Começa a disputar-se no próximo domingo, 15 de novembro de 2015, a 38ª edição da Taça do Ribatejo de futebol de 11 em seniores masculinos.

Copiado o epiteto da Taça da Portugal, também a Taça do Ribatejo é a prova rainha do futebol distrital gerido pela Associação de Futebol de Santarém.

Teve a época de 1976-1977 como estreia, mas logo na época seguinte não se disputou, sendo desde 1978-1979 disputada sem interrupções.

Durante a sua história, vários modelos de disputa foram testados. A eliminar desde a primeira ronda, por zonas (juntando-se as duas zonas numa só, em fase mais adiantada), até ao modelo misto que agora vigora. Uma primeira fase disputada por grupos, em que se apuram os primeiros classificados e alguns dos melhores segundos de cada grupo e uma segunda fase já a eliminar até à final.

A primeira edição da Taça do Ribatejo foi vencida pelo Clube Desportivo Amiense, e a partir dai já mais 21 emblemas levantaram o “caneco”.

Não existe nenhum clube que se destaque dos outros em número de vitórias na Taça do Ribatejo, havendo cindo equipas que já o venceram por 3 vezes. Tramagal Sport União, Clube Desportivo Amiense, Grupo Desportivo “O Coruchense” (actual detentor do troféu), Associação Desportivo Fazendense e Clube Atlético Riachense.

p01_Coruchense-Image00001
GD “O Coruchense” atual detentor da Taça do Ribatejo.

Dos 22 clubes vencedores da Taça Ribatejo, de referir como curiosidade, que há nove que já se encontram extintos ou sem actividade no futebol sénior. Clube Desportivo “Os Águias” de Alpiarça, Grupo Desportivo dos Ferroviários do Entroncamento, Abrantes Futebol Clube, Grupo Desportivo e Recreativo de Monsanto, Estrela Futebol Clube Ouriquense, Azinhaga Atlético Clube, Grupo Desportivo do Pego, Grupo Desportivo e Recreativo “Os Lagartos” de Sardoal e Associação Desportiva Recreativa e Cultural Vasco da Gama.

Lista completa dos vencedores da Taça do Ribatejo de futebol 11, seniores masculinos:

3 Vitórias – Tramagal SU, CD Amiense, GD “O Coruchense”, AD Fazendense, CA Riachense.

2 Vitórias – CDR “Os Dragões” de Alferrarede, UD Rio Maior, GD Samora Correia, CD “Os Águias” de Alpiarça, SL Cartaxo.

1 Vitória – CD Torres Novas, GD Ferroviários do Entroncamento, GD Benavente, Abrantes FC, GDR Monsanto, EFC Ouriquense, Azinhaga AC, UD Santarém, GD Pego, GDR “Os Lagartos” de Sardoal, ADRC Vasco da Gama, SC Ferreira do Zêzere.

A edição desta época, disputa-se em duas fases, uma primeira em que os 32 clubes participantes são divididos em 8 grupos de 4 equipas, passando à 2ª fase, fase a eliminar até à final, os dois primeiros de cada grupo.

Para o próximo domingo, pelas 15 horas, iremos ter nos oito grupos os seguintes jogos:

GRUPO 1
Tramagal – Ferreira do Zêzere
Alferrarede – Atalaiense

GRUPO 2
Caxarias – União de Tomar
Torres Novas – Ouriense

GRUPO 3
Assentis – Mação
União Abrantina – União de Santarém

GRUPO 4
Pernes – Riachense
Pego – Fátima

GRUPO 5
Amiense – Rio Maior
Barrosense – Samora Correia

GRUPO 6
Vale da Pedra – Porto Alto
Forense – Glória

GRUPO 7
Empregados do Comércio – Moçarriense
Benavente – Cartaxo

GRUPO 8
União de Almeirim – Fazendense
Marinhais – Benfica do Ribatejo

Tem 41 anos e uma profissão que tudo tem que ver com jornalismo e informação... Engenheiro Eletrotécnico. O gosto pela informação desportiva ganhou-o ainda criança com o pai e a mãe na rádio. A informação escrita é uma nova aventura. Acredita que o desporto é fator de promoção e desenvolvimento regional e de aproximação "das gentes", pelo que noticiá-lo é um imperativo. Praticou várias modalidades, foi treinador e árbitro de basquetebol. É casado e tem uma filha que o obriga a correr. Colabora na Antena Desportiva da rádio Antena Livre, sendo a rádio uma das suas maiores paixões.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *