
UNIÃO DESPORTIVA ABRANTINA 1 – SPORT CLUBE FERREIRA DO ZÊZERE 0
Campeonato Distrital da 2ª Divisão-Apuramento do Campeão
Campo nº1 do Estádio Municipal
Abrantes
19-03-2017
Numa tarde primaveril, com sol e algum vento, com o relvado em boas condições, estavam reunidos os condimentos para se assistir a um bom jogo de futebol. As equipas apresentaram-se com vontade de arrecadar os três pontos no início desta fase que determinará o Campeão da 2ª Divisão.
A Abrantina na máxima força e o Ferreira do Zêzere com algumas ausências mas com uma enorme vontade de dar boa réplica.

Tratou a equipa da casa de cedo pegar no jogo e logo aos 10 minutos surge o primeiro remate perigoso, já no miolo da área obrigando à cedência de canto. Do mesmo resulta novo remate, de cabeça, para nova interseção. No minuto seguinte, Tavares entrou na àrea, fintou o guarda redes Joel, deslumbrou-se e acabou desarmado.
A equipa da capital do ovo, com o trabalho de casa bem feito, ia defendendo com segurança tentando sair em ataque organizado que esbarrava na forte defensiva caseira.
Sempre que ganhava a bola, a equipa de Abrantes lançava os extremos criando perigo na defensiva contrária, ganhando cantos sucessivos.
Aos 34 minutos acontece um lance que marcou o jogo: César, já “amarelado”, em ação ofensiva da sua equipa, salta com os defesas contrários e tenta ludibriar o árbitro jogando com a mão. Samuel Dionísio não teve dúvidas e deu ordem de expulsão ao possante defesa por acumulação de amarelos.

O Ferreira do Zêzere reorganizou-se, jogando apenas com um atacante e preparou-se para as dificuldades que se adivinhavam. Os visitantes, fruto da sua persistência, lá se iam abeirando da baliza à guarda de Norberto e beneficia de dois livres perigosos aos 40 e 42 minutos que, no entanto, saíram por cima da barra.
Na resposta, a UDA ganha um livre descaído pela direita e proporciona a Joel boa defesa.
Já em cima do tempo de intervalo novo ensejo para Joel brilhar defendendo forte remate, com recarga oportuna mas ao lado. O nulo ao intervalo penalizava a equipa da casa que dispôs de mais e melhores oportunidades.
Rui Bugalhão aproveita o intervalo, já que se avizinhavam 45 minutos em desvantagem numérica, para mexer na equipa: saiu China e entrou Miguel.

O Ferreira, com as linhas a jogarem mais próximas, com muitas unidades atrás da linha da bola, ia sacudindo o assédio dos abrantinos, que, estranhamente, tinham grandes dificuldades de progressão.
No entanto, Luís Rodrigues, consegue, aos 52 minutos, furar a muralha amarela e de ângulo apertado remata muito perto do poste.
Seninho sentiu que tinha de fazer algo. Aos 15 minutos do complemento lança Luís Vieira, que viria a ser o segredo da vitória. Passados 2 minutos, após mais uma boa defesa de Joel, a bola é aliviada da defensiva visitante e na viagem apanha Luís Vieira que, com muita felicidade, vê a bola entrar, lentamente, junto ao poste esquerdo da baliza de Joel.

Com tanta oportunidade a Abrantina acaba por marcar de forma, digamos, improvável!
O cariz do jogo não se alterou. A Abrantina com mais bola ia criando oportunidades mas por falta de eficácia atacante ou acerto defensivo dos contrários o marcador continuava a registar a diferença mínima.

De registar uma boa chance dos visitantes, na marcação de um livre, a obrigar Norberto a boa defesa com os punhos aos 72 minutos. Foi o canto do cisne da equipa de Rui Bugalhão. Daí para a frente só deu Abrantina e foi sem surpresa que chegámos ao final com esta magra vantagem a premiar o trabalho defensivo do Ferreira do Zêzere e penalizador para o desperdício da Abrantina. Bom jogo que prenuncia bons embates nesta fase do Campeonato.
A equipa de arbitragem chefiada por Samuel Dionísio esteve em bom plano. Teve de recorrer à amostragem de várias cartolinas para segurar o jogo que teve jogadas mais viris e algum destempero de jogadores.
FICHA DO JOGO
UNIÃO DESPORTIVA ABRANTINA:
Norberto, Miguel Catarino, Tony, Manuel Vitor, Filipe Paulo (Luis Vieira), Diogo Mateus, Diogo Barrocas, João Reis, José Pedro, Luis Rodrigues (Vitor Romero) e Tavares (Bernardo Lopes).
Suplentes: Mário, Vitor Romero, Rafa, Luis Vieira, João Rodrigues e Bernardo Lopes.
Treinador: Seninho.

SPORT CLUBE FERREIRA DO ZÊZERE:
Joel, César, Gerardo, João Mendes (Pedro Francisco), Mantorras, Rato, Nuno Lopes, Fábio China (Miguel), Diogo Gaspar, Flávio (André Xião) e Alexandrov.
Suplentes: Daniel Silveira, Duarte Gaspar, Miguel, André Xião, Pedro Francisco, Hugo e Zé.
Treinador: Rui Bugalhão.

EQUIPA DE ARBITRAGEM:
Samuel Dionísio, Diogo Pereira e Bernardo Fonseca.

Ação disciplinar:
Cartão amarelo: João Reis e Tavares (UDA); César, Fábio China, Flávio e Miguel (SCFZ)
Cartão vermelho por acumulação: César (SCFZ)
A OPINIÃO DOS TÉCNICOS

