A festa templária voltou a Tomar em 2022. Foto: CM Tomar

“Um grande sucesso”, foi como a vereadora Filipa Fernandes (PS) classificou a Festa Templária, a qual fez a cidade de Tomar recuar no tempo até à era medieval, entre 7 e 10 de julho, através de recriações históricas, visitas culturais, seminários, acampamentos, mercados, concursos e outras atividades que evocaram a história, as lendas, os segredos e os mitos da Ordem dos Templários.

“Após três anos de interregno desta grande festa, voltámos a comemorar aquilo que é a nossa grande marca, que é a marca templária, e quero referir que o saldo foi muito positivo por quem participou na festa”, disse a autarca, responsável pela área da Cultura, acrescentando que houve também bastantes visitantes na cidade.

GALERIA

Filipa Fernandes aproveitou para agradecer “a quem tornou possível a realização da Festa Templária de 2022”, reconhecendo o trabalho e apoio de diversas entidades, destacando a participação das juntas de freguesia que “demonstraram uma disponibilidade e um empenho total” e das associações que, com rigor histórico, cumpriram aquilo que lhes foi proposto e que “contribuíram muito para enaltecer e engradecer a nossa festa templária”.

ÁUDIO | Vereadora Filipa Fernandes

A autarca agradeceu ainda a todos os voluntários, “em especial àqueles que participaram no cortejo e no cerco (…) e que tiveram uma disponibilidade total para participar também nesta edição”, fazendo por último um agradecimento “muito especial” aos funcionários do município, em particular aos do turismo, que “vestem a camisola”.

GALERIA

Filipa Fernandes relembrou que em 2023 não será realizada a Festa Templária, tendo em conta que vai decorrer a Festa dos Tabuleiros, mas que em 2024, “se tudo correr bem”, esta festa regressará à cidade templária.

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.