A jogadora abrantina Joana Marchão vai representar o Parma de Itália. Foto: DR

A jogadora abrantina Joana Marchão, que alinhou no Sporting CP nas últimas épocas, vai representar o Parma, da Série A de Itália, tendo assinado um contrato válido para as duas próximas épocas.

A lateral esquerdo, de 25 anos, com 30 internacionalizações por Portugal, assinou contrato com o Parma até junho de 2024, depois de ter deixado o Sporting CP. No clube transalpino, Joana Marchão vai ter a companhia da luso brasileira Giovana Maia.

Joana Filipa Gaspar da Silva Marchão, nasceu a 24 de outubro de 1996 e é natural de Abrantes. Na última temporada, Marchão disputou 25 jogos oficiais, tendo marcado nove golos e assinado ainda três assistências. Nos escalões de formação representou o Sport Abrantes e Benfica e, a nível sénior, para lá do Sporting, a atleta também já vestiu as camisolas da União de Tomar e do Atlético Ouriense.

Joana Marchão atua em todo o corredor esquerdo, como defesa, médio ou extremo, e usa preferencialmente o pé esquerdo. O percurso começou no Sport Abrantes e Benfica, onde jogou até 2008-2009 (Infantis A) no futebol misto, sendo a única rapariga.

Joana Marchão vai representar o Parma de Itália. Foto: DR

Em 2009/2010, ainda muito jovem, estreou-se no escalão sénior, com as cores do União de Tomar. Na primeira época efetuou 5 jogos e marcou 2 golos e na segunda temporada foi chamada 9 vezes a jogo e marcou 6 golos.

Em 2011-2012 ingressou no Clube Atlético Ouriense. Logo na primeira época conquista o Campeonato de Promoção (2ª Divisão Nacional), é chamada ao Estágio de Preparação da Seleção Nacional de Sub-19 e, em março de 2012, somou a primeira internacionalização. Nos dois jogos frente ao País de Gales apontou um golo. Ainda em 2012 esteve entre as 18 eleitas para a Ronda de Elite que apurou Portugal pela primeira vez para um Campeonato da Europa.

Na segunda época o caminho nas seleções nacionais continuou, tendo sido eleita a melhor jogadora do mês de março, e conquistado o título de campeã nacional pelo Ouriense.

Daí para a frente, e ainda em Ourém, com idade de júnior, participou na UEFA Women´s Champions League, fazendo parte da primeira equipa portuguesa a ultrapassar a fase de grupos da prova. Joana Marchão voltaria a sagrar-se campeã nacional pelo Ouriense e juntou a esse título a vitória na Taça de Portugal.

Assinou contrato com o Sporting em 2016, clube que representou até à última época, assinando agora o seu primeiro compromisso no estrangeiro.

Com um percurso digno de registo, Joana Marchão vai agora jogar para Itália. Foto: :DR

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.