Constância volta a acolher o Downhill Urbano este sábado, dia 9 de julho, no âmbito do Festival da Juventude. Foto arquivo: CMC

Constância recebe o Festival da Juventude este sábado, dia 9 de julho, uma iniciativa que decorre na vila a partir das 9h00. Passeios convívio de bicicleta em família e em BTT, o 5º Downhill Urbano de Constância e uma noite de animação com o Concerto Hotel Jugoslavija e o DJ Coffee Beats Live Set são os diversos eventos que integram o Festival da Juventude.

O Passeio Convívio de BTT e o Passeio Convívio em Bicicleta em Família começam a partir das 9h00 e das 9h30, respetivamente. Com ponto de encontro no Parque de Merendas de Constância, as duas iniciativas têm inscrição obrigatória, a qual deverá ser efetuada através do email carrapiteirobiketeam@sapo.pt, ou do telefone 918628234. A atividade tem um custo de 2,5 euros para menores de 12 anos e 5,00 euros para maiores de 12 anos.

O 5º Downhill Urbano de Constância, tem lugar a partir das 15h00, na Zona Histórica de Constância. A participação na prova tem inscrição obrigatória, em lap2go.com, e tem um custo de 5,00 euros.

O chamado Downhill Urbano, ou DHU, é uma variante do Downhill disputado dentro de cidades/vilas que que são privilegiadas derivado do seu relevo acidentado. Assim, os circuitos combinam obstáculos naturais e artificiais, como rampas, muros e escadarias, parques, etc.

A migração do evento em circuitos com pista de terra para o asfalto serviu para divulgar melhor a modalidade, pois o público passou a acompanhá-lo mais de perto, interagindo mais com a prova, o que consequentemente atraiu a atenção de mais pilotos e da imprensa mundial.

Em Constância, a primeira prova de Downhill Urbano foi realizada em maio de 2008, com a participação de aproximadamente 60 atletas e mantém, nos dias de hoje, um percurso similar ao inicial.

Em Constância, a primeira prova de Downhill Urbano foi realizada em 2008. Foto arquivo: CMC

No que concerne à animação noturna vai decorrer a partir das 22h00, no Anfiteatro dos Rios, e integra um concerto com Hotel Jugoslavija e o DJ Coffee Beats Live Set.

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.