Ouriense venceu Gil Vicente na luta pela manutenção na Liga BPI. Foto: mediotejo.net

CLUBE ATLÉTICO OURIENSE 2 – GIL VICENTE FUTEBOL CLUBE 1

Liga BPI – 6ª Jornada – 2ª FASE – MANUTENÇÃO/DESCIDA

Campo Caridade – Ourém – 27/02/2022     

Tarde agradável no Campo Caridade em Ourém onde o Atlético recebia a equipa de Barcelos para a 6ª jornada da Liga BPI da fase Manutenção/Descida em que a equipa de Marco Ramos seguia da segunda posição, lugar que dá o acesso direto a permanecer no escalão máximo da liga feminina.

Ouriense e Gil Vicente lutam pela manutenção na liga BPI.

Início do jogo com algum equilíbrio em que as equipas se tentavam encaixar, com muita luta a meio-campo nos primeiros 10 minutos do desafio.

Aos poucos, a formação orientada por Marco Ramos foi crescendo e impondo o seu futebol, acabando nesta fase de ascendente por inaugurar o marcador. 

Ouriense teve claro ascendente sobre o Gil Vicente na primeira parte

Num pontapé de canto do lado esquerdo do seu ataque, Raiza Silva bate para o coração da área onde surge o corte de cabeça de uma defesa para trás.

Ana Sampaio surgiu no sítio certo, ao segundo poste, e aproveitou a oportunidade para atirar de cabeça a contar, assinando o primeiro golo do encontro.

Ouriense abriu o marcador com um golo de cabeça de Ana Sampaio

Aos 25 minutos de jogo um erro na defensiva ouriense poderia ter sido fatal. Num mau atraso de bola, uma avançada minhota interpôs-se mas não teve o discernimento necessário para rematar à baliza e o lance acabou por se perder.

Pouco depois, na resposta, o Ouriense voltou a criar perigo. Maria Baleia, aos 29 minutos, atirou forte do meio da rua mas a bola saiu à figura da guardiã do Gil Vicente, que amarrou o esférico.

Ouriense impôs o seu futebol perante o Gil Vicente

A equipa da casa não deixava jogar o Gil Vicente, fazendo pressão alta, e aos 41 minutos foi novamente Maria Baleia a rematar forte de meia distância para uma defesa apertada.

Quando soou o apito para o descanso, o Ouriense vencia o Gil Vicente por 1-0, resultado justo ao intervalo mas que pecava por escasso, tendo em conta as oportunidades criadas.

Ao intervalo o Ouriense vencia pela margem mínima

Para a segunda parte, a equipa visitante tentou mudar de estratégia, fez cinco alterações  e entrou mais pressionante no jogo mas o Atlético respondeu bem defensivamente e não deixava que a bola chegasse muito perto da sua baliza.

Marco Ramos pedia às suas jogadoras para subirem no terreno e aos 12 minutos Raiza Silva rompeu pelo lado esquerdo, cruzou ao segundo poste para Sara Brasil, de cabeça, atirar às malhas laterais.

Gil Vicente esteve melhor na segunda parte e causou mais dificuldades ao Ouriense

À meia hora da segunda metade o Gil Vicente chegou à igualdade. Carolina Pocinha tocou a bola com a mão dentro da área e prontamente a juíza da partida apontou para a marca de grande penalidade.

Rafa, chamada para a conversão do castigo máximo, atirou rasteiro para o lado direito de Annie Uliac e igualou a partida no Campo da Caridade.

Gil Vicente fez o o golo do empate numa grande penalidade

Foi altura para Marco Ramos recorrer à força aérea e reforçar o ataque, com as atletas do Ouriense a exercerem maior pressão junto do ultimo reduto da equipa de Barcelos.

Ouriense carregou na área gilista até chegar à vantagem

Apostando muito nos lançamentos longos para a área, aproveitando a enorme capacidade de elevação de Ana Pinto, aos 37 minutos de jogo a juíza do encontro apita para a marca de grande penalidade por falta sobre Ana Sampaio, que surge caída na área.

Chamada a bater a grande penalidade, Raiza Silva atirou forte e rasteiro para o lado esquerdo de Victória, que, apesar de uma boa estirada, não conseguiu evitar o segundo golo da equipa ouriense e que daria o 2-1 final e os três pontos para o conjunto de Ourém.

Ouriense faz a festa do golo

Bom jogo de futebol em Ourém, entre duas boas equipas, com o conjunto de Marco Ramos a revelar-se superior a maior parte de um encontro que poderia ter resolvido mais cedo. Certo é que do outro lado encontrou uma equipa aguerrida e bem orientada que se defendeu muito bem e nunca descurou o ataque.

Vitória justa do Atlético Ouriense que assim se mantém no segundo lugar da tabela classificativa, posição que lhe garante a manutenção direta no escalão principal da liga de futebol feminina. Bom trabalho da equipa de arbitragem.

Atlético Ouriense segue no 2º lugar da classificação geral, posição que precisa manter para assegurar a manutenção na Liga BPI

Na próxima jornada a equipa de Marco Ramos, que soma 12 ponots, tem mais um adversário difícil pela frente com a deslocação a Vila Nova de Gaia onde irá defrontar o Valadares, atual terceiro classificado, e que segue atrás da equipa ouriense apenas a dois pontos de distância. O líder é o Amora, com cinco vitórias em cinco jogos, única equipa que derrotou o Ouriense nesta fase. Os dois primeiros classificados asseguram a manutenção.

FICHA DE JOGO:

CLUBE ATLÉTICO OURIENSE:

Equipa do Ouriense

Annie Ulliac, Raiza Silva, Sara Brasil, Carolina Pocinho, Maria Baleia, Shen Menglu, Ana Sampaio, Jéssica Pastilha, Ana Pinto, Sónia Costa e Ana Barboz.

Suplentes: Lara Dias, Jéssica Gonçalves, Rosa Martinez, Cristina Ferreira, Ana Ferreira, Marta Lopez e Laura Souza.

Treinador: Marco Ramos

GIL VICENTE FUTEBOL CLUBE:

Equipa do Gil Vicente

Victória Ferreira, Inês Matos, Kiki, Beatriz Costa, Andreia Cordeiro, Maria Rodrigues, Irene Diaz, Bekas, Beatriz Toco, Ana Tinoco e Margarida Maia.

Suplentes: Joana Espanhola, Daniela Lopes, Taty, Lea, Rafa, Rita Campos e Filipa Morais.

Treinador: Carlos Celso

GOLOS: Ana Sampaio, Rafa e Raiza Silva.

Equipa de arbitragem liderada por Teresa Oliveira esteve em bom plano

EQUIPA DE ARBITRAGEM: Teresa Oliveira, Telmo Rocha e João Moreira.

DISCIPLINA: Cartão amarelo: Beatriz Toco, Victória Ferreira, Kiki e Rafa.

No final ouvimos ambos os treinadores:

Marco Ramos, treinador do Ouriense. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | MARCO RAMOS, TREINADOR DO CA OURIENSE:

Carlos Celso, treinador do Gil Vicente. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | CARLOS CELSO, TREINADOR DO GIL VICENTE:

 

Luis Ribeiro

Natural e residente em Tomar, tem como profissão Distribuidor, mas é com a fotografia que se identifica. É amante desta arte em geral, mas a sua verdadeira paixão é a Natureza e Vida Selvagem e os Retratos. É autor do livro de fotografia “Alma Nabantina” e fundador/administrador dos grupos do Facebook “Amigos da Fotografia de Tomar” e "Fauna de Tomar”. Colabora na área de fotografia na imprensa regional e local e já em 2018 foi júri convidado de dois concursos de fotografia. Neste ano conta também com duas exposições de fotografia coletivas, preparando atualmente a terceira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *