Este ano, as Festas do Concelho, na vila de Sardoal, vão decorrer durante três dias, reduzindo um dia em relação ao ano passado, o que motivou criticas e perguntas da oposição na última reunião de executivo, esta quarta-feira 9 de agosto. Patrícia Silva, vereadora eleita pelo PS sugeriu que os festejos arrancassem na quinta-feira dia 21 de setembro, véspera do feriado municipal e Dia da Freguesia de Sardoal.
Mas o presidente Miguel Borges (PSD) lembrou que as Festas do Concelho sempre optaram por um formato de três dias “quando o feriado está colado ao fim-de-semana”, tal como acontece em 2023, admitindo, no entanto, que “os custos” financeiros também pesaram na decisão.
“É uma opção de gestão. menos um dia implica redução de custos”, explicou o presidente, até porque um quarto dia de festividades obrigava à “contratação de mais um artista”, acrescentou. Justificação contrariada pela vereadora do PS, afirmando que nesse primeiro dia as festas poderiam recorrer à prata da casa dando, por outro lado, possibilidade das coletividades do concelho beneficiarem de mais um dia de vendas.
Isto porque as Festas integram novamente a Mostra de Saberes e Sabores, que dará a conhecer o que de melhor se produz neste concelho e na região, e o Festival Hípico em Freião (frente ao eucalipto grosso), dia 24 de setembro, das 10h00 às 17h00, numa organização da Associação Recreativa da Presa. O autarca dá também conta de um torneio de Ténis de Mesa.

A Mostra de Saberes e Sabores, a Praça Nova acolherá dezenas de expositores com artesanato variado, desde trabalhos em trapologia, tecelagem, bijuteria em diversos materiais, bordados e ponto cruz, objetos em cabedal e litografias. Além do artesanato, também haverá mostra da doçaria local, compotas, vinhos, licores, queijos e cerveja artesanal.
Segundo Miguel Borges, o modelo das Festa será “idêntico ao que tem sido nos últimos anos” ou seja, três palcos para espetáculos musicais: um palco na Praça Nova, na Mostra de Saberes e Sabores, o palco principal junto ao Pelourinho e um terceiro nas traseiras da Câmara Municipal.
Os artistas do concelho voltam a ser “aposta” desde logo na noite de fados no domingo, com o sardoalense Vítor Costa que trará Amigos do Bairro Alto (Lisboa). “Todos os artistas do concelho vão estar presentes – não são muitos -, mas vai haver um espaço para a Filarmónica União Sardoalense, um grupo de sevilhanas com vários elementos do concelho. A parte mais jovem ainda não está fechada, mas façam-me a proposta que eu aceito”, garantiu Miguel Borges.
As Festas do Concelho 2023 celebram a elevação de Sardoal à categoria de Vila, por Carta de Mercê, passada por D. João III, em 22 de setembro de 1531.