Foto: D.R.

Considerada a maior cerimónia religiosa do concelho de Ferreira do Zêzere, a Via-Sacra “Uma vela a Jesus” vai regressar depois de dois anos de interregno devido à pandemia. A Via-Sacra realiza-se sempre no domingo de Ramos, este ano no dia 10 de abril às 17h00.

Os peregrinos podem levar os carros para Dornes, estando garantido transporte a partir das 16h00 para o 1º cruzeiro. Esta é uma cerimónia religiosa que tem trazido ao concelho milhares de peregrinos que, num ato de fé, ali se deslocam para imitar Jesus nos caminhos dolorosos da Via-Sacra.

São 3 km num ambiente que convida à contemplação e oração, em plena zona florestal em direção ao Zêzere e ao Santuário de Nossa Senhora do Pranto, em Dornes.

A iniciativa envolve todas as paróquias, grupos de catequese, grupos corais e grupos de leitores de todo o concelho. Este ano conta com a participação especial dos jovens envolvidos nas Jornadas Mundiais da Juventude. 

Na véspera também já é tradicional o concerto de Páscoa com o Coro Misto Canto Firme de Tomar no Santuário de Dornes. 

 

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.