C. P. PEGO 0 – SEIA F. C. 5
Taça de Portugal Allianz / 1.ª Eliminatória
Campo de Jogos do Pego
01-11-2018

A equipa feminina da Casa do Povo do Pego estreou-se na edição 2018/2019 da Taça de Portugal Allianz com uma pesada derrota diante do Seia Futebol Clube, mas o resultado não demonstra o que se passou dentro das quatro linhas. As pegachas deram muito trabalho às adversárias faltando apenas maior agressividade no ataque à bola e uma “pontinha” de sorte que esteve do lado das serranas. Apesar da derrota, o jogo serviu de teste à capacidade das pegachas que recebem o Benfica este domingo, em jogo a contar para o campeonato nacional da 2ª divisão.
O Pego entrou no jogo a mandar, encostando o adversário no seu último reduto e fazendo circular o esférico a toda a largura do terreno o que obrigava a um desgaste físico maior nas atletas do Seia. A equipa forasteira demorou a reagir à boa entrada das mulheres da casa que dispuseram de um par de oportunidades para alvejar a baliza contrária, o que não veio a acontecer por mero infortúnio.

Só à passagem da meia hora de jogo é que as jogadoras de Seia começaram a tomar conta do meio-campo e, a partir daí, a construir jogadas de maior perigo para a baliza de Francisca Mendes. E foi num lance de bola parada que o Seia inaugurou o marcador, estavam cronometrados 34 minutos.
Livre directo à saída da área pegacha, ligeiramente descaído para o lado direito da sua defesa e, com alguma felicidade à mistura, a capitã Inês Gomes faz agitar as redes contrárias pela primeira vez.

Ressentiu-se o Pego que foi perdendo algum do fulgor inicial aproveitando-se disso a equipa forasteira. Dominava o centro do terreno e, mais pressionantes sobre as pegachas, iam ganhando as segundas bolas e construindo jogadas de perigo que deram resultado ao cair do pano sobre o primeiro tempo.
Rosa Peixe assinou o segundo golo para o conjunto de César Fernando que, dessa forma, foi para o seu balneário muito mais tranquilo que Hermínio Rosado, treinador do Pego, e que via a sua equipa sofrer dois golos em fases cruciais da partida.

A segunda metade inicia-se com o Pego a tentar contrariar a tendência do jogo, mas o discernimento ia-se perdendo e algumas atletas começaram a desligar-se da partida, já desmoralizadas, pois tinham a perfeita noção de que o resultado ao intervalo era pesado demais para o que tinham trabalhado nos primeiros 45 minutos.
O pouco público presente no Campo de Jogos do Pego ia puxando pelas atletas tentando um tónico extra. Porém, aos 55 minutos, um novo “golpe” acaba com qualquer aspiração das locais. Ana Fernando faz o terceiro das senenses e coloca definitivamente um ponto final quanto ao vencedor da partida e da eliminatória.

Hermínio Rosado ainda mexeu na estrutura da equipa tentando dar-lhe maior consistência e frescura, mas no espaço de cinco minutos – em duas subidas rápidas – o Seia fixa o resultado final. Aos 80 minutos Inês Gomes bisa e faz o quarto da sua equipa, para aos 85 ser a vez de Catarina Marques fechar a contagem.

Pelo que fizeram (principalmente no primeiro tempo enquanto houve capacidade física e mental) as mulheres do Pego não mereciam um resultado tão pesado mas já mostraram evolução com as atletas a conhecerem melhor os seus métodos e a realizarem uma exibição agradável. Continuando assim, os resultados irão aparecer naturalmente com o decorrer do campeonato.
Num jogo pacífico, a equipa de arbitragem vinda de Coimbra e chefiada por Daniela Simões esteve em plano positivo.

FICHA DO JOGO
CASA DO POVO DO PEGO:
Francisca Mendes, Beatriz, Cátia Rodrigues (cap.), Matilde, Daniela Esteves, Filipa Lopes, Rute Ricardo, Patrícia Lopes, Inês Cadete, Bruna Lourenço e Érica.
Suplentes: Carolina, Inês Gaudêncio, Ana Barrento, Joana e Deolinda.
Treinador: Hermínio Rosado.

SEIA F. C.:
Sara, Bárbara, Cláudia, Jéssica, Rosa Peixe, Catarina Marques, Inês Gomes (cap.), Inês Dias, Joana, Ana Fernando e Vanessa.
Suplentes: Mariana.
Treinador: César Fernando.

GOLOS: Inês Gomes (2), Rosa Peixe, Ana Fernando e Catarina Marques (Seia F. C.).
EQUIPA DE ARBITRAGEM:
Daniela Simões, Diogo Lima e Luís Sousa (Coimbra).

No final do encontro Hermínio Rosado, técnico da C. P. Pego, mostrou-se orgulhoso das suas atletas e fez a antevisão do grande jogo do próximo domingo com o Sport Lisboa e Benfica, apelando a que a comunidade pegacha se reúna no Campo de Jogos no apoio à equipa:

César Fernando, técnico do Seia Futebol Clube, não poupou elogios às locais referindo que, apesar do resultado expressivo, não foi um jogo fácil:

O tempo agora é de retemperar forças, pois as mulheres do Pego recebem já este domingo o histórico Sport Lisboa e Benfica num dia que será especial para a “aldeia das casas baixas”. Espera-se “casa” cheia.

