Alcanena recebe Festival do Caracol até domingo. Foto: DR

Se o caracol levanta reticências a muito boa gente, a associação Juventude Amizade e Convívio (JAC) descobriu uma forma de dar a volta à questão. O XIII Festival Gastronómico do Caracol de Alcanena vai decorrer entre sexta-feira e domingo, no pavilhão multiusos, e tem oferta para todos os gostos, desde uma feijoada de caracol às caracoletas, temperando com diferentes sabores um petisco bem português.

Há mais de uma década, com o proliferar de eventos gastronómicos e de tasquinhas, a associação JAC decidiu apostar no caracol, abundante na zona da Serra de Aire e Candeeiros, para desenvolver uma atividade que pudesse gerar lucros para a coletividade. E o que é certo é que o evento tem-se mantido.

O prato mais simples de caracóis está presente na ementa, mas o visitante pode escolher entre mais variedade: caracóis, caracoleta, em pataniscas, sopa, em feijoada, em cebolada e até em espetadas.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *