Festas da Nossa Senhora da Boa Viagem, em Constância. Foto de Arquivo: Paulo Jorge de Sousa

Há vários anos, tantos que já lhes perco a conta, que na segunda-feira após o domingo de Páscoa rumo a Constância. Os dias anteriores são passados a trabalhar no Sardoal, por altura da Semana Santa, e aproveito este dia para o encontro com amigos e para fazer uma abordagem fotográfica mais pessoal.

Já fotografei a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem através de variadíssimos pontos de partida, com variadíssimas abordagens, já fiz o percurso de barco entre Tancos e Constância por duas vezes, já assisti à chegada deles ao cais, já me centrei apenas na procissão, nas cores das embarcações, nos rostos da festa.

Depois de dois anos de pandemia, conto voltar a juntar-me aos “marítimos”, em busca de uma nova abordagem a esta Festa, que se tornou para mim, também, uma tradição.

Paulo Jorge de Sousa

Nasceu no Sardoal em 1964, e é licenciado em Fotografia. Fez o Curso de Fotojornalismo com Luíz Carvalho do jornal “Expresso” (Observatório de Imprensa). É formador de fotografia com Certificado de Aptidão Profissional (registado no IEFP). Faz fotografia de cena desde 1987, através do GETAS - Centro Cultural, do qual também foi dirigente e fotografou praticamente todos os espetáculos. Trabalha na Câmara Municipal de Sardoal desde 1986 e é, atualmente, Técnico Superior, editor fotográfico e fotógrafo do boletim de informação e cultura da autarquia “O Sardoal” e de toda a parte fotográfica do Município. É o fotógrafo oficial do Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal. Em 2009, foi distinguido pela rádio Antena Livre de Abrantes com o galardão “Cultura”, pelo seu percurso fotográfico. Conta com mais de meia centena de distinções nacionais e internacionais. Já participou em dezenas de exposições individuais e coletivas.

Entre na conversa

1 Comentário

  1. Boa noite belíssima reportagem deste grande PROFISSIONAL ao serviço da nossa Câmara Municipal de Sardoal sempre nos habituou a belíssimas imagem , PARABÉNS PAULO SOUSA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *