CASA DO POVO DE S.MIGUEL DO RIO TORTO 1 – SOCIEDADE RECREATIVA PRÓ CASAIS DE REVELHOS 1
INCUP
Campo Farinha Pereira
S.Miguel do Rio Torto
10-09-2017

Numa tarde de sol, boa assistência e um pelado em bom estado apresentaram-se para o primeiro embate da época, a contar para a INCUP, Taça do Concelho de Abrantes para equipas do INATEL, duas equipas com percursos diferentes na época transacta: O
S.Miguel, finalista da Final B Distrital e vencedor do sempre apetecível Troféu de Disciplina e o Casais de Revelhos de regresso após um ano sabático mas recheada de bons valores oriundos de Rio de Moinhos e Amoreira.
Cedo se percebeu que a referência ofensiva da equipa de Casais de Revelhos era João Mourato, ex-Rio de Moinhos e melhor marcador do Inatel-Santarém na época passada.
Foi sem surpresa que a primeira perdida tenha sido deste jogador, isolando-se mas a ver-lhe ser assinalada posição irregular. Isto aos três minutos.
Na resposta a equipa da casa ganhou uma falta, ainda fora da grande área, mas David Cabaço rematou contra a barreira. Aos sete minutos foi a vez dos Casais enjeitarem a possibilidade de se adiantarem, na marcação de um livre, com Mauro Covas
a cabecear por cima.

Apostavam os visitantes nas bolas nas costas da defesa do S. Miguel que, a jogar em linha, procurava colocar os adversários em posição irregular.
Mas quem tem um jogador como Mourato pode sonhar com golos…
Aos 11 minutos isolou-se e à saida de João Gomes picou-lhe a bola por cima fazendo o primeiro golo do jogo.

Dois minutos depois, em jogada idêntica à do golo, Mourato voltou a isolar-se, driblou o guarda redes e rematou de ângulo fechado, da linha de fundo, mas de modo deficiente. Responderam os da casa e na jogada seguinte Gala rematou do bico da àrea do lado direito para boa defesa de Serginho.
Insistia o Casais de Revelhos em bolas nas costas da defesa e os seus avançados iam caindo na armadilha do fora de jogo. Havia que ensaiar outras soluções: aos 24 minutos João Batista executou bom remate de meia distância, mas para fora. O
mesmo jogador haveria de interceptar um passe deficiente da defensiva do S. Miguel, rematando de pronto e ganhando canto.
Falhou a emenda ao segundo poste na marcação do canto aos 28 minutos. Gala respondeu atirando de cabeça ao lado da baliza dos Casais. A faltarem dois minutos para o descanso os Casais de Revelhos voltam a ter uma excelente oportunidade para ampliar a vantagem. Num livre bem executado por Mourato o guarda redes João Gomes teve de se aplicar, a soco, resolvendo a situação.
Pouco depois o árbitro Manuel Marques indicou o caminho dos balneários para o merecido descanso. Pela ousadia e maior caudal ofensivo dos Casais o resultado aceitava-se.

Nelson Matos, treinador dos Casais de Revelhos, numa clara aposta de rotação do plantel, lançou no jogo quatro jogadores frescos. No recomeço entrou melhor a equipa da casa e logo aos dois minutos Duarte Lopes isolou-se, fintou o guarda redes, rematou
para a baliza onde surgiu um contrário a cortar no limite.
Parecia estar mais ofensivo o S. Miguel e aos 50 minutos, na execução de um livre, descaido pela esquerda, obrigou Serginho a defesa de recurso.
Responderam os visitantes com uma jogada de belo efeito com a bola a viajar da esquerda e a apanhar Mauro Covas em excelente posição para marcar. Tentou de calcanhar mas um defesa aliviou.
Aos 57 minutos a equipa da casa beneficiou de um livre direto ainda longe da área, em zona frontal. Chamado à conversão David Cabaço bateu forte para o lado esquerdo de Serginho, que pareceu mal batido, a permitir a conversão.

Estava reposta a igualdade no marcador. A meio da segunda parte o inconformado Gala executou boa cabeçada a testar Serginho. O Casais de Revelhos, com uma segunda parte menos conseguida, ainda tentou de longe com Duarte Nunes a obrigar Filipe Dias,
que entrara para a baliza do S.Miguel ao intervalo, a boa defesa.
O S. Miguel, mais acutilante, quase marcava, por Gala de cabeça, à passagem do minuto 73 na sequência de um canto. Um livre que ficou na barreira, perto do final, foi o canto do cisne e o empate persistiu até ao final. Resultado aceitável pelo labor de ambos os conjuntos. Arbitragem em bom plano, apesar dos protestos em alguns fora de jogo.

Mas o fair-play imperou.
FICHA DO JOGO
CASA DO POVO DE S.MIGUEL: João Gomes (Filipe Dias), Gonçalo Alves, José Miguel, João António, Diogo Martins, Rafael Coelho, David Cabaço, Duarte Lopes (Fábio Oliveira), Fábio Cruz (José Gaio), Gonçalo Oliveira e Gala.
Suplentes não utilizados: João Salgueiro, Diogo Oliveira e Ricardo Apura.
Treinador: Jorge Sobral.

SOCIEDADE RECREATIVA PRÓ CASAIS DE REVELHOS:
Seginho, Luís Martins, João Sousa (João Tibério), Rui Lopes, André Leitão (Pinga), João Mourato, Ivo Gil (Nelson Nascimento), Mauro Covas, Mauro Santos (Duarte Nunes), David Martins (Bernardo Leitão) e João Batista (João Delgado).
Treinador: Nelson Matos.
GOLOS: David Cabaço (S.Miguel) e João Mourato (C.Revelhos)

EQUIPA DE ARBITRAGEM:
Manuel Marques, Henrique Santos e Márcio Alves.
Ação disciplinar
Cartão amarelo: José Miguel (S. Miguel)

Ouvimos os treinadores de ambas as equipas.
Opinião de Jorge Sobral, treinador de S.Miguel:

Opinião de Nelson Matos, treinador de Casais de Revelhos:

* Com David Pereira (fotos)