Bemposta FC 3 – 2 CP São Facundo
Liga Inatel Grupo A, Jornada 8
Campo Eduardo Soares Mendes, Bemposta
19-12-2021
Na oitava jornada do Grupo A da Liga Inatel, uma equipa da Bemposta resoluta em conservar a liderança na tabela classificativa da sua série defrontou um São Facundo desfalcado mas determinado em somar pontos nesta curta deslocação. Jogo emotivo e com muitos golos, num bom espetáculo de futebol.
A equipa de São Facundo entrou praticamente a perder na partida, sofrendo um golo logo no primeiro minuto, mas conseguiu dar a volta ao resultado, não aguentando depois as investidas ofensivas da Bemposta pelo que o marcador acabou por dar nova “cambalhota”.

A equipa de Bemposta foi a que controlou mais o jogo, apostando num jogo mais “no pé”, com passes curtos e jogadas coletivas, enquanto a equipa visitante jogou mais através de bolas longas e contra-ataques.
A equipa da Casa do Povo de São Facundo bateu-se bem – principalmente tendo em conta o desfalque de cerca de 15 jogadores nas suas fileiras – e vendo-se a ganhar ao intervalo tentou conservar a vantagem. Deixando-se empatar no decorrer da segunda parte, os aguerridos jogadores de São Facundo já não conseguiram evitar a reviravolta no resultado imposta por uma poderosa máquina ofensiva por parte da Bemposta.

O jogo começou por sorrir à Bemposta logo no primeiro minuto, através de um erro na defensiva de São Facundo. Após um passe mal concretizado, o atacante da Bemposta, Marco Nobre, intercetou a bola, não facilitou, e frente-a-frente a Cláudio, guarda-redes de São Facundo, não deu hipótese e colocou a bola no fundo das redes.
Tanto aos 9 como aos 14 minutos de jogo, a Bemposta levou a bola até à área de São Facundo. O primeiro cruzamento foi sacudido pelo guarda-redes Cláudio, enquanto o segundo foi aproveitado através de um cabeceamento, que saiu ligeiramente acima da barra.

São Facundo lutava e dava mostras de querer disputar a partida, pelo que chegou ao primeiro golo aos vinte minutos de jogo. Após um lançamento lateral, a bola acabou a saltar na área da Bemposta, não conseguindo o defesa afastar logo o perigo.
O esférico, entre ressaltos, acabou por chegar à entrada da área de onde foi chutado em direção à baliza. Guilherme fez uma defesa incompleta, não segurando a bola, tentou complementar depois cortando com a perna mas não conseguiu ser mais rápido que Afonso Paredes, que colocou a bola dentro da baliza adversária.
Estava assim reposta a igualdade, mas esta não durou mais de dois minutos. Após um canto para o São Facundo, a bola sobrou à entrada da área, onde foi aproveitada num remate em meia volta. Encontrando-se dentro da área e vendo a bola a dirigir-se à sua cabeça, Rodrigo Pequeno não se fez rogado e desviou-a para o fundo das redes, não dando qualquer hipótese de defesa ao guardião da Bemposta.

Estava dada a cambalhota no resultado, algo que não agradou à Bemposta, pelo que criou logo de seguida uma grande oportunidade. Após um excelente passe colocado de trivela para o lado esquerdo, o jogador de Bemposta isolou-se em corrida pela linha, desviou a bola em jeito para o poste contrário, mas nem a bola foi em direção à baliza, nem o companheiro de equipa conseguiu chegar a tempo, com um defesa a adiantar-se e a bloquear o caminho.
Aos 36 minutos, Rodrigo Pequeno, jogador de São Facundo, viu-lhe ser mostrada a cartolina amarela após ter puxado a camisola a um adversário de forma a travar um contra-ataque.
Dois minutos depois, a Bemposta delineou uma excelente jogada por meio de tabelinhas, conseguindo desta forma chegar até ao centro da área adversária, onde na hora da concretização o remate foi intercetado pela defensiva de São Facundo.

A fechar a primeira parte, a Bemposta ainda beneficiou de um livre que foi batido para o centro da área, tendo o cabeceamento consequente passado ao lado da baliza.
A primeira metade da partida mostrou uma Bemposta com um jogo mais estruturado, mais “bonito” e a conseguir desenhar mais jogadas que conduzissem a bola até à área adversária, e uma equipa de São Facundo lutadora, com vontade e eficaz.
Já entrados na segunda parte, aos 54 minutos de jogo, um jogador da Bemposta ensaiou um remate, e para quem via a bola de trás da baliza de São Facundo parecia já golo certo, mas um defesa mais atento e rápido conseguiu intercetar a bola a tempo.

A Bemposta subia em busca do golo e tentava encostar a equipa de São Facundo às cordas, o que libertava espaço no campo. E foi precisamente esse espaço que a equipa visitante tentou aproveitar através de uma bola longa, em contra-ataque, para aproveitar a corrida de Afonso, que ia já isolado, mas que viu o guarda-redes Guilherme, já fora da grande área, chegar primeiro à bola. O choque entre os dois foi inevitável, Afonso caiu mal e precisou de assistência.
O relógio estava perto de assinalar uma hora de jogo quando foi restabelecida a igualdade no marcador. Após um livre batido de longe para a área, um primeiro cabeceamento amorteceu a bola para o centro da área, onde Tiago “Badocha” não perdoou, fazendo o segundo tento para a equipa da casa.

Por esta altura a equipa de São Facundo concentrava-se cada vez mais na tarefa de não sofrer mais golos para conseguir levar pelo menos um ponto para casa, enquanto a equipa da Bemposta mostrava ganas de querer virar o jogo e somar os três pontos.
Sinal disso foram os constantes protestos dos jogadores de Bemposta – bem como dos seus adeptos – acerca das constantes dificuldades físicas dos jogadores da equipa de São Facundo, que consideravam que estes estavam apenas a tentar perder tempo. Neste sentido, o árbitro concedeu sete minutos de compensação.
Daniel, jogador de São Facundo, viu o cartão amarelo após ter agarrado um jogador adversário. Posteriormente, também Mennoty (Bemposta) e Pascoal (São Facundo) se viram amarelados por Cristóvão Justo, juiz da partida.
Foi perto dos 80 minutos da partida que a Bemposta chegou à liderança, após um pontapé de canto que foi depois concretizado por André Pina. Estava dada a cambalhota final no resultado.

Já ao cair do pano, a Bemposta ainda beneficiou de nova oportunidade, após cruzamento tenso de André Silva, mas o cabeceamento de Badoxa saiu por cima.
Ficou então estabelecido o resultado final, após o apito final: 3-2, numa vitória justa para a Bemposta mas complicada de alcançar devido ao esforço da equipa de São Facundo. A Bemposta segue assim isolada na tabela classificativa com 16 pontos, sendo que a equipa de São Facundo mantém os 12 que trazia da jornada anterior. Arbitragem sem problemas.

Ainda neste grupo, Envendos empatou a uma bola na sua deslocação até Concavada, enquanto Foros do Arrão descansou. Na próxima jornada, disputada a 9 de janeiro, São Facundo recebe Foros do Arrão enquanto a Bemposta se desloca a Envendos. Concavada folga. A equipa de Bemposta segue na frente do grupo com 16 pontos, seguindo-se São Facundo com 12. Envendos e Concavada, seguem ambas com 7 pontos, sendo que Foros do Arrão é a última classificada, com um ponto conquistado.
Pode consultar todos os resultados da oitava jornada da Liga Inatel AQUI.
Ficha de Jogo:
BEMPOSTA FC:
Guilherme, Tiago Nobre, Hugo, Marco Martins, Tiago Paulo, João Oliveira, Luís Santos, Caroxa, Paredes, Marco Nobre, Espadinha
Suplentes: Ricardo Dias, Badoxa, André Silva, Pina, Mennoty, Pedro Pequeno, Zé Silva
Treinador: Nelson Marques

CP SÃO FACUNDO:
Cláudio, Francisco, Vasco, Afonso, Eduardo, Pascoal, Rodrigo Carrancho, Rodrigo Pequeno, Alexandre, João Nuno, Daniel
Suplentes: Piranha, Lúcio, Graça, Daniel
Treinador: Cláudio

GOLOS: Marco Nobre [1], Tiago Badocha [1] e André “Pina” [1] (Bemposta FC) Afonso Paredes [1] e Rodrigo Pequeno [1] (CP São Facundo)
EQUIPA DE ARBITRAGEM:
Cristóvão Justo, Sérgio Fontinha, José Amaro

DISCIPLINA
Cartão Amarelo: Rodrigo Pequeno, Daniel, Pascoal (CP São Facundo)
Como habitualmente fomos escutar os responsáveis técnicos de ambas as equipas:
NELSON MARQUES (BEMPOSTA)

CLÁUDIO FERREIRA (SÃO FACUNDO)
