três pontos para assim igualar a equipa de Gonçalo Carvalho na tabela classificativa, mas dando-lhe vantagem no confronto direto caso conseguisse vencer devido ao empate na primeira volta.

Duelo de gigantes entre Rio Maior e Tomar. Foto: mediotejo.net

A equipa da casa entrou a pressionar, mas foi o União de Tomar a chegar mais perto da baliza adversária. Pedro Pires, aos dois minutos, numa arrancada pelo lado direito e já perto da linha de fundo, cruzou perigosamente para a pequena área mas a defensiva de Rio Maior intercetou a bola e afastou para canto.

Aos 12 minutos, a equipa da casa ganhou um pontapé de canto do lado direito do seu ataque. Marcado ao segundo poste, Arnaldo surge a cabecear para o coração da área e, também de cabeça, Kane vê a bola passar por cima da baliza defendida por Ivo Cristo.

Jogo muito competitivo entre Rio Maior e Tomar. Foto: mediotejo.net

O jogo estava animado com as duas equipas a mostrarem bons lances de futebol, mas quase sempre anuladas pelas defensivas. Aos 24 minutos, numa das boas jogadas construídas pela equipa que viajou de Tomar, um cruzamento do lado direito para o coração da área levou Pedro Pires a cabecear com perigo mas por cima da baliza de Zé Viera.

À meia hora de jogo a equipa de Filipe Pinto inaugurou o marcador. Ataque rápido mais uma vez pelo lado direito, com Pedro Pires a correr até perto da linha de fundo e a cruzar ao segundo poste onde surge João Marchão a encostar para o fundo da baliza.

João Marchão abriu o marcador para o União de Tomar. Foto: mediotejo.net

Estava aberto o marcador para o União de Tomar para euforia de toda a equipa nabantina e adeptos que viajaram desde a cidade templária.

União de Tomar festeja o primeiro golo da tarde em Rio Maior. Foto: mediotejo.net

A equipa de Rio Maior tentou reagir, mas os tomarenses mostravam-se muito organizados e não permitiram grandes situações de perigo junto da sua baliza até ao apito para o descanso.

Ao intervalo o União de Tomar vencia por 1-0, resultado que o colocava em igualdade pontual com o Rio Maior no topo da classificação, e com vantagem no confronto direto.  

O União de Tomar vencia ao intervalo por 1-0. Foto: mediotejo.net

Para a segunda metade da partida, a equipa comandada por Gonçalo Carvalho tinha de fazer pela vida para dar a volta ao resultado desfavorável, num jogo muito importante para as contas do título. Como se esperava, o Rio Maior regressou para o segundo tempo a exercer muita pressão no último reduto da equipa tomarense.

Aos 9 minutos, na sequência de um pontapé de canto do lado direito para a área, surge um corte de um defesa da equipa nabantina para a frente onde Alex Iliberto, de primeira, remata forte para a defesa da tarde de Ivo Cristo. Excelente momento de futebol.

Jogo muito disputado, teve ascendente do Rio Maior na segunda metade da partida. Foto: mediotejo.net

Aos 28 minutos da segunda parte, o treinador do Tomar faz duas substituições de uma assentada. Tira de campo Pedro Pires, com uma excelente primeira parte e autor do passe para o golo, e João Marchão, o autor do golo, ambos já a apresentar desgaste físico, e coloca nos seus lugares Guilherme Nunes e Chrystian.

Pouco depois, à meia hora de jogo do segundo tempo, surge o golo da igualdade para o Rio Maior. Num pontapé de canto executado por Quaresma para a área, Geraldino salta mais alto que todos os seus oponentes e cabeceia forte para as redes, restabelecendo a igualdade no marcador. Tudo empatado, quando faltavam 15 minutos para terminar.

Rio Maior fez dois golos na segunda parte e deu a volta ao marcador. Foto: mediotejo.net

A equipa da casa ganhou novo ânimo e continuou a empurrar os tomarenses para o seu reduto na busca do golo da vitória, que acabaria mesmo por surgir aos 83 minutos de jogo.

Numa insistência à entrada da área tomarense, Alex consegue fugir a um adversário e num remate rasteiro e cruzado coloca a bola no fundo da baliza carimbando a cambalhota no marcador. O golo levou ao rubro jogadores e adeptos, cientes da importância desta vitória para alcançarem o título de campeão distrital e subirem aos campeonatos nacionais.

Duelo em Rio Maior opôs os dois candidatos ao título numa excelente tarde de futebol. Foto: mediotejo.net

Aos 90 minutos, em clima de festa, Gonçalo Carvalho tirou Alex, marcador do golo da vitória, que recebeu uma ovação de pé por parte dos seus adeptos. Balla entrou para o seu lugar e pouco depois terminava a partida, com a vitória para a equipa de Rio Maior.

Final do jogo revelou diferentes estados de espírito. Foto: mediotejo.net

Excelente jogo de futebol entre duas excelentes equipas, muito bem estruturadas e a provarem porque estão no topo da tabela classificativa. Muita garra e vontade de vencer de parte a parte, num jogo intenso, e que juntou competitividade à emoção. Vitória justa da equipa da casa, principalmente pelo que demonstrou no segundo tempo. No final, fez-se a festa no campo, entre equipa técnica, dirigentes e adeptos, sendo certo que faltam disputar seis jogos para o final da época e estão ainda 24 pontos em disputa.

Rio Maior venceu União de Tomar e deu um passo de gigante rumo ao título de campeão. Foto: mediotejo.net

Com esta vitória a equipa de Rio Maior destaca-se na frente do Campeonato e amplia a vantagem para 6 pontos sobre o União de Tomar, que é segundo classificado. Na próxima jornada ambas têm jogos difíceis pela frente. O líder viaja até Torres Novas enquanto o União de Tomar recebe a equipa de Ourém. Bom trabalho da equipa de arbitragem.

FICHA DE JOGO:

RIO MAIOR SC:

Equipa do Rio Maior. Foto: mediotejo.net

Zé Vieira, Matheus, João Lopes, Carloto, Lamy, Rui Bento, Kane, Alex, Nico, Santiago e Arnaldo.

Suplentes: Guilherme, Manuel Neto, Balla, Rodrigo, Geraldino, Carlos Branco e Quaresma.

Treinador: Gonçalo Carvalho

UNIÃO F. C. I. TOMAR:

Equipa do União de Tomar. Foto: mediotejo.net

Ivo Cristo, David vieira, Henrique Matos, Filipe Cotovio, Guilherme Graça, Siaka Bamba, Ricardo Pais, Leandro filipe, Pedro Pires, Tiago Vieira e João Marchão.

Suplentes: Francisco Esteves, Rui Oliveira, Douglas Pissona, Diogo Ismail, Wemerson, Chrystian Pedroso e Guilherme Nunes.

Treinador: Filipe Pinto

GOLOS: João Marchão, Geraldino e Alex.

EQUIPA DE ARBITRAGEM: Rui Soares, Pedro Gorjão e Pedro Fonseca.

Equipa de arbitragem. Foto: mediotejo.net

DISCIPLINA: Cartão amarelo: Kane, Henrique Matos, Siaka Bamba, Santiago e Alex.

No final ouvimos os treinadores:

Gonçalo Carvalho, treinador do Rio Maior. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | GONÇALO CARVALHO, TREINADOR DO RIO MAIOR:

Filipe Pinto, treinador do União de Tomar. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | FILIPE PINTO, TREINADOR DO UNIÃO DE TOMAR:

Fotogaleria da festa final do Rio Maior/Luís Ribeiro/mediotejo.net:

Luis Ribeiro

Natural e residente em Tomar, tem como profissão Distribuidor, mas é com a fotografia que se identifica. É amante desta arte em geral, mas a sua verdadeira paixão é a Natureza e Vida Selvagem e os Retratos. É autor do livro de fotografia “Alma Nabantina” e fundador/administrador dos grupos do Facebook “Amigos da Fotografia de Tomar” e "Fauna de Tomar”. Colabora na área de fotografia na imprensa regional e local e já em 2018 foi júri convidado de dois concursos de fotografia. Neste ano conta também com duas exposições de fotografia coletivas, preparando atualmente a terceira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.