AD MAÇÃO 2 – U. TOMAR 1
Campeonato Distrital 1ª Divisão AF Santarém | 18ª jornada – 13/02/2022
Campo Municipal Agostinho Pereira Carreira – Mação
Tarde cinzenta e com alguma chuva em Mação para um dos jogos mais aguardados desta 18ª jornada onde a equipa da casa, 3º classificado, recebia o líder União de Tomar. Apesar da tarde de domingo de inverno dezenas de adeptos deslocaram-se ao Campo Municipal de Mação em apoio às suas equipas.

Entrou melhor a equipa que viajou de Tomar e aos 8 minutos criou a primeira situação de algum perigo junto da baliza defendida por Chico Sousa. Livre direto do lado direito do ataque nabantino com Ricardo Pais a rematar para defesa segura do guardião da casa.
Com 17 minutos de jogo mais uma situação de perigo junto da baliza da equipa de Mação. Lançamento longo para a área onde a defensiva da casa falha a interceção da bola. Na sobra, Wemerson atirou forte, mas Chico ativou os seus instintos e defendeu bem.

João Marchão também esteve perto de marcar para a equipa nabantina após romper pelo lado direito do seu ataque, mas atirou às redes laterais.
A equipa forasteira estava concentradíssima na defesa e anulava quase todos os lances do ataque do Mação e no ataque apenas falhava na finalização.

Aos 41 minutos de jogo Guilherme Graça cai na área e o árbitro da partida assinala grande penalidade para a equipa ao comando de Filipe Pinto. Tiago Vieira chamado para a conversão do castigo máximo atirou forte e ao ângulo superior direito abrindo o marcador do encontro.

Chico ainda adivinhou o lado mas, sem hipótese de defesa, estava feito o primeiro golo da partida, resultado com que se chegaria ao intervalo.
Para a segunda metade a equipa da casa entrou a pressionar mais o adversário, tentando não o deixar jogar e espreitando alguma falha que lhe permitisse chegar ao golo. Aos 7 minutos do segundo tempo Filipe Pinto viu-se obrigado a substituir João Marchão por lesão, entrando Guilherme Nunes para o seu lugar.

O mesmo Guilherme Nunes teve uma arrancada aos 20 minutos do segundo tempo pelo lado direito e já perto da linha de fundo cruzou para o segundo poste onde apareceu Pedro Pires a cabecear, mas já em desequilíbrio. A bola acabou por sair por cima da baliza.
A pressão da equipa de Francisco Correia continuava e aos 30 minutos chegou ao golo da igualdade. Cruzamento do lado esquerdo do seu ataque para a entrada da área onde surge Miguel Luz que, vendo o adiantamento do guardião tomarense, fez um chapéu com conta peso e medida. Estava restabelecido o empate no marcador.

Na sequência dos festejos da equipa da casa criou-se alguma confusão e o árbitro da partida acabou por expulsar Wemerson ficando a equipa de Tomar reduzida a 10 unidades.
Dois minutos depois o árbitro assinala falta a favor da equipa tomarense, mas volta atrás na decisão e diz que é a favor da equipa da casa. Do livre do lado esquerdo saiu um cruzamento bem medido para a área onde apareceu João Freitas a cabecear para o fundo da baliza e assim carimbar a reviravolta no marcador. O Mação fazia a festa e os nervos imperavam para o lado dos homens de Tomar.

Com 78 minutos decorridos, a equipa de Filipe Pinto ficou mesmo reduzida a 9 elementos por expulsão de Fábio Vieira e viu o cenário ainda mais complicado para o tempo que restava disputar no desafio.

O treinador da equipa nabantina apostou tudo e substituiu mais dois jogadores numa tentativa de jogar em profundidade. Com superioridade no marcador e em números de jogadores, a equipa da casa, experiente, conseguiu aguentar a pressão nabantina e segurar a importante vitória.
Talvez o resultado justo fosse o empate pelo que as equipas fizeram dentro do campo. Duas partes distintas em que na primeira a equipa de Tomar foi superior, criou algumas situações de golo, mas falhou na finalização. Na segunda metade a equipa da casa veio com outra atitude, exercendo mais pressão no adversário e criando lances de perigo que valeram a obtenção de dois golos, carimbar a reviravolta e levar os 3 pontos em disputa.

Na próxima jornada a equipa de Mação desloca-se a Torres Novas enquanto os tomarenses recebem a única equipa que lhe impôs uma derrota na primeira volta do campeonato, o Samora Correia.

Tarde difícil para a equipa da arbitragem com a amostragem de mais de uma dúzia de cartões e, com algumas decisões de dúvida, mereceu críticas de ambas as partes, mas mais duras por parte da equipa tomarense.
FICHA DE JOGO:
AD MAÇÃO:

Chico Sousa, Bernardo Bento, Bruno Lemos, Luís Esteves, Leider Hurtado, Miguel Luz, João António, Tiago Pereira, Bruno Araújo, João Freitas e Paulito.
Suplentes: Filipe Silva, Camilo, Hélio Ocante, André Loureiro, José Angel e Simão Moreno.
Treinador: Francisco Correia
U. TOMAR:

Ivo Cristo, David Vieira, Filipe Cotovio, Fábio Vieira, Guilherme Graça, Ricardo Pais, Tiago Vieira, Siaka Bamba, Pedro Pires, João Marchão e Wemerson.
Suplentes: Francisco Esteves, Henrique Matos, Fábio Luzio, Luís Caetano, Leandro Filipe, Crrystian Pedroso e Guilherme Nunes.
Treinador: Filipe Pinto
GOLOS: Tiago Vieira, Miguel Luz e João Freitas
EQUIPA DE ARBITRAGEM: Manuel Mendes, Luciano Oliveira e Frederico Constantino.
DISCIPLINA: Cartão amarelo: Bruno Araújo, Filipe Cotovio, João Freitas, Siaka Bamba, Luís Esteves, Bruno Lemos, Tiago Vieira, Ivo Cristo, Leider Hurtado, Pedro Pires, Ricardo Pais, Guilherme Nunes e João Freitas. Cartão vermelho: Wemerson, Fábio Vieira e João Freitas.
No final ouvimos os treinadores:

ÁUDIO | FRANCISCO CORREIA, TREINADOR DA AD MAÇÃO:

ÁUDIO | FILIPE PINTO, TREINADOR DO UNIÃO DE TOMAR: