O Município de Mação estreia-se este ano no projeto FestFado Ribatejo, e com isso receberá três noites de Gala no Cine-Teatro Municipal, sendo que a primeira decorre no dia 6 de maio e já se encontra esgotada. A fadista e produtora Dora Maria é anfitriã deste evento. A entrada nas galas é gratuita, mas carece de levantamento de bilhetes.
O FestFado, que já vai na sua sétima edição, trará a Mação três galas, nos dias 6 de maio, 21 de outubro e 2 de dezembro, contando com atuações de nomes conceituados, na segunda parte, caso de António Pinto Basto, Teresa Tapadas e José da Câmara.
No dia 6 de maio subirão ao palco, além de António Pinto Basto, algumas vozes locais. Francisca Correia, Diogo Pombas, Andréia Coelho e Inês Linares serão os fadistas convidados, contando ainda com a presença do Grupo de Cantares do Grupo Cultural Os Maçaenses.
Os músicos residentes são João Vaz (Guitarra Portuguesa), Alexandre Silva (Viola) e Fernando Nani (Baixo).
Também a Chamusca vai receber o FestFado Ribatejo, com sessões agendadas para os dias 29 de abril, 17 de junho e 30 de setembro. Alpiarça, por sua vez, acolhe o FestFado a 10 de junho (Lenita Gentil), 16 de setembro (Vitor Miranda) e 25 de novembro (Joana Amendoeira).
No dia 29 de abril, na Chamusca, o espetáculo contará com a presença da fadista Dora Maria (fadista anfitriã do evento) e de António Pinto Basto, com a participação especial das convidadas Francisca Gomes, Joana Possante e Marisa Ferreira. A Gala do dia 29 de abril contará ainda com a presença dos grupos convidados Grupo Etnográfico Paul da Trava de Vale de Cavalos e Vozes do Montado de Montargil.
A primeira parte de cada gala é reservada à atuação de fadistas amadores, dando-lhes oportunidade de crescer e divulgar as suas vozes e talento. Também participarão grupos e artistas locais, mesmo que não ligados ao Fado.
O FestFado é um Festival de Fado que este ano avança para a sua sétima edição, sendo realizado em várias regiões e promovendo várias Galas ao longo de todo o ano. O seu objetivo é incentivar novas vozes do fado e divulgar este património nacional a nível local e regional.
A entrada nas galas de Mação carece de levantamento de bilhetes, que apesar de gratuitos, têm que ser levantados para assegurar lugares. Os bilhetes já estão disponíveis na tesouraria da Câmara de Mação.
Os mesmos também podem ser levantados no dia de cada gala, uma hora antes do espetáculo.
