Numa tarde agradável, com algum vento e sintético em bom estado disputou-se a segunda jornada da Taça Concelhia de Abrantes do INATEL (INCUP). O Rossiense, a tentar corrigir a derrota da 1ª jornada, entrou por cima e no segundo minuto adiantou-se no marcador por Rodrigo em rápido contrataque conduzido por Romão que centrou para o miolo da área.
Com o marcador inaugurado e as equipas a equilibrar a contenda assistiu-se a um jogo centrado a meio campo com poucos momentos de interesse.

Mas imperou o fair-play.
Mas o Rossiense queria mais e aos 18 minutos, na sequência de um canto, obriga o guarda redes Tiago a defesa de recurso. O S. Facundo não se resignava e dez minutos volvidos Miguel eecutou um bom remate de meia distância mas com a bola a sair por cima.
À passagem da meia hora a UDR beneficiou de dois cantos consecutivos mas a bola não encontrou o melhor destino.
Melhor sorte teria cinco minutos depois, em jogada envolvente, culminada com remate fatal, de novo por Rodrigo, a ampliar a vantagem. No minuto seguinte foi a vez de Jorgito, isolado, atirar ao lado. O mesmo Jorgito, pouco depois isolou Romão que conquistou um canto. Na sequência do canto a bola esbarrou com estrondo na trave e gorou-se a hipótese de ampliar a vantagem.
A faltar um minuto para o descanso, Romão entrou na área, pela direita e rematou forte para defesa imcompleta de Tiago. Na emenda o mesmo Romão marcou o terceiro do jogo.

Pouco depois Vitor Leitão apontava o caminho dos balneários para tempo de intervalo.
Vantagem dos rossienses completamente justificada pelo maior caudal ofensivo.
Ambos os treinadores procederam a alterações já que este fim-de-semana se joga jornada dupla e havia que refrescar as equipas. A segunda parte começou como terminou a primeira. Com a UDR a pegar no jogo e a partir rápido com os olhos na baliza contrária.
No segundo minuto Lúcio conquistou a linha de fundo, cruzou atrasado e apanhou na corrida o recém entrado Renato Mendes que rematou ao lado.
O jogo pareceu acalmar durante alguns minutos, com os jogadores entrados a assimilar processos. Aos 50 minutos Lúcio resolveu dar um ar da sua graça e driblou “meio-mundo”, guarda redes incluído, fazendo o quarto do jogo e o primeiro da sua conta pessoal.

Queixaram-se os visitantes de suposta falta sobre o guarda redes Tiago e os protestos excessivos de Vitor, entrado ao intervalo, valeram-lhe o vermelho direto, complicando ainda mais a tarefa do S.Facundo.
Uma contrariedade viria a bater à porta, desta feita, do Rossiense. Daniel Santos, entrado à cinco minutos teve de sair lesionado. A ganhar por margem confortável e a jogar contra dez o Rossiense descontraiu um pouco e deixou respirar.
Mas foi sol de pouca dura. Ao passar do minuto 58 nova arrancada rossiense com a defesa a aliviar para… o poste. Não foi preciso esperar muito para o marcador voltar a mexer. Tiago ainda se opôs a um primeiro remate mas a emenda pronta de Lúcio elevou a contagem. Aconteceu em cima da hora de jogo.
Quatro minutos depois a UDR volta a materializar o seu ascendente, desta feita na marcação de um canto com Pedro Chambel a estrear-se a marcar.

A faltarem três minutos para o final novo ensejo para os da casa ampliarem a vantagem. Jorgito, à entrada da área, descaído pela esquerda, executou um soberbo remate em arco levando a bola a entrar junto ao poste mais distante. Foi a cereja no topo do bolo.
Pouco depois Vitor Leitão apitou pela última vez.
Vitória sem contestação, penalizadora para a jovem equipa que viajou de S.Facundo.
Arbitragem sem problemas de maior, contestada na expulsão.
FICHA DO JOGO
UNIÃO DESPORTIVA ROSSIENSE:
António, Pipo, Dinga (Pedro Chambel), Marco (Daniel Pires), Leandro (Renato Mendes), China, Romão (Daniel Santos) depois (João Henrique), Rodrigo (Dário Alfaiate), Jorgito, Miguel Prates (Ricardo Gameiro) e Lúcio.
Treinador: Zinha.

CASA DO POVO DE S. FACUNDO:
Tiago, Alexandre Silva, Vasco (João Matos), Rafael, Francisco, Daniel (Gonçalo), Miguel (Alexandre Rodrigues), João Miguel (Pedro Ricardo), João Nuno, Celso e Jorge (Vitor).
Treinador: Pedro Alves.

GOLOS: Rodrigo (2), Lúcio (2), Romão, Pedro Chambel e Jorgito (UDR)
EQUIPA DE ARBITRAGEM:
Vitor Leitão, Fernando Elisbão e Nelson Rosa

No final do encontro ouvimos ambos os treinadores:


* Com David Pereira (fotos).