Após uma pausa forçada pela pandemia, o Jazz Minde regressa à Fábrica da Cultura nos dias 15 e 16 de setembro para a sua 16.ª edição. O cartaz, com bandas nacionais e internacionais na vertente dos blues e do jazz, inclui workshops, tardes de música, entre outras atividades e experiências musicais.
Na noite de sexta-feira, 15 de setembro, vão atuar os portugueses Peter Storm & The Blues Society, Danny Del Toro (Espanha)e a dupla Double Shot Blues. No sábado, 16 de setembro, vai decorrer uma oficina com o músico Gimba sobre Letras de Canções, na Biblioteca Municipal, e, para terminar o dia, a primeira Silent Party em terras mindericas com DJ Esteves.
No palco da Fábrica destaca-se a atuação do músico português Diogo Sebastião dos Santos e do pianista e compositor norte-americano Danny Grissett.
O festival é produzido pela Casa do Povo de Minde e pretende promover o jazz e a música no geral, descentralizando-a dos grandes centros urbanos, ao mesmo tempo que valoriza a cultura e o património local. O Jazz Minde realiza-se na Fábrica de Cultura de Minde, uma unidade industrial inativa, com um projeto de recuperação em fase de iniciação, que pretende ser o centro nevrálgico de toda a cultura do concelho de Alcanena.
PROGRAMA COMPLETO:
15 SET | 6.ª feira | Fábrica de Cultura – Minde
21h00 – Double Shot Blues (PT)
22hh0– Danny Del Toro (ES)
23h00 – Peter Storm & The Blues Society (PT)
01h00 – DJ Set (PT)
16 SET | Sábado
16h00 – Gimba (PT) – Oficina “Letras de canções” – Biblioteca Municipal – Alcanena
16 SET | Sábado | Fabrica de Cultura – Minde
21h30 – Diogo Sebastião dos Santos (PT)
23h00 – Danny Grissett (USA)
01h00 – DJ Set (PT)
Jazz Minde – Um festival com história
Em 2004 a ideia foi apenas homenagear o grande mestre Jaime Chavinha, mas logo a aceitação do público ditou que o Festival de Jazz de Minde seja hoje considerado e referenciado como um dos melhores festivais de jazz da zona centro do país. Muitos e bons músicos já passaram pelos palcos do JazzMinde, e, degrau a degrau, o festival foi afirmando-se como um evento de prestígio e grande qualidade artística, com uma atmosfera muito “sui generis” e com um público muito entendido e entusiasmado.

É um evento cujo modelo organizativo tem por base o voluntarismo de um vasto grupo de colaboradores, sob a tutela da Casa do Povo de Minde, e cujos horizontes apenas visam a promoção cultural, e a dignificação do bom nome de Minde e do concelho de Alcanena como terras de Música, Arte e Cultura.
O evento decorre numa antiga fábrica de têxteis desativada, por onde já passaram referências da música nacional e internacional. Apresenta dois palcos, um interior e outro exterior. Os bilhetes, ao preço de 20 euros o passe geral e 15 euros para cada dia, podem ser adquiridos AQUI.