Futebol – Inatel – Torneio Quadrangular de Concavada
Campo de Jogos José Santos Ruivo, em Concavada, dia 1 e 2 de setembro 2018
Final de domingo – Concavada 3 São Facundo 1
3º e 4º lugar – Casais de Revelhos 2 – Vale das Mós 1

Meias – finais/sábado – CDR de Concavada 5 Vale das Mós 0
São Facundo 3 Casais de Revelhos 3 (5-4 após gp)

Num fim de semana de muito calor, evoluíram no Campo de Jogos José dos Santos Ruivo as equipas de Concavada, Vale das Mós, Casais de Revelhos e São Facundo, num torneio de preparação para a próxima época desportiva.

O Torneio, na sua segunda edição, é também uma homenagem do clube local aos seus conterrâneos José Ferreira e Fernando Colaço e decorreu nos dias de sábado e de domingo, uma semana antes do início da “InCup 2018 – 2019”, Taça Inter Concelhia de Abrantes do Inatel.

A tarde iniciou-se com a apresentação (um a um e de forma original) dos atletas de Concavada a serem transportados para o centro do terreno por elementos do Moto Clube “Estafa”, também eles pertencentes ao C. D. R. de Concavada, numa demonstração de união associativa o que proporcionou momentos de boa disposição entre jogadores e adeptos, presentes em razoável número e que iam procurando qualquer bocado de sombra para se resguardarem dos 45 graus sentidos àquela hora.

O Torneio começou com a formação da casa a receber a desfalcada equipa de Vale das Mós que demonstrou ainda estar em processo de remodelação de plantel com alguns atletas ainda de férias e isso acabou por se refletir em campo.
Numa primeira parte onde ainda foram aguentando uma equipa da Concavada nitidamente mais forte, o resultado chegou ao intervalo com um equilibrado um a zero a favor dos anfitriões, num golo que teve origem numa grande penalidade.
A segunda metade do encontro foi mais desequilibrada com os amarelos da casa a chegarem de forma fácil à mão cheia de tentos, perante o Vale das Mós que perdeu o pouco pulmão que tinha logo no reinício da partida, acusando em demasia a falta de treinos e a falta de alguns elementos em determinados sectores do seu xadrez táctico. Acabou por se tornar fácil o apuramento da equipa da Concavada para a final do seu torneio, com uma vitória justa e expressiva por 5 bolas a zero.
FICHA DO JOGO
CONCAVADA:
Valegas, Luís Santos, Anderson, Júlio, Cláudio Rodrigues (cap.), João Cartaxo, David Mata, Pedro Alves, Fábio Gomes, Daniel e Paulo Edgar
Suplentes: André Valência, Miguel Rento, Paulo Alves, Rúben Baptista, Edgar Soares, Douglas, Luís Carlos, Tiago Branco, Sérgio Tacho e Jorge Elias
Treinador: Bruno Alves.

VALE DAS MÓS:
Guilherme Silva, Ronaldo Ferreira (cap.), Bruno Machado, João Valdoro, Luís Palmeiro, João Pedro, Cláudio Marques, Zé Libério, Bruno Afonso, Rui Fernandes e Nelson Ribeiro
Suplentes: Cláudio Simões e Luís Simões
Treinadores: Cláudio Simões e João Maria Silva.

EQUIPA DE ARBITRAGEM:
João Rodrigues, Pedro Barbeta e Hugo Silvestre

No final da partida, falamos com os técnicos das duas formações onde ambos concordaram com a justiça quanto a vencedor.

Por motivos técnicos, não nos é possível passar as declarações do adjunto de Vale das Mós. João Maria Silva revelou estarem a ser encetados todos os esforços para reforçarem fortemente a equipa, quer com elementos vindos da época anterior (que por motivos de férias não poderiam estar no torneio), como contratarem atletas oriundos do concelho vizinho de Ponte de Sor, com experiência de distritais o que, vincou, será uma “mais valia” para poderem dignificar o símbolo que representam.

Com a temperatura a descer e o ambiente a ficar mais propício para a prática, subiram ao pelado do Campo de Jogos José dos Santos Ruivo, as equipas de Casais de Revelhos e de São Facundo, num jogo mais equilibrado e decorrido a um ritmo um pouco mais elevado, embora a falta de ritmo competitivo e o calor ainda fossem as notas dominantes da partida.

Começou melhor o conjunto de Casais de Revelhos que cedo chegou ao golo inaugural sem que ainda nenhuma das formações o justificasse. A partir daí sim uma vez que o S. Facundo acusou um pouco o tento sofrido, permitindo que o adversário se acercasse mais da sua baliza até concretizar o segundo golo e desperdiçando mais alguns.
Foi então que a campainha de alerta tocou para os lados de S. Facundo que, ainda antes do intervalo consegue reduzir, levando o encontro para o merecido descanso com o resultado de 2 a 1 a favor dos homens do norte do Tejo.
Sem poucas opções em ambos os bancos, os treinadores iam rodando os seus elementos de forma a os reposicionarem e os refrecarem e a segunda metade acabou por trazer ainda mais equilíbrio. Foi, no entanto, os Casais de Revelhos a aumentarem a vantagem no marcador, repondo novamente a diferença de dois golos o que dava a sensação que teriam o jogo na mão e a garantia de estarem na final de domingo.

Puro engano. Acreditando até ao fim, o S. Facundo terminou a partida com maior frescura física, conseguindo anular a vantagem dos Casais, reduzindo primeiro para 3 a 2 até chegar ao empate já mesmo sobre o apito do árbitro.
O finalista que iria encontrar a Concavada acabou por ter que se decidir com pontapés da marca de penalidade onde o guarda redes se S. Facundo acabou por fazer a diferença, defendendo um dos lances oferecendo a final à sua equipa.

Estavam assim escalados os encontros de domingo, dia 2 de setembro, que determinaram a classificação final deste Torneio Quadrangular de Concavada, e que contou com a participação das equipas de Casais de Revelhos, Vale das Mós, Concavada e São Facundo.
FICHA DO JOGO
CASAIS DE REVELHOS:
Serginho, Ricky, Duarte, Tiago Baptista, João Sousa, Mauro Santos (cap.), André Leitão, Tiago Santos, Mourato, Ivo e Bernardo
Suplentes: Batex e Alesi
Treinador: Nelson Matos.

SÃO FACUNDO:
Tiago Pascoal, Miguel Tomás, Marcelo Oliveira, Tiago Chambel, Vasco Bernardo, Márcio Brás, Tiago Dias, Mário Cardosos (cap.), Alexandre Ferreira, Alexandre Silva e David Matos
Suplentes: Paulo César, Alexandre Rodrigues, Celso Alexandre e Eduardo Urbano
Treinador: José Ferreira.

EQUIPA DE ARBITRAGEM:
Hugo Silvestre, João Rodrigues e Pedro Barbeta
Falámos também com os técnicos das duas equipas deste segundo encontro da tarde:


