Este mês de novembro irá ser marcado pelo regresso do Fest-In ao concelho da Sertã, trazendo espetáculos de Et Toi Michel, Filipe Furtado (Trio) e Expresso Transatlântico. Promovido pela Câmara Municipal, o Fest-In tem como objetivo proporcionar um ambiente mais intimista e de maior proximidade entre bandas e público.
No domingo, dia 12 de novembro, às 16h30, a Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim acolhe o espetáculo de Filipe Furtado (Trio), no âmbito do Fest-In. O concerto, de entrada livre, assenta na bossa nova, com o trio a viajar também por outras sonoridades, passando pelo jazz e pelo cancioneiro português.
Nascido e criado em Ponta Delgada, Filipe Furtado trocou as ilhas pela cidade de Coimbra e por lá ficou. A paixão pela música falou mais alto e, terminada a licenciatura, ingressou no curso de jazz da Tone Music School. Atualmente faz-se acompanhar pelo baterista Paulo Silva e o saxofonista Filipe Fidalgo.
A sexta edição deste festival de música de bandas portuguesas mantém a sua matriz, decorrendo em ambiente fechado (salas de espetáculos, igrejas e outros) e irá passar por Pedrógão Pequeno (Monte da Senhora da Confiança, edifício de apoio à festa), Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim e Casa da Cultura da Sertã.
O concerto de Et Toi Michel marcou o arranque do Fest-In no sábado, dia 4 de novembro, no Monte da Senhora da Confiança (edifício de apoio à festa), na freguesia de Pedrógão Pequeno. O projeto a solo é de João Miguel Mota, músico e compositor setubalense, que integra também projetos como Um Corpo Estranho ou Delamotta. Partindo do universo do canto de protesto e da base da música tradicional portuguesa, a guitarra, o adufe e o canto “ondulam na temática da utopia e encapsulam crónicas do absurdo, desdobrando-se em canções de narrativa interventiva e satírica”, lê-se em informação divulgada.

A Casa da Cultura da Sertã acolhe o terceiro e último concerto do Fest-In a 25 de novembro, às 21h30, com a banda lisboeta Expresso Transatlântico, que junta Gaspar Varela na guitarra portuguesa, Sebastião Varela na guitarra elétrica e Rafael Matos na bateria.
Expresso Transatlântico lançou o seu EP de estreia homónimo no final do ano passado e, desde então, tem recebido os maiores elogios do público. Com uma sonoridade influenciada por ritmos da música popular portuguesa, brasileira e africana, o trabalho de estreia destes jovens músicos revela, ao longo de seis canções, a banda sonora de uma Lisboa com vista para o mundo.

Os concertos de 4 e 12 de novembro têm entrada livre. O concerto de Expresso Transatlântico a 25 de novembro, às 21h30, na Casa da Cultura da Sertã tem entrada gratuita mediante apresentação de bilhete que poderá ser levantado na Casa da Cultura da Sertã (sem disponibilidade de reserva).
Recorde-se que as edições anteriores do Fest-In já trouxeram ao concelho da Sertã diversos músicos e grupos de onde se destacam Sérgio Godinho, Dead Combo, Homem em Catarse, Tio Rex, entre outros.
