O Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha acolhe a partir de hoje, sexta-feira, e até domingo, o Barquinha Jazz 2023, com três concertos de entrada gratuita. Num festival onde o jazz é rei, Jorge Esperança, Joaquim Roberto, Paulo Neves e Tiago Ramos são os responsáveis por abrir as hostilidades musicais com um espetáculo agendado para as 21h30.
A iniciativa, do Clube de Instrução e Recreio (Ex-Tuna), da Moita do Norte e do seu Jazz&Blues Bar, tinha os concertos agendados inicialmente para a Praça da República mas foram deslocalizados para o centro Cultural devido às previsões meteorológicas adversas.
O quarteto de Jorge Esperança, Joaquim Roberto, Paulo Neves e Tiago Ramos é o responsável por abrir as hostilidades musicais, esta sexta-feira, dia 1 de setembro, num concerto de fusão Jazz elétrico, que irá tocar originais e standards com arranjos do guitarrista Jorge Esperança, natural de Vila Nova da Barquinha.
Os “Leon Baldesberger’s Meersalz” atuam à mesma hora e no mesmo local, no sábado, num concerto que vai colocar em palco Sara Badalo, Leon Baldesberg, Desidério Lázaro, Miguel Martins, Léo Vrillaud, Luís Henrique e João Melro. O grupo liderado pelo trompetista Leon Baldesberger editou recentemente o disco “Nim”.
Os responsáveis por fechar o evento, no domingo, são os “Kolme”, grupo composto por Ruben Alves, Miguel Amado e Carlos Miguel Antunes. A formação composta por piano + contrabaixo + bateria move-se na área do jazz pós-bebop e nas influências do legado deixado pelos trios de Bill Evans, Keith Jarret e, mais recentemente, Brad Mehldau.
A iniciativa conta com o apoio do município de Vila Nova da Barquinha.