Festas de Gondemaria de 20 a 22 de agosto em Honra de Nossa Senhora da Graça, Foto ilustrativa: DR

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Graça regressam a Gondemaria, no concelho de Ourém, entre os dias 20 e 22 de agosto, com música, gastronomia, celebrações religiosas, e muita animação. O evento é organizado este ano, e pela primeira vez, pelos gondemarienses nascidos em 1972, 1982, 1992 e 2002.

 Os festejos começam no sábado, dia 20 de agosto, pelas 19h00, onde será possível degustar as iguarias típicas da freguesia com particular destaque para o Borrego Guisado. Às 22h00 o Duo Daniel e Ana promete animar a noite que se prevê longa terminando com a atuação do DJ Marques a partir da 01h00 da madrugada.

No domingo, dia 21 de agosto, a Gondemaria assiste no adro da sua Igreja Paroquial, a partir das 10h30, ao recolher dos Andores e Fogaças ao som da Banda Clássicos. Seguir-se-á, pelas 11h00, a Missa Solene e Procissão. O cortejo processional que percorrerá as principais ruas do centro de Gondemaria é um espetáculo único de cor e emoção. As gentes de Gondemaria unem-se para levar os seus andores que acompanham em toda a Procissão a icónica imagem de Nossa Senhora da Graça, padroeira de Gondemaria.

A partir das 13h00 o Centro Paroquial acolhe o almoço e é aberto o arraial, com quermesse, venda de bolos, jogos tradicionais e serviço de bar. Pelas 18h00 o Grupo Objecto Tradição vai dar música e animar o arraial. A partir das 19h00 será servido o jantar e, para terminar com chave de ouro, a partir das 22h00, começa a atuação da Banda 100hora.

 Na segunda-feira, dia 22 de agosto, último dia da Festa, pelas 12h00 será servido o almoço onde o prato principal será o famoso Bacalhau Assado com Chícharos. Pelas 16h00 haverá Missa Solene e depois o tradicional arraial. A partir das 19h00 haverá jantar no Centro Paroquial. Os festejos encerram com a atuação da Banda Rytmos a partir das 22h00.

Os gondemarienses nascidos em 1972, 1982, 1992 e 2002 estão a organizar pela primeira vez as Festas em Honra de Nossa Senhora da Graça evento que vai decorrer na paróquia de Gondemaria.

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.