CLUBE ATLÉTICO OURIENSE 2 – GIL VICENTE FUTEBOL CLUBE 1
Liga BPI – 6ª Jornada – 2ª FASE – MANUTENÇÃO/DESCIDA
Campo Caridade – Ourém – 27/02/2022
Tarde agradável no Campo Caridade em Ourém onde o Atlético recebia a equipa de Barcelos para a 6ª jornada da Liga BPI da fase Manutenção/Descida em que a equipa de Marco Ramos seguia da segunda posição, lugar que dá o acesso direto a permanecer no escalão máximo da liga feminina.

Início do jogo com algum equilíbrio em que as equipas se tentavam encaixar, com muita luta a meio-campo nos primeiros 10 minutos do desafio.
Aos poucos, a formação orientada por Marco Ramos foi crescendo e impondo o seu futebol, acabando nesta fase de ascendente por inaugurar o marcador.

Num pontapé de canto do lado esquerdo do seu ataque, Raiza Silva bate para o coração da área onde surge o corte de cabeça de uma defesa para trás.
Ana Sampaio surgiu no sítio certo, ao segundo poste, e aproveitou a oportunidade para atirar de cabeça a contar, assinando o primeiro golo do encontro.

Aos 25 minutos de jogo um erro na defensiva ouriense poderia ter sido fatal. Num mau atraso de bola, uma avançada minhota interpôs-se mas não teve o discernimento necessário para rematar à baliza e o lance acabou por se perder.
Pouco depois, na resposta, o Ouriense voltou a criar perigo. Maria Baleia, aos 29 minutos, atirou forte do meio da rua mas a bola saiu à figura da guardiã do Gil Vicente, que amarrou o esférico.

A equipa da casa não deixava jogar o Gil Vicente, fazendo pressão alta, e aos 41 minutos foi novamente Maria Baleia a rematar forte de meia distância para uma defesa apertada.
Quando soou o apito para o descanso, o Ouriense vencia o Gil Vicente por 1-0, resultado justo ao intervalo mas que pecava por escasso, tendo em conta as oportunidades criadas.

Para a segunda parte, a equipa visitante tentou mudar de estratégia, fez cinco alterações e entrou mais pressionante no jogo mas o Atlético respondeu bem defensivamente e não deixava que a bola chegasse muito perto da sua baliza.
Marco Ramos pedia às suas jogadoras para subirem no terreno e aos 12 minutos Raiza Silva rompeu pelo lado esquerdo, cruzou ao segundo poste para Sara Brasil, de cabeça, atirar às malhas laterais.

À meia hora da segunda metade o Gil Vicente chegou à igualdade. Carolina Pocinha tocou a bola com a mão dentro da área e prontamente a juíza da partida apontou para a marca de grande penalidade.
Rafa, chamada para a conversão do castigo máximo, atirou rasteiro para o lado direito de Annie Uliac e igualou a partida no Campo da Caridade.

Foi altura para Marco Ramos recorrer à força aérea e reforçar o ataque, com as atletas do Ouriense a exercerem maior pressão junto do ultimo reduto da equipa de Barcelos.

Apostando muito nos lançamentos longos para a área, aproveitando a enorme capacidade de elevação de Ana Pinto, aos 37 minutos de jogo a juíza do encontro apita para a marca de grande penalidade por falta sobre Ana Sampaio, que surge caída na área.
Chamada a bater a grande penalidade, Raiza Silva atirou forte e rasteiro para o lado esquerdo de Victória, que, apesar de uma boa estirada, não conseguiu evitar o segundo golo da equipa ouriense e que daria o 2-1 final e os três pontos para o conjunto de Ourém.

Bom jogo de futebol em Ourém, entre duas boas equipas, com o conjunto de Marco Ramos a revelar-se superior a maior parte de um encontro que poderia ter resolvido mais cedo. Certo é que do outro lado encontrou uma equipa aguerrida e bem orientada que se defendeu muito bem e nunca descurou o ataque.
Vitória justa do Atlético Ouriense que assim se mantém no segundo lugar da tabela classificativa, posição que lhe garante a manutenção direta no escalão principal da liga de futebol feminina. Bom trabalho da equipa de arbitragem.

Na próxima jornada a equipa de Marco Ramos, que soma 12 ponots, tem mais um adversário difícil pela frente com a deslocação a Vila Nova de Gaia onde irá defrontar o Valadares, atual terceiro classificado, e que segue atrás da equipa ouriense apenas a dois pontos de distância. O líder é o Amora, com cinco vitórias em cinco jogos, única equipa que derrotou o Ouriense nesta fase. Os dois primeiros classificados asseguram a manutenção.
FICHA DE JOGO:
CLUBE ATLÉTICO OURIENSE:

Annie Ulliac, Raiza Silva, Sara Brasil, Carolina Pocinho, Maria Baleia, Shen Menglu, Ana Sampaio, Jéssica Pastilha, Ana Pinto, Sónia Costa e Ana Barboz.
Suplentes: Lara Dias, Jéssica Gonçalves, Rosa Martinez, Cristina Ferreira, Ana Ferreira, Marta Lopez e Laura Souza.
Treinador: Marco Ramos
GIL VICENTE FUTEBOL CLUBE:

Victória Ferreira, Inês Matos, Kiki, Beatriz Costa, Andreia Cordeiro, Maria Rodrigues, Irene Diaz, Bekas, Beatriz Toco, Ana Tinoco e Margarida Maia.
Suplentes: Joana Espanhola, Daniela Lopes, Taty, Lea, Rafa, Rita Campos e Filipa Morais.
Treinador: Carlos Celso
GOLOS: Ana Sampaio, Rafa e Raiza Silva.

EQUIPA DE ARBITRAGEM: Teresa Oliveira, Telmo Rocha e João Moreira.
DISCIPLINA: Cartão amarelo: Beatriz Toco, Victória Ferreira, Kiki e Rafa.
No final ouvimos ambos os treinadores:

ÁUDIO | MARCO RAMOS, TREINADOR DO CA OURIENSE:

ÁUDIO | CARLOS CELSO, TREINADOR DO GIL VICENTE: