15 de novembro de 2015, 15.00 horas, Amoreira
Campeonato Distrital da Inatel de Santarém – Grupo A, 4ª Jornada
Centro de Cultura e Desporto de Amoreira 2 – Liga Regional de Melhoramentos de Ortiga 1
Crónica do jogo por José Belém
Numa partida de futebol algo “enfadonho” e com uma arbitragem bastante contestada pelos homens de Ortiga (em especial pelo seu técnico que acabou mesmo por receber ordem de expulsão do banco, aos 59 minutos de jogo) pode aceitar-se o resultado embora o equilíbrio (nivelado por baixo) tenha sido a nota dominante.
A equipa de Amoreira, mais tranquila e esclarecedora, justifica a vitória pela eficácia na finalização e por maior posse de bola perante o conjunto de Ortiga, muito nervoso a acusar ainda a pesada derrota da jornada anterior.
O primeiro tento da partida acontece aos 27 minutos, por Fábio Duque na transformação de uma grande penalidade que irritou, desde logo, José Carlos, técnico da equipa que viajou do concelho de Mação. De facto, fica a sensação de que há uma jogada do ataque “caseiro” cortada por uma mão de um adversário, mas fica-nos a dúvida se o lance ocorreu dentro ou fora da área: o assistente que acompanhava o ataque da Amoreira nada assinalou mas o árbitro principal não teve dúvidas apontando peremptoriamente para a marca de castigo máximo.
Já em cima do minuto 40, Nando restabelece a igualdade na marcação de um canto direto, levando as equipas empatadas para os balneários com um resultado que se justificava na ocasião.
Para a segunda metade da partida esperava-se um encontro mais aberto de parte a parte e com mais oportunidades de golo mas tal não veio a acontecer.
A equipa da casa acaba por chegar ao golo que lhe permitiu conquistar os três pontos, aos 57 minutos por “Pinga” que aproveitou uma desatenção da defesa contrária para apontar o segundo tento da sua equipa.
Dois minutos depois, acontece o “caso” do jogo com José Carlos, técnico da Ortiga a reclamar de forma veemente uma grande penalidade a favor da sua equipa e, sem contemplações, Victor Clemente, árbitro da partida, expulsa-o do seu banco e o “jogo” acabou aí!
Daí até final assistiu-se a um acumular de lances ríspidos e quezílias entre jogadores passando o futebol para segundo plano. No meio de tantos lances mais duros, há a registar a lesão de Mauro, jogador de Amoreira que teve que ser transportado ao Hospital de Abrantes por apresentar demasiadas queixas nas costas.

Ficha de jogo:
Árbitros: Victor Clemente, José Vieira e Faustino Reis
CCD Amoreira
Tiago, Cadete, Bruno Ferreira “Pinga”, Duque, Fábio, Batex, Marquitos, Mauro, Fred, Hugo Grácio e Cláudio
Suplentes: Luís Eufrásio, Patrício, Bá, Nuno Fortes, Marlon e Ruizito
Treinador: Tó Santos
LRM Ortiga
Hélder, Falua, Martunis, Costa, Rui Dias, Ferreira, Duarte, Nando, Ruma, Fábio (cap.) e Pedro Afonso
Suplentes: Valência, Joel, Nuno, Xico, João Alves, João Miguel e Rainho
Treinador: José Carlos
Marcadores: Fábio Duque e Bruno Ferreira “Pinga”; Nando