Ferreira do Zêzere venceu Fundão e assegurou a manutenção na Liga Placard. Foto: Luís Ribeiro/mediotejo.net

SC FERREIRA ZÊZERE 3 – AD FUNDÃO 2

Liga Placard – 18ª jornada – 17 março 2023

Pavilhão Municipal de Ferreira do Zêzere

Ambiente de grande apoio e calor humano dos adeptos do Ferreira culminou com a festa da manutenção na Liga Placard

Adeptos e simpatizantes do clube de Ferreira do Zêzere a dizer mais uma vez sim na noite de sexta-feira para a receção da equipa do Fundão e a encherem por completo o Pavilhão Municipal. A equipa da casa, em época de estreia na Liga Placard, com uma vitória assegurava desde logo a manutenção. No confronto direto entre ambas as equipas, em dois jogos realizados, registo para uma vitória para cada lado, pelo que seria de esperar mais um bom jogo de futsal, competitivo e equilibrado, o que se verificou na quadra.

A primeira grande situação de perigo surgiu aos 8 minutos e pertenceu à equipa de Ferreira do Zêzere. Rui Fortes remata forte, mas o guardião do Fundão opôs-se bem ao remate e defendeu.

Guarda-redes do Ferreira do Zêzere chamado a intervir

Com 9 minutos de jogo decorridos, foi a vez da equipa do Fundão criar perigo junto da baliza de Guilherme, mas o guardião da casa, que tem rubricado excelentes exibições, efetuou uma excelente defesa e negou o golo ao remate de Thalles.

À passagem dos 12 minutos, Rui Fortes, numa transição rápida pela esquerda, cruza para a área onde surge Nicolas Tomé, de carrinho, a atirar para o fundo da baliza. Estava inaugurado o marcador e era para a equipa orientada por João Alcobia.

Nicolas abriu o marcador para a equipa da casa

De imediato João Nuno Ribeiro pede pausa técnica e após o reatamento da partida a sua equipa criou duas boas oportunidades de golo. Uma aos 13 minutos, com remate de Uesler, e outra aos 15, por intermédio de Bebé.

Às duas oportunidades criadas pelo adversário, o guardião Guilherme superiorizou-se e manteve a vantagem da sua equipa com duas belas intervenções.

Fundão em lance de ataque

A um minuto para o descanso, foi novamente Uesler a tentar o golo com um remate forte e colocado, mas Guilherme, numa defesa de grau de dificuldade muito elevado, segurou a vantagem de 1-0 com que se atingiria o intervalo.

O Fundão teve várias ocasiões mas não conseguiu furar a muralha defensiva do Ferreira do Zêzere na primeira parte.

No arranque da segunda metade da partida, Costelinha quase amplia a vantagem. Uma recuperação de bola logo no minuto inicial deixa-o isolado perante o guardião da equipa que viajou da Capital da Cereja mas, ao remate forte de Costelinha, Juan disse não, opondo-se com uma excelente intervenção.

Oportunidade de golo a que o guardião do Fundão se opôs com valentia

Estavam decorridos 25 minutos do segundo tempo, quando surge o golo do empate para a equipa do Fundão. Numa rápida transição de Thalles, este serviu Bebé ao segundo poste que remata com êxito para o fundo da baliza. Guilherme nada podia fazer. Estava restabelecida a igualdade e relançado o desafio.

No entanto, e com a bola a rondar as duas balizas, a equipa da casa volta à vantagem mercê de uma infelicidade da equipa do Fundão, com um autogolo à passagem dos 29 minutos de jogo.

Ferreira do Zêzere voltou a ganhar vantagem, desta vez com um autogolo do Fundão

Guilherme bombeia o esférico para a área do Fundão, com o guardião Juan a defender mas a não segurar uma bola que acabaria por bater no seu colega Kuthy e entrar caprichosamente na baliza. A equipa de Ferreira do Zêzere passava novamente para a frente do marcador.

Festa do golo para o Ferreira do Zêzere

A equipa do Fundão não deitou a toalha ao chão e partiu novamente à procura de um resultado favorável, tendo criado várias oportunidades para marcar, uma das quais à passagem dos 31 minutos de jogo. O remate fortíssimo de Rafael Freire, no entanto, levou a bola a embater na trave da baliza de Guilherme.

Com 34 minutos decorridos, o marcador voltou a funcionar num grande lance de Mário Freitas que resultaria no golo do empate. O jogador do Fundão faz uma vírgula a Costelinha e na cara de Guilherme não perdoou e voltou a empatar a partida. 2- 2, era o resultado a seis minutos do fim do encontro.

Jogo muito intenso entre duas boas equipas

Com 35 minutos decorridos, a equipa de Ferreira do Zêzere atinge a 5ª falta e o Fundão beneficia de um livre de 10 metros. Thalles, chamado para a conversão, acerta na trave.

A 4 minutos do final, Diogo Simões coloca novamente a equipa de João Alcobia na frente. Livre descaído para o lado esquerdo com o remate a sair forte, rasteiro e colocado, sem hipótese para o guardião Juan.

Ferreira do Zêzere: no aproveitar esteve o ganho

João Nuno Ribeiro aposta no 5X4 aos 37 minutos e quase resultou no golo do empate não fosse a excelente intervenção de Guilherme. O Fundão carregava em busca do empate.

Guilherme voltaria a estar em destaque aos 39 minutos de jogo. Mário Freitas tentou surpreender o guardião de Ferreira do Zêzere, mas sem sucesso face à sua excelente intervenção. A 19 segundos do apito final, Thales desperdiçaria a derradeira oportunidade para empatar a partida, num jogo em que o Fundão estava em dia não e perdeu, apesar de ter dominado boa parte do desafio, e em que o Ferreira do Zêzere aproveitou para somar os três pontos, ajudado por um guarda redes em dia sim e que encheu a baliza.

Ferreira do Zêzere faz a festa da manutenção com os seus adeptos

Excelente jogo de futsal em Ferreira do Zêzere, mais uma vez com um ambiente fantástico com os adeptos incansáveis no apoio à sua equipa do início ao fim do encontro. Vitória difícil do Ferreira do Zêzere com o guardião Guilherme em destaque a fazer mais uma excelente exibição. Com esta vitória a equipa do distrito de Santarém assegura a manutenção na principal liga de futsal. Bom trabalho da equipa de arbitragem.

FICHA DE JOGO:

SC FERREIRA ZÊZERE:

Equipa do Ferreira do Zêzere

Guilherme Oliveira, Buzuzu, Rui Fortes, Costelinha, Romário.

Hugo Amaro, Nilton, Nicolas Tomé, Diogo Simões, Tiago Pereira, David Costa e Fábio Mota.

Treinador: João Alcobia

AD FUNDÃO:

Equipa do Fundão

Juan Pinheiro, Uesler, Edmilson Kutchy, Bebé, Mário Freitas.

Deivão, Thalles, Rui Moreira, Rafael Freire, Rafael Semedo e Renato Ramba.

Treinador: João Nuno Ribeiro

GOLOS: Nicolas Tomé, Diogo Simões, Bebé, Mário Freitas e Kutchy (AG).

EQUIPA DE ARBITRAGEM: Maurício Couto, Tiago Silva e Alexandre Costa.

Equipa de arbitragem e capitães de equipa

DISCIPLINA: Cartão Amarelo: Romário e Kutchy.

No final ouvimos ambos os treinadores:

João Alcobia, treinador do Ferreira do Zêzere.

ÁUDIO | JOÃO ALCOBIA, TREINADOR DO FERREIRA DO ZÊZERE:

João Nuno Ribeiro, treinador do Fundão

ÁUDIO | JOÃO NUNO RIBEIRO, TREINADOR DO FUNDÃO:

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *