Festival da Couve de Valhascos regressa dias 11 e 12 de novembro com Azeite Novo e caminhada. Foto: DR

A Associação Cultural e Desportiva de Valhascos organiza nos dias 11 e 12 o Festival da Couve de Valhascos com Azeite Novo e, nesse âmbito, a segunda caminhada temática pelas terras da couve, do pão e do vinho, no domingo dia 12 de novembro, às 9h30, com ponto de encontro na coletividade.

A atividade inclui passagem por locais de plantação da couve de Valhascos, pelo Moinhos de Entrevinhas e pela Quinta do Vale do Armo. Para a caminhada, a organização oferece reforço e refeição ligeira.

O Festival terá início às 17h00 de sábado, dia 11, com a apresentação das couves candidatas ao prémio Couve de Valhascos 2023 e uma conversa, em formato mesa-redonda, em torno da Couve de Valhascos. Às 20 horas terá início o jantar com Couve de Valhascos e Azeite Novo com uma ementa confecionada pelo Chef José Fernandes. A noite será animada musicalmente pelo fadista Luís Travassos.

Na manhã de domingo, dia 12, decorrerá a caminhada subordinada ao tema “Pelas Terras da Couve, do Pão e do Vinho” e à tarde, a partir das 14h00, terá lugar o Mercado da Couve de Valhascos e Feira de Vinhos, com o apoio da TAGUS. Às 16h00 terá início o Magusto de S. Martinho que será animado pelo Grupo de Concertinas “Os Terra da Couve de Valhascos”.

A participação em algumas iniciativas do Festival está sujeita a inscrição prévia, que pode ser efetuada na Associação Cultural e Desportiva de Valhascos, através dos telemóveis 967 145 035 ou 964 890 747 ou online através dos links disponibilizados na página de Facebook ACD Valhascos.

PROGRAMA DO FESTIVAL DIA 11

17H00- Abertura do Festival
– Apresentação das couves candidatas ao Prémio Couve de Valhascos 2023
– Mesa redonda – conversas em torno da couve de Valhascos

20h00- Jantar da couve de Valhascos com azeite novo a cargo do chef José Fernandes
– Animação musical com o fadista Luís Travassos
(inscrição obrigatória 20 euros)

PROGRAMA DO FESTIVAL DIA 12

10h00- Caminhada Temática: Pelas Terras da Couve do Pão e do Vinho

12h00- Serviço Almoço – Sopas e Bifanas

14h00- Início do Mercado da Couve de Valhascos e Feira de Vinhos do Tejo

16h00- Magusto de S.Martinho

17h00- Atuação do Grupo de Concertinas os Terra da Couve

A atividade está sujeita a inscrição, com o valor de 8 euros até ao dia 8 de novembro, na Associação Cultural e Desportiva de Valhascos.

O Festival tem como objetivo divulgar a couve e o azeite, com forte tradição no concelho, contribuindo para a afirmação e preservação da gastronomia típica sardoalense. A Couve de Valhascos tem sido alvo de diversos estudos genéticos, agronómicos, bem como das suas propriedades nutricionais e gustativas.

Pertencendo à família das couves tronchudas, é uma couve de grande porte, e produz um repolho central, bastante compacto e pesado, de cor verde-escura. Acredita-se que a sua qualidade está relacionada com a localização geográfica da aldeia, cujo terroir enaltece as suas melhores características.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *