Bemposta conseguiu levar a melhor e venceu a equipa de Alcaravela por uma bola. Foto: mediotejo.net

BEMPOSTA FC 1 – 0 GD ALCARAVELA
Liga INATEL – 2ª Fase – Grupo A, Jornada 3
Campo Eduardo Soares Mendes, Bemposta
20-02-2022

A terceira jornada do Grupo A da segunda fase da Liga Inatel levou ao embate entre uma equipa sardoalense e outra abrantina, num desafio presenciado por uma bem composta moldura humana que assistiu a partida muito competitiva e equilibrada. Numa tarde de sol, defrontaram-se assim as equipas de Alcaravela e de Bemposta, num jogo em que se pode considerar que foi dividido ao meio: na primeira parte mandou o Alcaravela, sem concretizar, e na segunda metade a Bemposta retificou, jogou melhor, e marcou nessa fase um golo que seria decisivo.

A vitória acabou por sorrir à equipa da casa que conseguiu marcar logo no início da segunda parte e que anulou os ataques adversários protegendo o resultado mínimo, curto mas suficiente para garantir os três pontos.

A partida decorreu no Campo Eduardo Soares Mendes, em Bemposta. Foto: mediotejo.net

A primeira tentativa de golo coube à equipa visitante, como um pontapé ensaiado a meia altura, mas a passar ao lado e sem causar grande perigo. A equipa de Alcaravela mostrava assim logo desde os primeiros minutos que queria mandar no jogo e colocar-se cedo em vantagem.

Pouco depois, Guilherme, guarda-redes da equipa da casa, após recolher uma bola, chutou forte e rapidamente procurando o contra-ataque, tendo assim colocado os números 9 de cada equipa em corrida. Luís Espadinha não conseguiu sobrepor-se a Bruno Gaspar, defesa e capitão de Alcaravela, que cortou a bola para canto. 

Alcaravela dominou em grande medida a primeira parte da partida. Foto: mediotejo.net

No seguimento do pontapé de canto, o cabeceamento dirigido para baixo foi travado com uma defesa segura pelo guarda-redes de Alcaravela, Vasco Lopes.

Depois de um mau passe do guardião da Bemposta, a bola acabou nos pés de Eduardo António que, mesmo apertado por três adversários, chutou à baliza, tendo o esférico passado ao lado do alvo.

A partida de futebol decorreu numa tarde agradável onde o sol se fez sentir. Foto: mediotejo.net

O maior calafrio até então para os adeptos da casa surgiu após uma boa jogada da equipa de Alcaravela, que rodou a bola desde o seu flanco direito até ao lado esquerdo, de onde o esférico foi depois cruzado para o segundo poste, local onde apareceu um cabeceamento forte mas a passar por cima da baliza da Bemposta. Uma boa oportunidade de golo.

Embora o domínio Alcaravela não conseguia colocar-se em vantagem. Foto: mediotejo.net

Quando a partida contava com 18 minutos decorridos, e após ser afastado um cruzamento da equipa de Alcaravela, Mauro, na ressaca, rematou rasteiro e ao lado, não causando perigo de maior.

Cerca de dez minutos depois os adeptos de Alcaravela reclamaram uma grande penalidade quando, após uma bola metida com o intuito de ir para as costas da defesa, André Mendes saltou com os braços abertos, tendo a bola, alegadamente, batido num braço. O árbitro mandou seguir.

Pouco depois, João Mourato, atacante da equipa visitante, esticou-se à entrada da área para chegar a uma bola colocada a partir do meio campo, e rematou com perigo, com o esférico a raspar o poste. Pouco depois Mourato viu-lhe ser mostrada a cartolina amarela, após ter chutado a bola para longe quando o árbitro parou a jogada por fora de jogo.

A partida foi bem disputada, com as duas equipas a darem mostras de quererem somar pontos. Foto: mediotejo.net

Aos 34 minutos a Bemposta ainda chegou a introduzir a bola na baliza adversária, num desvio de cabeça após um canto marcado a dois, mas o tento foi anulado por fora de jogo.

Nos 40 minutos jogados no primeiro tempo, a equipa visitante mostrava-se superior, mandando inequivocamente no jogo, mas sem conseguir impor um resultado que lhe fosse favorável. O meio-campo do Alcaravela impunha-se o seu jogo, algo que parecia não acontecer com a equipa da casa, que não conseguiu segurar o jogo nem impor o seu ritmo.

A equipa da casa entrou praticamente a vencer na segunda parte através deste golo de Tiago Nobre. Foto: mediotejo.net

O intervalo pareceu ter feito bem à equipa da casa, que conseguiu colocar-se em vantagem logo a abrir a segunda parte da partida. Ao bater um livre entre o meio campo e a grande área, Tiago Nobre enviou a bola alta – não se percebendo bem se o intuito era o de cruzar ou o de enviar a bola diretamente para a baliza – acabando o esférico por passar por cima do guarda-redes Vasco Lopes, que, mesmo esticando-se, não conseguiu evitar o golo.

Nesta segunda parte e vendo-se em vantagem, a equipa da casa parecia mais confiante e conseguia anular o jogo adversário, tendo pouco depois beneficiado de uma oportunidade flagrante. Após uma bola colocada longa e rasteira, David Silva seguia isolado para a baliza e, encontrando-se frente a frente com Vasco Lopes mas apercebendo-se de Ricardo Alexandre a aparecer ao seu lado direito, não foi egoísta e passou a bola, oferecendo-lhe o golo. Este, no entanto, não conseguiu concretizar a grande oportunidade para dilatar a vantagem, atirando ligeiramente ao lado. 

O intervalo fez bem à equipa da Bemposta que conseguia agora anular o jogo da equipa visitante. Foto: mediotejo.net

Com o decorrer da partida os ânimos e a tensão entre os jogadores foi começando a subir. A Bemposta pressionava alto e contrariava o jogo da equipa visitante, que tentava anular a desvantagem no marcador, mas estava num dia de pouca inspiração e mostrou que ficou um pouco intranquila após o golo sofrido. O Alcaravela deixou de conseguir impor o seu jogo, como fez no primeiro tempo, com mérito também para a equipa da casa, que retificou posições e mudou a sua estratégia.

Aos 74 minutos, houve um novo embate entre jogadores com o mesmo número de ambas as equipas, mas desta vez, com o jogo em pausa. Após o jogo ser parado por António Henriques, juiz da partida, Carlos Gaspar (Bemposta) e Mauro (Alcaravela) pareceram desentender-se com o primeiro a empurrar o peito do segundo, o qual caiu ao chão.

Seguiu-se alguma confusão e, pareceu-nos que, quando o árbitro se preparava para puxar da cartolina vermelha, o juiz de linha aconselhou-o com outra decisão, sendo mostrada antes a cartolina amarela a ambos os jogadores. Rui Serras, técnico da equipa de Alcaravela, foi quem acabou expulso do banco por alegados protestos. 

Rui Serras, técnico da equipa sardoalense, não conseguiu colocar a sua equipa a dominar na segunda parte como tinha feito durante a primeira. Foto: mediotejo.net

Antes de cair o pano do final da partida, a equipa sardoalense ainda tentou novo remate naquela que foi a última jogada da partida, mas o guarda-redes Guilherme amarrou a vantagem.

Ficou assim estabelecido o resultado final em 1-0, após o apito final. Numa partida que se pode considerar dividida ao meio, a vitória sorriu a uma equipa da Bemposta lutadora. A equipa de Alcaravela podia ter levado pelo menos um ponto da sua visita à aldeia abrantina, mas tal não foi possível uma vez que não conseguiu faturar. A arbitragem foi alvo de críticas por parte da equipa e adeptos alcaravelenses, sendo de destacar a alegada expulsão por agressão que não chegou a acontecer.

Foto: mediotejo.net

A Bemposta segue assim em segundo lugar com os mesmos pontos que Seiça (7), num pódio fechado por Alcaravela que mantém assim os quatro pontos conquistados. Segue-se Sentieiras e Estevense com dois pontos, e o Bairrense surge como último classificado, com um ponto.

Pode consultar todos os resultados da terceira jornada da 2ª Fase da Liga Inatel AQUI.

A equipa da Bemposta conseguiu manter-se na frente do marcador e conquistou três pontos. Foto: mediotejo.net

Ficha de Jogo:

BEMPOSTA FC:

Guilherme, Hugo Emídio, Pedro Pequeno, André Mendes, João Oliveira, Luís Santos, Espadinha, Ricardo Alexandre, Carlos Fernandes, Diogo Antunes, David Silva,
Suplentes: Ricardo Dias, Tiago Nobre, David Cabaço, Duarte Paredes, Tiago Dias, Carlos Gaspar, Marco Martins
Treinador: Nelson Marques

Bemposta Futebol Clube. Foto: mediotejo.net

GD ALCARAVELA

Vasco Lopes, Henrique Cruz, Eduardo António, Bruno Gaspar, Bruno Santos, Paulo Batista, Mauro, Ricardo Dias, João Mourato, Paulo Silva, Bruno Pota
Suplentes: Francisco Reis, Armando Fernandes, Rui Pita, João Gaspar, António Serras, Vítor Pissarreira
Treinador: Rui Serras

Grupo Desportivo de Alcaravela. Foto: mediotejo.net

GOLOS: Tiago Nobre [1] (Bemposta)

EQUIPA DE ARBITRAGEM: António Henriques, Sérgio Marujo, Paulo Moreira

Equipa de arbitragem, Sérgio Marujo, António Henriques e Paulo Moreira. Foto: mediotejo.net

Como habitualmente, fomos escutar os responsáveis técnicos de ambas as equipas.

Rui Serras (Alcaravela)

Foto: mediotejo.net

Nélson Marques (Bemposta)

Foto: mediotejo.net

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *