Está de regresso a Abrantes o Festival de Filosofia, entre os dias 16 e 18 de novembro, convidando os cidadãos a refletir, pensar e debater sobre as problemáticas do mundo atual, nomeadamente em torno da sustentabilidade do planeta. A sexta edição da iniciativa volta a decorrer na Biblioteca Municipal António Botto. “Sustentabilidade: verdade ou consequências” é o tema deste Festival de Filosofia organizado pelo Município de Abrantes, com o Alto Patrocínio do Presidente da República e que é de entrada livre.
O programa conta com diversos painéis e oradores convidados, sendo que o Festival arranca precisamente no Dia da Filosofia, dia 16, com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Abrantes e uma conferência inaugural com o tema “Um novo contrato social para salvar o planeta” que terá como orador Manuel Collares-Pereira, engenheiro eletrotécnico, investigador coordenador da Cátedra de Energias Renováveis, na Universidade de Évora, fundador do Instituto Português de Energia Solar, com uma extensa obra de investigação em energia solar, como especialista em ótica e termodinâmica, destaca a organização.
No dia 17 debate-se a mobilidade sustentável e no dia 18, a conferência de encerramento que abordará o tema “Pensar a Época do Antropoceno: Por que teremos de ir além da sustentabilidade”, terá como orador Viriato Soromenho-Marques, professor catedrático na Universidade de Lisboa, membro da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia da Marinha, conselheiro especial da Fundação Oceano Azul, autor regular de comunicações nas áreas da filosofia, do ambiente e da União Europeia.
Durante três dias, a partir de Abrantes, pensadores, académicos em vários domínios, investigadores das áreas do ambiente, energia, clima, mobilidade, ecologia, biólogos e sociólogos vão refletir e debater em praça aberta, numa iniciativa para a comunidade em geral, sobre sustentabilidade e crise climática, enquanto ameaça à humanidade, mas também para a economia.
O programa mantém ainda o espaço destinado aos mais novos, com uma conferência com jovens filósofos, oriundos dos vários estabelecimentos de ensino do concelho de Abrantes, que ali fazem ouvir as suas vozes e posições sobre os temas.
Também voltam a realizar sessões de Filosofia para crianças das escolas e para o público em geral com Joana Rita Sousa, filósofa, perguntóloga e mestre em filosofia para crianças; oficinas para crianças e público em geral sobre alimentação consciente, saudável e sustentável, com a Chef Cléo Martins e uma feira do livro sobre filosofia.
A par desta iniciativa, também está disponível para visita na Biblioteca Municipal a exposição “Se eu pudesse contar-te e tu me ouvisses: 30 anos de Biblioteca Municipal António Botto”, e as entradas serão gratuitas no “vizinho” Museu Ibérico de Arqueologia e Arte (MIAA), eleito o Museu do Ano 2023 pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia.
Convocar os cidadãos à reflexão e a marcar posição sobre as problemáticas do mundo atual, incentivar e valorizar a reflexão crítica são os desafios do Festival de Filosofia de Abrantes.
Mais informações sobre o festival, o programa, bem como as notas biográficas dos oradores desta edição podem ser consultadas em http://www.bmab.cm-abrantes.pt/index.php/pt/655-festival-de-filosofia-de-abrantes
PROGRAMA
