Kumpania Algazarra atuam este sábado no festival Brass It, em Minde. Foto: DR

Durante os dias 7 e 8 de julho, mais de 15 brass bands vão invadir as ruas de Minde (Alcanena) num festival que conta com mais de 30 concertos e 300 músicos envolvidos. Com organização da associação mindense ‘Improviso Divergente’, destaque para a banda portuguesa Kumpania Algazarra, além de novos talentos nacionais e internacionais vindos de França e Espanha.

O Festival Brass iT é uma celebração da música, da diversidade e da comunidade, com mais de 30 concertos e atividades gratuitas para todas as idades que prometem agitar as ruas de Minde, no concelho de Alcanena, e outras localidades próximas, num evento que se distingue pela mistura de géneros musicais e a sua conexão com a cultura local.

O festival contará com mais de 15 bandas e 300 músicos, além de atividades complementares que convidam a uma experiência completa e diversificada para todos os públicos, desde sessões de música para crianças, que procuram estimular a musicalidade e a criatividade dos mais novos, até caminhadas na natureza, para explorar a beleza natural da região. Pode conferir AQUI o programa completo do evento.

Com street food a acompanhar os espetáculos principais em Minde, o Festival Brass iT assenta na música e na diversão, em valorizar a cultura local e envolver a comunidade no evento, através da participação ativa de associações e grupos culturais da região, com sejam os workshops de tecelagem ou a possibilidade de pernoitar num espaço comum e experimentar a cultura da região. A apresentação pública do Brass iT Festival decorreu no dia 02 de junho e contou com a atuação dos Farratuga,

Este festival é organizado pela Associação Improviso Divergente com o apoio do Município de Alcanena, da Fundação Inatel, do Turismo Centro Portugal e ainda em parceria com os Municípios de Torres Novas, Leiria, de Porto de Mós e das Juntas de Freguesia de Minde, Serra de Santo António, Monsanto e Fátima.

PROGRAMA COMPLETO

7 JUL | 6.ª feira | MINDE

Palco INATEL – Praça 14 de Agosto

19h00 – Camisas Negras (PT) (Animação no centro histórico de Minde)

19h30 – Shambaiala Batucada (ES) (Desfile pelo centro histórico de Minde)

20h00 – Sociedade Musical Mindense (PT)

21h00 – Dixie Gringos Jazz Band (PT)

22h00 – Camisas Negras (PT)

23h00 – Pupils Funk (PT)

00h00 – Panda’s Cover Gang (FR)

01h00 – Bootleg Supertronik (PT)

02h00 – Balskandal (PT)

8 JUL | Sábado | MINDE

Palco INATEL – Praça 14 de Agosto

08h30 – Caminhada natureza (Amigos Vida Selvagem)

10h00 – CoimBrass Band (PT) ( Animação Mercado Municipal de Minde)

11h00 – Duo Circus (PT) (concerto teatral/musical para bebés e crianças)

15h00 – Bolinha de Música (PT) (sessão música para bebés e crianças)

16h00 – Conservatório de Música Jaime Chavinha (PT) (Museu Aguarela Roque Gameiro)

17h00 – CoimBrass Band (PT) (Coreto de Minde)

18h00 – TorresFarra (PT) (Praça Alberto Guedes)

19h00 – Shambaiala Batucada (ES) (Desfile pelo centro histórico de Minde)

20h00 – Sociedade Filarmónica Alcanedense (PT)

21h00 – CoimBrass Band (PT)

21h30 – TorresFarra (PT)

22h00 – Shambaiala Batucada (ES)

22h30 -Gooze (PT)

23h30 – Funky Style Brass (FR)

00h30 – Kumpania Algazarra (PT)

02h00 – Balskandal (PT)

Manta de Minde – Workshop de Tecelagem (realiza-se nos dias 07 e 08 de julho, no ateliê de tecelagem do CAORG, mediante inscrição online)

*Performances com duração aproximadamente de 45 minutos.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.