O Campeonato de Portugal, prova que irá ser disputada pelo Atlético Clube Alcanenense, Centro Desportivo de Fátima, Grupo Desportivo Vitória de Sernache e Sertanense Futebol Clube, vai sofrer novas alterações para a próxima época, numa tentativa, segundo a Federação Portuguesa de Futebol, de tornar mais competitiva a segunda fase da época, fase em que se definem subidas, manutenções e descidas.
As grandes alterações residem na redução da percentagem de pontos com que as equipas partem na fase de manutenção, que passa de 50 para 25% e para a criação de um play-off com o 17º e o 18º classificados da II Liga que poderá possibilitar a subida de mais duas equipas.
A competição terá oito séries de dez clubes, distribuídos geograficamente. Em cada série, todos os clubes jogam entre si, duas vezes e por pontos, uma na qualidade de visitante e outra na qualidade de visitado.
Após a primeira fase, os dois primeiros classificados de cada série apuram-se para a fase de subida, que terá apenas duas séries, Norte e Sul.
O primeiro classificado da cada uma das séries sobe diretamente à Segunda Liga, enquanto que os segundos classificados de cada uma das séries disputarão um play-off com o 17º e o 18º classificados da II Liga, onde estarão em jogo dois lugares na II Liga.
Quanto à fase de Manutenção, existirão oito séries de oito equipas, compostas pelas equipas que ficaram entre o 3º e 10º lugar da primeira fase. A grande modificação para esta fase é a mudança na percentagem da redução de pontos. Se até ao momento as equipas partiam com 50% dos pontos, agora partirão apenas com 25% dos que conquistaram na primeira fase.
Outra mudança é a troca de clubes entre séries para evitar a repetição dos mesmos adversários. Os clubes que, no final da primeira fase, fiquem classificados em 7º, 8º, 9º e 10º lugares das Séries A, C, E e G, serão colocados na segunda fase, nas Séries B, D, F e H, respetivamente e vice-versa.
Descem aos campeonatos distritais os dois últimos classificados (7º e 8º) de cada série, sendo que os sextos posicionados terão de realizar uma eliminatória, cujo emparelhamento é determinado através da realização de um sorteio puro, que consiste em dois jogos, por pontos, um na qualidade de visitante e outro na de visitado.
Os vencedores da eliminatória permanecem no Campeonato de Portugal e os vencidos descem aos campeonatos distritais.
