UNIÃO F.C.I. TOMAR 0 – GD FONTINHAS 1
Campeonato de Portugal – Série C – 12ª jornada – 10/12/2023
Estádio Municipal António Eduardo Fortes (Totói) – Tomar
Tarde cinzenta no Municipal de Tomar com uma boa moldura humana para o encontro entre os dois últimos da tabela classificativa da Série C do Campeonato de Portugal, embora a equipa dos Açores tenha um jogo em atraso. Era crucial uma vitória para qualquer uma das equipas para não deixar fugir os da frente mantendo-se assim na luta pela permanência.

As equipas entraram com respeito mútuo tentando chegar com perigo à baliza adversária. O primeiro Sinal de perigo surgiu para a equipa da casa, que esteve por cima do jogo nos primeiros 20 minutos do desafio.
Num livre marcado aos 14 minutos do lado esquerdo, para a entrada da área, Hélio Ocante surge a cabecear, mas o guardião Leandro Vieira, atento, defendeu bem.

Aos 17 minutos, um cruzamento de Ivan leva um defesa do Fontinhas a aliviar o esférico dentro da área, com os jogadores nabantinos a reclamarem grande penalidade por suposta mão da bola. O juiz da partida nada assinalou e o jogo prosseguiu.
A partir daqui a equipa da casa como que bloqueou psicologicamente e a equipa de João Cortesão conseguiu a assumir o controlo do jogo. Aos 21 minutos a equipa açoriana criou uma grande oportunidade para abrir o marcador, por intermédio de Luís Cerejo.

Numa jogada pelo lado esquerdo, surge cruzamento para a área com o avançado a rematar forte acertando no poste da baliza defendida por Luís Sousa. A bola volta para os pés de Cerejo que remata, mas ao lado.
A equipa de Tomar não conseguia impor o seu jogo e aos 26 minutos surge nova oportunidade para o Fontinhas. Cruzamento longo para a área, ao segundo poste, onde surge João Maria a cabecear ao lado.

João Pacheco, aos 34 minutos do encontro, volta a levar muito perigo junto da baliza tomarense. Já dentro da área, encontrou espaço para o remate, mas Luís Sousa estava atento e defendeu para canto.
Antes do apito para o descanso a equipa que viajou desde os Açores ficou reduzida a 10 elementos. Rafael Rosas cometeu falta dura e o juiz da partida mostrou-lhe a cartolina vermelha direta. Pouco depois chegaria o intervalo, com o marcador em branco e com o Fontinhas reduzido a 10 unidades.

A equipa de Tomar faz duas alterações ao intervalo numa tentativa de partir para cima do adversário e chegar ao golo que lhe desse vantagem.
Logo a abrir, Guilherme Nunes, recém-entrado no jogo, rompeu pelo lado esquerdo e já dentro da área rematou forte, com o guardião Leandro a defender e a afastar o perigo.

A equipa tomarense mostra-se muito ansiosa, querendo fazer tudo muito rapidamente e não conseguia impor o seu jogo, mesmo em vantagem numérica.
Aos 25 minutos, registo para mais um calafrio para a equipa da casa. Cruzamento da esquerda ao primeiro poste onde Diogo Moniz surge a desviar, com a bola a passar muito perto da baliza de Luís Sousa.

Numa transição rápida, a equipa nabantina chega com algum perigo à baliza adversária aos 32 minutos do segundo tempo. Cruzamento da direita para a área onde surge Guilherme Nunes num remate acrobático a obrigar Leandro à defesa da tarde.
Já perto do fim do tempo regulamentar, Guilherme Graça faz falta à entrada da área e viu a segunda cartolina amarela e consequente expulsão.
Para a marcação do livre foi chamado Luís Cerejo que rematou forte e colocado com a bola ainda a bater no poste antes de entrar na baliza. Estava feito o 0-1, resultado final, e a equipa de Tomar caía no fundo.

Jogo com alguns bons lances de futebol, muita entrega de parte a parte, com a equipa tomarense muito ansiosa em chegar à vitória, dificultando o explanar do seu bom futebol e o concretizar de algumas oportunidades.
Já o Fontinhas mostrou ser uma equipa madura, que soube sofrer em desvantagem numérica, criando ao mesmo tempo boas oportunidades de golo, sendo por isso uma vitória justa.

Com esta derrota a equipa de Tomar afunda-se na tabela classificativa e leva uma tarefa difícil para a segunda volta. Já a equipa do Fontinhas mantém-se colado aos seus adversários diretos na luta pela manutenção, tendo ainda um jogo em atraso. Na próxima jornada, última da primeira volta, a equipa de Tomar viaja até aos Açores para defrontar o Rabo de Peixe enquanto o Fontinhas recebe o Sertanense.
Bom trabalho da equipa de arbitragem, que merece o benefício da dúvida no lance em que a equipa tomarense fica a reclamar grande penalidade. Confira AQUI os resultados e a classificação atual.
FICHA DE JOGO:
UNIÃO F. C. I. TOMAR

Luís Sousa, Ivan, Nuno Rodrigues, Bruno Araújo, Guilherme Graça, Arthur, Leandro, Siaka Bamba, Tiago Vieira, Hélio Ocante e Caio Pinho.
Suplentes: Ivo Cristo, José Charles, Henrique Matos, Erick, Guilherme Camargo, Guilherme Nunes, Guilherme Barros, Veríssimo e Rúben Mendes.
Treinador: Rúben Saraiva
GD FONTINHAS:

Leandro Vieira, Bernardo Ferreira, João Maria, Mariano Varela, Diogo Moniz, João Pacheco, Luís Cerejo, Eduardo Silva, Candig, Gonçalo Silva e Rafael Rosas.
Suplentes: Telmo Guedes, Salas, Lucas Pinto, Anderson, Marco Pires e Henrique Mendes.
Treinador: João Cortesão
GOLOS: Luís Cerejo.
EQUIPA DE ARBITRAGEM: Nelson Hermosilha, Hugo Simão e Henrique Gonçalves.

DISCIPLINA: Cartão amarelo: Ivan, Guilherme Graça (2), Hélio Ocante e Diogo Moniz.
Cartão Vermelho: Rafael Rosas e Guilherme Graça.
No final ouvimos os treinadores de ambas as equipas:

ÁUDIO | RÚBEN SARAIVA, TREINADOR DO UNIÃO DE TOMAR:

ÁUDIO | JOÃO CORTESÃO, TREINADOR DO FONTINHAS:

Muito obrigado pela sua contribuição no desporto. Grande abraço aqui dos Açores