Durante quatro dias, as filmagens de "Velocidade Furiosa" condicionam o acesso à barragem e praia fluvial do Cabril. Foto: DR

As gravações do filme “Velocidade Furiosa 10” vão passar pelas imediações da Barragem do Cabril, uma das maiores barragens portuguesas, situada nos distritos de Leiria e de Castelo Branco, entre os concelhos da Sertã (freguesia de Pedrógão Pequeno) e de Pedrogão Grande.

Segundo um comunicado da Câmara de Pedrogão Grande, devido às filmagens, na Barragem do Cabril vai estar interdito, de 31 de julho a 3 de agosto, o acesso às rampas para embarcações, bem como a utilização da piscina fluvial. Irá estar também interdita a passagem para o percurso pedestre PR3 – Cabeço das Mós.

Os operadores turísticos da zona envolvente da barragem que durante aqueles dias deixam de poder trabalhar vão ser ressarcidos pela produtora.

Para os autarcas de Pedrogão Grande é um orgulho poder integrar as paisagens do seu território no filme, além de toda a dinâmica económica que implica uma grande produção destas com mais de 200 pessoas envolvidas.

“Fast X” (“Velocidade Furiosa 10”) é uma grande produção de Hollywood com um orçamento de mais de 280 milhões de euros, tendo Vin Diesel como principal ator e as participações dos portugueses Joaquim de Almeida e Daniela Melchior.

Até agora, as filmagens têm estado concentradas na A24, cortada ao trânsito para permitir algumas cenas mais velozes.

No dia 25 de julho elementos da Centro de Portugal Film Commission (CPFC) visitaram os bastidores da produção. O Presidente da Assembleia Geral da CPFC e do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, e a Presidente da Direção da CPFC, Adriana Rodrigues, conheceram Alexander Witt, diretor de segunda unidade que filma as cenas de ação.

Realizado pelo francês Louis Leterrier, que dirigiu, entre outros, “Mestres da Ilusão” e “O Incrível Hulk”, “Fast X” é o décimo filme da série “Velocidade Furiosa”. Com argumento de Justin Lin e Dan Mazeau, o filme conta no elenco com, entre outros, Vin Diesel, Charlize Theron, Jason Momoa, Brie Larson, Michelle Rodriguez.

A rodagem passa pelo Reino Unido, Itália e Portugal. A estreia do filme está prevista para 19 de maio de 2023.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.