31 de janeiro de 2016, 15 horas, Pego
Campeonato Distrital da 2ª Divisão de Seniores da Associação de Futebol de Santarém
Casa do Povo do Pego 0 – Sport Clube Ferreira do Zêzere 1
Crónica do jogo por João Sampaio

Desde o apito inicial se percebeu que ambas as equipas queriam ter o controlo do jogo e, nesse particular, esteve melhor a equipa de Ferreira do Zêzere que cedo mostrou estar no Pego para não perder. Os pegachos entraram com menos intensidade do que tem sido hábito, pelo menos nos jogos em casa, e isso ia fazendo com que os comandados de Rui Bugalhão tivessem mais posse de bola e que a fossem circulando sem pressas entre os seus jogadores, espreitando sempre que podiam o ataque. Nos primeiros 30 minutos não temos registo de qualquer jogada de perigo junto das balizas. Nando Costa do banco ia tentando corrigir as coisas dentro das quatro linhas mas as indicações não surtiam o efeito desejado. Aos 36 minutos surge o lance que marca a partida. Livre sobre a esquerda do ataque dos homens da “Capital do ovo”, a bola é batida forte para a área pegacha, bate à frente de Norberto (pareceu-nos que não mediu bem a trajetória da bola), ficando a sobre a linha de golo, onde mais rápido, Geraldo, empurra para o fundo das redes da casa. O Pego tentou reagir ainda antes do intervalo, procurou o empate, mas nem tudo o que fazia era feito da melhor forma e também, diga-se, se os ferreirenses com 0-0 já eram uma equipa compacta não dando muitos espaços aos pegachos, em situação de vantagem mais se tornaram, unindo ainda mais as linhas e dando a iniciativa de jogo ao adversário. Nesta toada se chegou ao intervalo com 1-0 no marcador.

Na etapa complementar, os visitados vieram com a disposição de chegar rapidamente ao golo, e como todos sabemos, “depressa e bem, não há quem”, o que fez com que o nervosismo se apoderasse dos pegachos muito cedo, pois não iam conseguindo furar a bem organizada equipa de Ferreira do Zêzere, que ia construindo alguns lances de ataque aproveitando os espaços que os pegachos iam dando nas suas costas. Os azuis e amarelos ainda dispuseram de duas ou três ocasiões de perigo junto da área forasteira, mas não conseguiram ser felizes, numa tarde em que não tiveram uma exibição muito conseguida.
No final dos 90 minutos podemos dizer que o resultado premeia quem mais eficaz foi, ofensiva e defensivamente. Em jogos entre equipas muito iguais, as ocasiões de golo por vezes não abundam e há que aproveitar as poucas que surgem. Foi o que o Ferreira do Zêzere fez, conseguindo uma vitória, que faz depender só de si para alcançar a liderança da Série.
O trio de arbitragem cumpriu a sua missão, sem grandes erros a apontar, no entanto pelo nosso relógio pareceu-nos que o tempo e jogo e o extra não foram respeitados.

Ficha do jogo:
Parque de jogos do Pego

Árbitros: Pedro Freire, Gonçalo Freire e Vasco Pinto
CP Pego
Norberto, Tiago Garrrido, Zé Tomé, João Ruivo, Péron, João Salgueiro (Tiago Marchante), João Bioucas, André Neves, Di Maria (Duarte Calado), Fábio Santos e Diogo
Suplentes: Caio, João Santos, Tiago Marchante e Duarte Calado
Treinador: Nando Costa
SC Ferreira do Zêzere
João Pedro, César, Geraldo, Fábio Dias, João Mendes (Rafael), António Marques, Marco Ferreira, Rato, Celso Alves (Diogo Antunes), Diogo Gaspar e Luís Caetano (João Diogo)
Suplentes: Joel, Duarte Gaspar, Rafael, Diogo Antunes, João Diogo, Daniel Rodrigues e Paulo Pereira
Treinador: Rui Bugalhão
Marcadores: Geraldo
A opinião dos treinadores:
Nando Costa (Pego)

Rui Bugalhão (Ferreira do Zêzere)

