Bucho e tripa, petisco tipicamente pegacho. Foto: CMA

A “Aldeia das Casas Baixas” promove, entre sexta-feira e domingo, uma mostra das suas tradições culturais, patrimoniais e gastronómicas, onde não faltarão os aclamados bucho e tripas, entre outros petiscos à base de carne de porco, as famosas batatas fritas à moda do Pego e demais iguarias a constarem também da ementa das tasquinhas das sete associações representadas.

No evento gastronómico, onde a carne de porco é rainha, vai também haver peixe frito com açorda de ovas, couves com feijão e os inevitáveis pratos de bucho e tripa à moda do Pego, como o arroz de bucho, grão com bucho, rissóis de bucho, passarinha, entremeada, febras, entrecosto, enchidos diversos, migas carvoeiras, e batatas fritas, entre muitos outras propostas, como salientou ao mediotejo.net a presidente da Junta de Freguesia do Pego, Bia Salgueiro.

ÁUDIO | BIA SALGUEIRO, PRESIDENTE JF PEGO:

Ali também haverá uma mostra da doçaria típica e do artesanato feitos pelas mãos habilidosas de gente da terra Além dos comes e bebes disponíveis ao lanche, jantar e para a ceia, há também animação musical, arrancando o certame na sexta-feira, dia 22, com Marco Morgado a garantir a noite de baile. No sábado é o grupo À-Part que fica encarregue dessa missão.

No domingo, atuam os Tens Cóvir num dia especial e em que o convívio será feito entre conterrâneos, com o Momento D’Aldeia a trazer surpresas e artistas pegachos.

A tradição do petisco à quarta-feira mantém-se bem viva no Pego, com o bucho e tripa grelhados. Créditos. mediotejo.net

As tasquinhas representadas vão ter uma oferta muito diversificada com o espaço da AJRCP a disponibilizar pão c/chouriço e bebidas diversas, como caipirinhas, licor beirão, gin, coktail, entre outras.  Já a APEEP vai ter bolos diversos, gelados, pão c/chouriço, cachorros, crepes, fritos, café, e ginjinha.

O CAMP apresenta-se com as tradicionais couves com feijão, peixe frito, açorda de ovas, grelhados diversos, e a afamadas batatas fritas à moda do Pego. A CAPEC, por sua vez, sugere o ensopado de javali, a par do peixe frito, grelhados diversos e as ‘tais’ batatas fritas.

O Rancho Folclórico da casa do Povo do Pego vai ter à disposição grelhados diversos, a par das couves com feijão, migas e as incontornáveis batatas fritas, assim como a Secção Desportiva da Casa do Povo, que também vai apresentar-se com grelhados e batatas fritas.

A Confraria do Bucho e Tripas, por sua vez, apresenta uma ementa onde a carne de porco é rainha, com prato de bucho e tripa à moda do Pego, arroz de bucho, grão com bucho, rissóis de bucho, passarinha, entremeada, febras, entrecosto, enchidos diversos, migas carvoeiras, e batatas fritas.

Tradição pegacha ‘Quarta-feira de Bucho e Tripas’ foi nomeada para as 7 Maravilhas da Cultura Popular. Créditos: DR

Participam na organização do certame a Associação Juvenil, Recreativa e Cultural do Pego (AJRCP), o Clube Aventura e Motorizado do Pego (CAMP), Clube Amadores Caça e Pesca (CAPEC) a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Pego (APEEP), a Secção Desportiva da Casa do Povo do Pego, o Rancho Folclórico da Casa do Povo do Pego e a Confraria do Bucho e Tripas, contando com parceria da Junta de freguesia do Pego e do Município de Abrantes.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *