Mostra de Artesanato, Gastronomia e Atividades Económicas de Gavião. Créditos: CMG

O Município de Gavião já fechou a agenda cultural para os próximos meses, garantindo as festividades anuais no concelho e nas várias localidades e freguesias. Promete-se um verão preenchido, com regresso dos quatro certames que são já referência e imagem de marca, caso da Mostra de Artesanato, Gastronomia e Atividades Económicas de Gavião, da Feira Medieval de Belver, do BeatFest na Comenda e das Jornadas Gastronómicas do Feijão Frade da Ribeira de Margem.

Aquele que é o grande evento anual do concelho de Gavião já tem data marcada e os primeiros nomes do cartaz da edição deste ano já foram divulgados. A Mostra de Artesanato, Gastronomia e Atividades Económicas de Gavião acontece de 14 a 16 de julho, com Richie Campbell enquanto primeira confirmação musical este ano. Os D.A.M.A, também já foram confirmados no evento.

Em entrevista ao mediotejo.net, José Pio, presidente da CM Gavião, referiu que o Verão será muito preenchido e que não faltarão eventos e iniciativas para promover o concelho e os seus produtos locais, bem como proporcionar animação e convívio em comunidade, além de atrair visitantes da região.

ÁUDIO | José Pio, presidente da CM Gavião

O grande evento concelhio, a Feira de Gastronomia, Atividades Culturais e Atividades Económicas, realiza-se nos dias 14, 15 e 16 de julho.

Além do cartaz musical que traz sempre grandes nomes do panorama musical português – caso de Richie Campbell, o primeiro artista confirmado para este ano e que subirá ao palco no dia 14 de julho, e D.A.M.A., banda que regressa à vila no dia 15 de julho – este certame permite ainda a divulgação das atividades económicas e tecido empresarial, bem como de produtos e artesãos locais, e ainda a promoção dos sabores e saberes da gastronomia tradicional.

Segue-se mais uma edição da Feira Medieval de Belver, nos dias 16, 17 e 18 de junho, numa organização da Junta de freguesia de Belver com suporte financeiro e apoio logístico da Câmara de Gavião, e que promete uma viagem no tempo, até à Idade Média.

Feira Medieval de Belver está de regresso de 16 a 18 de junho. Foto: mediotejo.net

Este é um dos principais eventos da freguesia, proporcionando uma experiência temática na vila que costuma ainda promover além do entretenimento, a cultura e património por via de recriações históricas e teatro que enchem as medidas a miúdos e graúdos.

De regresso está também a mais recente aposta do município, com o festival Beat Fest, muito virado para o público mais jovem, a voltar ao remanso do Parque da Ribeira da Venda, na freguesia de Comenda, nos dias 28, 29 e 30 de julho.

Aqui o cartaz incide sobre artistas conhecidos do público nos géneros hip hop e rap, tendo já passado pelo palco do festival nomes como Gabriel O Pensador, Plutónio, Dealema, Boss AC, Wet Bed Gang e Deau.

O presidente de Câmara explicou que este ano o evento acontece “fora da data habitual, devido às Jornadas Mundiais da Juventude”, adiantando que a autarquia teve que optar por uma data que não colidisse com este evento de cariz nacional.

Beat Fest 2019 em Comenda, Gavião. Foto: CMG

A agenda de eventos municipais fecha com as Jornadas Gastronómicas do Feijão Frade, da Ribeira de Margem, que este ano acontece nos dias 15 e 16 de setembro e marca assim o fim do calendário das festas tradicionais do concelho.

José Pio mencionou ainda “as muitas outras festas que são organizadas pelas associações”, mas relevando que “estes quatro eventos são aqueles que a Câmara tenta proporcionar aos municípes de forma descentralizada e de forma a que todos tenham acesso a momentos diferentes daqueles que acontecem habitualmente no concelho”.

Em Gavião, continuam a ser dinamizadas muitas atividades e festividades de verão, sendo que está previsto este ano ocorrerem mais três festas do que em 2022, entrando ainda organizações da APEGAV, do Clube Gavionense, com festas em múltiplas localidades como Vale de Gaviões, Vale da Vinha, S. Bartolomeu, Belver, Ferraria, Atalaia e ainda a festa de Nossa Sra. dos Remédios em Gavião.

XXVIII Mostra de Artesanato, Gastronomia e Atividades Económicas de Gavião, durante a cerimónia de abertura. Créditos: mediotejo.net

Ainda assim, o associativismo tem vivido momentos difíceis, nomeadamente quanto à renovação de órgãos sociais das coletividades.

“O associativismo está a sofrer uma crise muito grande, sobretudo em termos de dirigentes associativos. Felizmente no concelho ainda existem muitas associações, muitas pessoas a dedicarem-se quase diariamente às associações, até porque há muitas terras onde a sede da associação é o último lugar onde as pessoas se reúnem porque já não há cafés, já não há tascas, e é a associação que serve para beber o café, estarem lá em grupo diariamente, sobretudo à hora de almoço e de jantar, onde vêm televisão, outros estão à lareira no inverno. Trocam impressões sobre o dia a dia”, admite o presidente de Câmara.

“A Câmara Municipal apoia muito estas associações e felizmente ainda temos muitas que se disponibilizam a fazer as ditas festas de verão, e vamos ter um verão muito preenchido, onde quase todos os fins-de-semana estão ocupados com estas festividades”, concluiu o edil.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *