O Festival de Setembro vai regressar este ano ao concelho de Ourém, após interrupção forçada pelo surto de covid-19 e pelas intervenções realizadas no Castelo. A informação foi avançada pelo responsável pela autarquia ouriense, Luís Albuquerque, na última reunião da Assembleia Municipal de Ourém.
A deputada municipal Mónica Faria, da bancada do PSD, começou por questionar o autarca relativamente ao evento realizado na vila medieval de Ourém e que havia sido suspenso devido à pandemia e às obras no local. “Agora que o local está mais apelativo do que nunca e merece ser visitado e divulgado, a minha pergunta é se não pretende retomar a realização deste evento que penso que seria uma mais valia a nível cultural e de elevado interesse para o nosso concelho”, questionou.
O Presidente da Câmara Municipal de Ourém esclareceu os presentes, referindo que este ano o festival regressa entre 8 e 10 de setembro sob o tema “Nós Migrantes”.
“Estamos já a trabalhar muito afincadamente nesse projeto, é um projeto que também está incluído na candidatura que fizemos para a atividade cultural do nosso concelho e que irá ter uma reunião onde estarão presentes a Junta de Freguesia e os habitantes do castelo, no próximo dia 5 de maio, em que será feito um primeiro draft daquilo que se pretende fazer em termos de festival”, acrescentou Luís Albuquerque.

Depois dos anos que coincidiram com a pandemia e os trabalhos de intervenção no monumento, em que não foi possível dar seguimento ao festival, a iniciativa regressa este ano ao concelho.
“Esperamos que ela possa ter o sucesso que teve nos últimos anos, porque me parece que era e é, efetivamente, um excelente canal e um excelente festival de propaganda também da nossa vida medieval”, concluiu o dirigente autárquico.