Dois anos depois, regressou a Via Sacra de Dornes. Foto: António Freitas

Após dois anos de interregno devido à pandemia, a Via sacra “Uma Vela a Jesus” parece demonstrar estar ainda mais viva a fé do povo, como o comprova a massiva participação da população na procissão no domingo de Ramos.

Centenas de pessoas participaram na Via-Sacra que percorre os cruzeiros desde Paio Mendes em direção ao Santuário de Nossa Senhora do Pranto de Dornes. Ao longo do percurso, os fiéis rezam o terço e entoam cânticos da igreja.

Expressão máxima da fé do povo, a iniciativa une todas as paróquias do concelho de Ferreira do Zêzere. Este ano a cerimónia foi presidida pelo Vigário da Diocese de Coimbra, o Padre Manuel Ferrão e contou com a presença dos jovens envolvidos nas Jornadas Mundiais da Juventude.

Participaram nesta Via-Sacra de 4 km todas as freguesias de Ferreira do Zêzere através das Paróquias do concelho com grupos de leitores, acólitos e confrarias, grupos corais, Grupo de Jovens, Cursilhistas e Agrupamento de Escuteiros 988 de Ferreira do Zêzere.

A organização pertenceu à Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense e do Santuário de Nossa Senhora do Pranto que prometem cumprir a tradição no Domingo de Ramos do próximo ano.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *